E ela começa assim:
Hoje está fazendo um mês e meio que você, mesmo contra a vontade de todos, partiu deixando em cada um de nos, pedaços de uma saudade que nos atormenta demais. Agora mesmo fui ao seu quarto e lá tive a impressão de vê-la brincando com a boneca que carinhosamente a chamava de Lili.
Filha, nós estamos vivendo somente de lembranças e remoendo por todos os cantos da casa, um pouco de tudo o que você deixou. Aqui e acolá encontro recordações e mesmo sem querer, tanto encontrar a angustia que faz questão de me acompanhar. De vez em quando até parece que estou segurando sua frágil mãozinha para você das os primeiros passos e ouvir balbuciar primeiras palavras tentando dizer, papai mamãe. Por falar em papai, todos os dias o surpreendo com seu retrato na mão e como não poderá ser diferente chorando também.
Filha, a escola onde você estudava, está por pura precaução, fechada e as crianças usando máscaras cirúrgicas para evitar uma tragédia como a que aconteceu com nossa família.
- E carta termina, entre outras coisas dizendo:
Meu tesouro, a dor que estamos sentindo é tão grande que chega a derrete a saudade enchendo os nossos olhos de lágrimas pela falta irreparável de você.
Querida, onde você estiver, não se esqueça de que te amamos demais, demais, demais...
Beijos de sua mamãe.
Boa noite, Pai.
Termina o dia e a Ti entrego o meu cansaço.
Obrigado por tudo e perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos.
Pela alegria que vi no rosto das crianças.
Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros.
Obrigado também pelo que me fez sofrer...
Obrigado, porque naquele momento de desânimo
Me lembrei de que Tu és meu Pai.
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida,
Pelo meu desejo de superação.
Obrigado Pai, porque me deste uma mãe
Compreensiva e carinhosa.
Perdão também, Senhor...
Perdão por meu rosto carrancudo.
Perdão porque me esqueci de que não sou filho único,
Mas irmãos de muitos.
Perdão Pai, pela falta de colaboração,
Pela ausência de espírito de servir.
Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto.
Perdão por ter aprisionado em mim a Tua mensagem de Amor.
Perdão porque não estive disposto a dizer "sim", como Maria.
Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão
E não se decidem a fazê-lo.
Perdoa-me Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã.
Que ao despertar, me domine um novo entusiasmo.
Que o dia de amanhã seja um contínuo "sim", numa vida consciente.
Boa noite Pai, até amanhã.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço. Obrigado por tudo e... perdão. Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos. Obrigado pela alegria que vi no rosto das crianças.
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão. Obrigado também pelas coisas que me fizeram sofrer...
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai. Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação...
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe! Perdão, também, Senhor! Perdão por meu rosto carrancudo. Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos
Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto. Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor. Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem. Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã. Que ao despertar, me invada novo entusiasmo. Que o dia de amanhã seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente.
Boa noite Pai. Até amanhã.
Por toda parte ouvimos belas canções dedicadas ao amor. Mas, a maior e jamais escrita vem do alto.
A música é doce e a batida perfeita. Mas, a letra você não ouvirá. É frequentemente em visões e sentimentos que você será lembrado que ele está próximo...
Um sorriso de um estranho num dia cinzento, um gavião voando alto, uma ligação de um amigo em necessidade, um ocaso que o faz suspirar...
Uma risada de bebê, uma lágrima feliz, segurar uma mão idosa, cada lâmina da grama e a queda da gota de chuva, o céu, o mar, a terra...
Uma suave brisa num dia do verão, a neve caindo macia, o cheiro de chuva numa estrada empoeirada, observar crianças crescerem...
A música de um canário. Colocando seus pequenos pra dormir, os braços seguros e quentes de quem você ama. O sol sobre sua cabeça.
Isto tudo fala de um amor tão puro, incondicional. Ainda assim, frequentemente, nós não ouvimos sua canção tão ocupados estamos em nossa vida.
Imagine você criando uma bela canção de amor para os que são caros em sua vida e eles nunca escutam. ninguém tem tempo. Tenha tempo para ouvir a sua canção. Sinta o amor que ele canta. Deleite-se na sincera beleza e toda a alegria que traz.
Feche seus olhos e ouça. Abra-os e veja. Estenda seus braços e aceite sua melodia. O mundo numa luz mais clara.
Se você escutar abertamente a sua canção, você nunca estará sozinho. Pois, estará tocando desde o dia que ele o criou até quando ele levá-lo de volta ao lar.
De todas as canções de amor já feitas, jurando amor eterno, a que você sempre pode acreditar é a que vem de cima.
Ouça sua canção...quem sabe não seja esse o seu presente, para te embalar nesse ano que esta chegando...ouça!
Eu sempre senti simpatia e compaixão pelas crianças que vejo andando sozinhas pela escola, por aquelas que se sentam no fundo da sala enquanto todos riem e zombam.
Mas eu nunca fiz nada sobre isso. Imaginava que outra pessoa faria. Eu não tinha tempo realmente para pensar sobre a profundidade de sua dor.
Então um dia eu pensei, e se eu usar um pequeno momento do meu ocupado dia para simplesmente dizer "olá" a alguém sem amigo ou parar e conversar com alguém que comesse sozinha?
E fiz. Sentiu-se bem ao ver sua vida iluminada por outra pessoa. Por que fiz?
Porque lembrei-me do dia que um simples "olá" mudou minha vida para sempre.
Boa noite, Pai! Termina o dia
E a Ti entrego o meu cansaço.
Obrigado por tudo e perdão!
Obrigado pela esperança
Que hoje animou meus passos.
Pela alegria que vi
No rosto das crianças.
Obrigado pelo exemplo que recebi
Dos outros. Obrigado também
Pelo que me fez sofrer...
Obrigado porque naquele
Momento de desânimo
Me lembrei de que Tu és meu Pai.
Obrigado pela luz, pela noite,
Pela brisa, pela comida,
Pelo meu desejo de superação.
Obrigado Pai, porque me deste
Uma mãe compreensiva e carinhosa.
Perdão também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo.
Perdão porque me esqueci
De que não sou filho único,
Mas irmão de muitos.
Perdão Pai, pela falta de colaboração,
Pela ausência de espírito de servir.
Perdão porque não evitei
Aquela lágrima, aquele desgosto.
Perdão por ter aprisionado em mim
A Tua mensagem de Amor.
Perdão porque não estive disposto
A dizer "sim", como Maria.
Perdão por aqueles
Que deveriam pedir-Te perdão
E não se decidem a fazê-lo.
Perdoa-me Pai, e abençoa meus
Propósitos para o dia de amanhã!
Que ao despertar, me
Domine um novo entusiasmo.
Que o dia de amanhã
Seja um contínuo "sim",
Em uma vida consciente.
Boa noite Pai, até amanhã!
Oi pai, lembra de mim? Eu sou a sua filha. É, a sua filha está aqui pai.
Ah pai, quanto tempo você ficou ausente, quantos dias eu passei longe de você. Você não me viu crescer, perdeu os meus melhores momentos, e nas horas que eu mais precisei você também não estava comigo.
Porque pai? Porque toda essa distância, você não gosta de mim?
Eu continuo sendo a 'sua garotinha', aquela mesma que amava você, eu ainda sou aquela que todas as noites pede pra Deus te abençoar, eu ainda sou aquela que, às vezes, chora de saudade e de raiva ao mesmo tempo.
Pai... Quantas vezes eu te protegi de todos, quantas vezes eu protegi tua imagem, protegi teu nome...
Quantas vezes eu fiquei esperando você ligar, quantas vezes eu fiquei lembrando de quando eu era criança e você me pegava no colo.
Ah pai, faz tanto tempo que nós não somos "pai e filha", na verdade nós nunca fomos isso. Eu não tenho culpa das coisas que aconteceram pai, não tenho culpa de nada, e eu não tenho que entender o porquê das suas atitudes, acima de tudo você é meu pai, e o que eu queria de você era amor.
Porque você acha que pode me comprar com presentes pai?
Eu não quero isso, eu queria você. Só isso. Só o teu amor de verdade, e a tua atenção.
Pai, não se preocupe, eu não tenho raiva de você, pelo contrário, eu te amo muito, e todos os dias eu me lembro de você, e fico pensando se você lembra de mim também.
Eu não merecia isso pai, não merecia ser largada dessa forma, eu sou sua filha... Pai, você foi embora da minha vida e nem se despediu de mim.
Quantas noites eu chorei por você pai.
Quando todo mundo te julgava eu te protegia, eu não escutava, porque mesmo com os seus erros você sempre foi o meu pai, e eu achava que um dia você pudesse voltar pra me pegar.
Mas até agora você não voltou pai.
Pai, eu estou com saudades, mas não do seu dinheiro e nem das suas coisas. Eu estou com saudade do tempo em que nós dois eramos uma família, eu tenho saudade dos tempos que tudo era normal.
Na vida não precisamos acertar sempre, mas a cada dia errar menos. E é necessário que a cada erro, aprendamos o máximo possível para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis, das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.
Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam, nos trazem lembranças que fazem sofrer e que preferimos esquecer. Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las para a cada dia errarmos menos e acertarmos mais. Porque a vida é assim, cheia de surpresa e precisamos aprender a conviver com ela, caso contrário, não conseguiremos ser alguém.
E certamente não estamos aqui por acaso, sem razão, à toa, sem um objetivo a conquistar. Estamos em busca de um espaço para deixarmos de ser mais um neste mundo. Por isso temos obrigação de aprender a viver e conviver com a realidade, tendo consciência de que em nossas mãos está o nosso futuro. Dependendo principalmente do que somos no presente, o que seremos neste futuro bem próximo.
Precisamos ter em mente algo muito importante: devemos ser sempre nós mesmos, respeitando ao nosso próximo como a si próprio.
Quando enxergarmos que isto está acontecendo, então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências. E que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento. Ou seja, que deixamos de ser crianças e passamos a ser adultos, não no físico e sim no mental.
Senhor, Proteja as nossas dúvidas, porque a dúvida é uma maneira de rezar. É ela que nos faz crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta.
E para que isso seja possível, Senhor, Proteja as nossas decisões, porque a decisão é uma maneira de rezar. Dai-nos coragem para, depois da dúvida sermos capazes de escolher entre um caminho e outro. Que o nosso sim seja sempre um sim, e que nosso não seja sempre um não. Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja corroída pelo remorso.
E para que isso seja possível, Senhor, Proteja as nossas ações, porque a ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos.
E para que tudo isso seja possível, Senhor, Dai-nos sempre entusiasmo, porque o entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e à Terra, aos homens e às crianças, e nos diz que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazemos.
E para que isto seja possível, Senhor, Proteja-nos, porque a vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos "Amor". Portanto, nunca nos deixe em solidão.
Dai-nos sempre a Tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado à Tua glória. Amém.
HOMENAGEM AOS BOMBEIROS DE TODO O MUNDO
Bombeiro homem de Paz
Bombeiro homem destemido
Bombeiro para salvar os outros
Põe sua vida em perigo
Bombeiro homem de bem
Bombeiro que as chamas apaga
Bombeiro que a todos acode
Bombeiro homem de garra
Tantas noites sem dormir
Quando à fogos no verão
Eles se esforçam por tudo
Homens de bom coração
A tantos lados se deslocam
A toda a hora que os chamam
Quer de noite ou de dia
Deviam lhe dar mais valor
São eles que nos acodem
Nas nossas horas de dor
Bombeiros da Castanheira
Para vocês em especial
Eu escrevi estes versos
Que tenham um Feliz Natal
Que o Menino Jesus vos traga
Alegria e carinho e que
Não vos falte
Uma prenda no sapatinho
E a todas as crianças do mundo
Que não têm nem pai nem mãe
Que andam pelas ruas com
Fome e sem carinho de ninguém
E que um dia podem chegar
A ser Bombeiros também
Para esses meu bom Jesus
Meu beijinho com carinho
Porque ninguém sabe na vida
Qual será o seu destino.
As raízes são um importante suporte, uma sustentação para a sanidade mental de uma pessoa." Overrated.
Todo mundo comemora alguma coisa.
Muitos comemoram as mesmas coisas mesmo pertencendo a diferentes culturas, nacionalidades, por exemplo, Natal, Páscoa, casamentos, aniversários, a chegada de um novo ano (não necessariamente no mesmo dia).
Na nossa casa estamos sempre buscando motivos pra festejar momentos que consideramos belos e simbólicos e que, no que nos dizem respeito, não coincidem necessariamente com os festejos religiosos ou datas comemorativas tipo dia dos nossos aniversários ou outras oficiais do país onde vivemos. Esta circunstância nos aproxima da idéia de valorizarmos as tradições sejam brasileiras (por causa da mamãe), sejam italianas (eles) e também por que não inventarmos nós novas celebrações em família?
-O motivo pra comemorar somos nós quem criamos.
Bem, é por isso que resolvi registrar no blog alguns desses momentos vívidos em família, não expondo em detalhes tudo o que sucede na rotina diária das crianças e nossa, mas apenas fatos, ou eventos que parecem significativos para o progresso pessoal delas e nosso também, utilizando ainda a blogosfera como instrumento facilitador do nosso contato com os parentes e amigos distantes.
A pedagogia montessoriana em alguns pontos e de modo mais completo aquela steineriana consideram as celebrações das tradições como parte integrante da vida familiar e escolar, enquanto momentos significativos de reconhecimento e relacionamento com as raízes da própria comunidade. Algumas destas recorrências têm origem muito antiga e ocorrem ao longo do ano em harmonia com os ciclos da natureza e mudanças de cada estação.
Assim, o simples fato de comemorar seja lá o que for e pelo motivo que for nos permite de aprender sempre e cada vez mais sobre as nossas heranças pessoais, espirituais e culturais na tentativa de construirmos juntos uma memória para a próxima geração. Afinal de contas cada comemoração nos faz lembrar de que não somos seres isolados e nem podemos pretender ser, pois todos pertencemos mesmo sem querer voluntariamente a uma comunidade grande ou pequena que seja.
Quando dois seres de aparência estranha apareceram na porta da sala, Tony, de três anos de idade, rapidamente pulou de onde sentava-se no chão e correu para a cadeira de sua mãe. Um dos recém-chegados, rindo, disse, – Vem cá Tony e fala o que você pensa de nós. Disse uma voz familiar. – Você não gostou da nossa cara?
Tony deu uma espiada sem sair do lugar. Ele certamente não gostou do jeito como aquelas pessoas pareciam! Vestiam roupas engraçadas e tinham máscaras nos rostos. Um parecia um velho vagabundo engraçado com bigode grosso, óculos escuros e grandes... O outro usava um vestido longo e muitas "joias" coloridas e brilhantes. Tinha cabelo loiro longo e usava uma coroa de papel.
A mãe riu. – Vocês dois fizeram um bom trabalho ao arranjar estas roupas para a festa à fantasia. Ela disse. – Tirem suas máscaras para que Tony veja quem são vocês.
As máscaras, óculos e bigodes foram retirados e Tony viu o próprio irmão Zachary e... Aquilo era sua irmã Megan? Correu para ela e arrancou a peruca loira. – Me conhece agora, não é? Ela perguntou.
Logo Tony também tentava usar as máscaras e a peruca e ria de si mesmo em frente ao espelho. – Festas à fantasia são divertidas! Mal posso esperar até sábado! Declarou Megan. – Eu não vou contar nada pra ninguém porque quem conseguir enganar a todos o tempo todo receberá um prêmio.
O pai das crianças sorriu. – Fico contente que vocês se divirtam com isto. Ele disse, – Mas não usem suas máscaras no dia-a-dia, tá bom? – Quem faria isso? Perguntou Zachary.
– Bem, de certa maneira, muitas pessoas fazem. Seu pai respondeu. – Esses trajes e máscaras me lembram que algumas pessoas continuamente tentam parecer-se com algo que não são. Vão à igreja e dão dinheiro para caridade e fazem muitas outras "boas ações". Querem que as outras pessoas pensem que são Cristãos mas, na verdade, nunca confiaram em Jesus. É como se usassem uma "máscara". Por baixo das máscaras eles têm corações duros.
A cansada ex-professora se aproximou do balcão do supermercado. Sua perna esquerda doía e ela esperava ter tomado todos os comprimidos do dia: para pressão alta, tonteira e um grande número de outras enfermidades.
- Graças a Deus eu me aposentei há vários anos – ela pensou. – Não tenho energia para ensinar hoje em dia.
Imediatamente antes de se formar a fila para o balcão, ela viu um rapaz com quatro crianças e uma esposa, ou namorada, grávida. A professora não pôde deixar de notar a tatuagem em seu pescoço. - Ele esteve preso – pensou.
Continuou a observá-lo. Sua camiseta branca, cabelo raspado e calças largas levaram-na a conjeturar: - Ele é membro de uma gangue.
A professora tentou deixar o homem passar na sua frente. - Você pode ir primeiro – ofereceu.
- Não, a senhora primeiro – ele insistiu.
- Não, você está com mais gente – disse a professora.
- Devemos respeitar os mais velhos – defendeu-se o homem.
E, com isto, fez um gesto largo indicando o caminho para a mulher. Um breve sorriso brilhou em seus lábios enquanto ela mancou na frente dele. A professora que existia dentro dela não pôde desperdiçar o momento e, virando-se para ele, perguntou:
- Quem lhe ensinou boas maneiras?
- A senhora, Sra. Simpson, na terceira série.
Mãe, neste dia especial, quero dizer que você é importante para todos nós, porque você nos deu a vida e todos os valores morais em que acreditamos. Olha mãe, às vezes não é compreendida e valorizada como deveria ser, mas quando a gente cai na vida, vivendo a experiência de sobreviver, é que a gente passa a dar ainda mais valor à nossa mãe.
Quando deixamos de ser crianças, a gente batalha, se recicla e passa a refletir sobre a nossa vida familiar, sobre nossos laços maternos. Foi essa reflexão que me trouxe a consciência, de que você, é uma super mãe. Você sempre se doou e viveu para a família.
Hoje eu relembro tantos momentos de ternura, às vezes, momentos difíceis, mas sempre momentos, em que a sua presença cheia de amor, a tudo superava.
Obrigado mãe, obrigado por tudo! Que o amor de Cristo, esteja sempre com você. Parabéns pelo seu dia!
Um beijão!
Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isso: um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar.
Vê, não vendo.
Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia sem ver.
Parece fácil, mas não é.
O que nos é familiar já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio. Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta.
Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe.
De tanto ver, você não vê.
Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo porteiro.
Dava-lhe "bom dia" e, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia, o porteiro cometeu a descortesia de falecer.
Como era ele? Sua cara, sua voz, como se vestia? Não fazia a mínima ideia. Em 32 anos, nunca o viu.
Para ser notado, o porteiro teve que morrer.
Se um dia, no seu lugar estivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser que ninguém desse por sua ausência.
O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem.
Mas, há sempre o que ver: gente, coisas, bichos.
E vemos? Não, não vemos. Uma criança vê o que um adulto não vê, pois tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo.
O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de tão visto, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho, marido que nunca viu a própria mulher.
Isso exige muito. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia.
É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.
Têm coisas na vida que não conseguem pegar o retorno. Definitivamente não têm volta. Uma palavra proferida num instante de raiva, por exemplo, pode ser esquecida por quem a falou, mas vai ecoar nos ouvidos de quem a ouviu pelo resto dos seus dias.
Uma traição, decerto passará em branco para quem a cometeu, mas jamais será esquecida por quem a sofreu. Um olhar de raiva poderá até se transformar em um de carinho depois de algum tempo, mas quem o viu, o sentiu, terá registrado na sua retina pelo resto da vida.
Humilhações pelas quais eventualmente passamos serão ignoradas por quem as causou. No entanto o tempo não será capaz de apagá-las do nosso coração. Mentiras ditas cinicamente, como se fossem verdades, quando descobertas, ficam parecendo flechas fincadas no coração de quem as ouviu. Grosserias calejam almas, quando tantas vezes nem são percebidas por quem as fez.
Um amor que é vivido e que, ao final, passa despercebido por um dos lados como se não tivesse valido a pena ou tido alguma importância, machuca mais do que chutar uma criança. Consideração não levada a sério, tratada como piada, pode ser, para quem não a tem, um item sem importância, mas quem é atingido por ela sabe o quanto dói e imobiliza.
Subjugar pessoas a ignorâncias e desfeitas não é com certeza a melhor receita para ser apreciado. Elas poderão fingir que passaram por cima desse seu ato, mas de forma alguma o esquecerão. Palavras, antes de serem ditas, devem ser pensadas e atitudes, analisadas. Não se agride um coração a troco de nada porque, quem o fere segue em frente, quem é ferido vai precisar, no mínimo, carregar as suas cicatrizes.
Saiba que as atitudes desprezíveis que você tiver ao longo dos seus dias com seu próximo, seja ele alguém íntimo ou distante, a vida, em algum momento, vai lhe cobrar por isso. Como eu disse no início, a vida não oferece retornos.
Já observou a atitude dos pássaros ante às adversidades? Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes... E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou a ação do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se conseguiu... O que faz o pássaro?
Para, abandona a tarefa? De maneira nenhuma. Começa, uma outra vez, até que no ninho apareçam os primeiros ovos. Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes, um animal, uma criança, uma tormenta, volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo...
Dói recomeçar do zero... Mas ainda assim o pássaro jamais emudece, nem retrocede, segue cantando e construindo, construindo e cantando... Já sentiu que sua vida, seu trabalho, sua família, seus amigos não são o que você sonhou? Tem vontade de dizer basta, não vale a pena o esforço, isto é demasiado para mim?
Você está cansado de recomeçar, do desgaste da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir? Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha sua esperança na frente e avance.
Não se preocupe se na batalha seja ferido, é esperado que algo assim aconteça. Junte os pedaços de sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente. Não importa o que você passe...
Quanto tempo já faz que nós nos conhecemos;
Meus olhos enchem-se de lágrimas quando lembro dos momentos felizes que juntos desfrutamos.
Lembra-se do dia em que sorríamos juntas como duas crianças contagiadas pela alegria do momento, pela emoção de ter um ao outro?
Quanto por mim você já fez... e eu, nem sequer agradeci...
Quantas lágrimas você derramou, e eu, nem sequer as enxuguei...
Quantas vezes você chamou meu nome, mas eu não quis ouvi...
Quantos sorrisos você me lançou e eu fingia não serem para ignorei...
Em muitos pedaços parti seu coração, e nem se quer ofereci-me para juntá-los...
Em todos os momentos da minha vida, você foi minha amiga, meu pai, minha mãe, minha irmã e conselheira, e eu não soube dar o valor merecido...
Agora que estou sem você, vejo quanto és importante pra mim...
O que eu precisaria fazer para lhe agradecer e me perdoar?
Seria pouco te dar o mundo... talvez o mar... a minha vida... não, talvez a felicidade plena...
Ainda assim, seria pouco demais perto do que merece...
Porém, eu sei que te dar tudo isso seria impossível. Portanto, o que tenho a lhe oferecer em forma do meu agradecimento, seria todo o meu amor sincero, o meu sorriso verdadeiro, e dizer que quando precisar de alguém chame por mim novamente, e eu virei com toda ternura do mundo para lhe dar a minha vida se for possível. Muito obrigada. Amo-te mais do que tudo nesse mundo. Você é meu mundo, minha vida.
O dia mais belo?
HOJE
A coisa mais fácil?
ERRAR
O maior obstáculo?
O MEDO
O maior erro?
O ABANDONO
A raiz de todos os males?
O EGOÍSMO
A distração mais bela?
O TRABALHO
A pior derrota?
O DESÂNIMO
Os melhores professores?
AS CRIANÇAS
A primeira necessidade?
COMUNICAR-SE
O que mais lhe faz feliz?
SER ÚTIL AOS DEMAIS
O maior mistério?
A MORTE
O pior defeito?
O MAU HUMOR
A pessoa mais perigosa?
A MENTIROSA
O sentimento mais ruim?
O RANCOR
O presente mais belo?
O PERDÃO
O mais imprescindível?
O LAR
A rota mais rápida?
O CAMINHO CERTO
A sensação mais agradável?
A PAZ INTERIOR
A proteção mais afetiva?
O SORRISO
O melhor remédio?
O OTIMISMO
A maior satisfação?
O DEVER CUMPRIDO
A força mais potente do mundo?
A FÉ
As pessoas mais necessárias?
OS PAIS
A mais bela de todas as coisas?
O AMOR
Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando algo gelado durante uma visita ao seu pai.
Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho.
- Nunca esqueça de seus amigos, aconselhou! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles; faça coisas com eles; telefone para eles...
Que estranho conselho! Pensou o jovem. Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e a família que iniciaremos serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida!
Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve contato com seus amigos e anualmente aumentava o número de amigos.
Na medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
Na medida em que o tempo e a natureza realizam suas mudanças e mistérios sobre um homem, amigos são baluartes de sua vida.
Passados mais de 50 anos, eis o que aprendi:
O Tempo passa.
A vida acontece.
A distância separa.
As crianças crescem.
Os empregos vão e veem.
O amor fica mais frouxo.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração se rompe.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
Mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.
Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida! Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros.
... O dia mais belo? Hoje.
... A coisa mais fácil? Equivocar-se.
... O maior obstáculo? O medo.
... O maior erro? Abandonar-se.
... A raiz de todos os males? O egoísmo.
... A distração mais bela? O trabalho.
... A pior derrota? O desalento.
... Os melhores professores? As crianças.
... A primeira necessidade? Comunicar-se.
... O que nos faz mais felizes? Ser útil aos demais.
... O maior mistério? A morte.
... O pior defeito? O mau humor.
... A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
... O sentimento mais ruim? O rancor.
... O presente mais bonito? O perdão.
... O mais imprescindível? A oração.
... O caminho mais curto? O correto.
... A melhor sensação? A paz interior.
... O resguardo mais eficaz? O sorriso.
... O melhor remédio? O otimismo.
... A maior satisfação? O dever cumprido.
... A força mais potente do mundo? A fé.
... As pessoas mais necessárias? Os pais.
... A coisa mais bela de todas? O amor.
Senhor, eu vos dou graças porque estais presente em mim, nas pessoas que amo, na Igreja e no mundo inteiro. Agradeço-vos por tudo o que me aconteceu neste dia e por todo o bem que se realizou no mundo.
Peço-vos perdão porque não fui capaz de amar todas as pessoas como tu amas, nem me coloquei gratuitamente ao serviço dos outros, especialmente dos mais necessitados, sem esperar nenhuma recompensa.
Perdoai também, Senhor, todos aqueles que hoje só viveram para si mesmos e vos desprezaram na pessoa dos doentes, dos velhos, das crianças indefesas, daqueles que não têm proteção alguma.
Fazei, Senhor, que estes que sofrem tantas injustiças encontrem alguém que se interesse por eles, que os defenda e os ajude até que as pessoas aprendam a viver como irmãs.
Que o vosso mandamento do amor seja vivido por todos e que acabem a exploração, as injustiças, as guerras, e toda ganância que divide e escraviza tanto as pessoas.
Abençoai meu repouso, Senhor, e que amanhã eu acorde para uma vida nova, sendo um instrumento de vosso amor.
Amém.