Dois horizontes fecham nossa vida:
Um horizonte, — a saudade
Do que não há de voltar;
Outro horizonte, — a esperança
Dos tempos que hão de chegar;
No presente, — sempre escuro, —
Vive a alma ambiciosa
Na ilusão voluptuosa
Do passado e do futuro.
Os doces brincos da infância
Sob as asas maternais,
O voo das andorinhas,
A onda viva e os rosais.
O gozo do amor, sonhado
Num olhar profundo e ardente,
Tal é na hora presente
O horizonte do passado.
Ou ambição de grandeza
Que no espírito calou,
Desejo de amor sincero
Que o coração não gozou;
Ou um viver calmo e puro
À alma convalescente,
Tal é na hora presente
O horizonte do futuro.
No breve correr dos dias
Sob o azul do céu, — tais são
Limites no mar da vida:
Saudade ou aspiração;
Ao nosso espírito ardente,
Na avidez do bem sonhado,
Nunca o presente é passado,
Nunca o futuro é presente.
Que cismas, homem? — Perdido
No mar das recordações,
Escuto um eco sentido
Das passadas ilusões.
Que buscas, homem? — Procuro,
Através da imensidade,
Ler a doce realidade
Das ilusões do futuro.
Dois horizontes fecham nossa vida.
Machado de Assis
Hoje recordo com saudades Quando tu eras criança Guardo hoje na lembrança Com toda sinceridade Desde quando pequenina Era a mais bela menina Mostrava charme e meiguice A família orgulhosa Vibrava sempre garbosa Com as suas peraltices
Estais hoje a debutar Sempre gentil, meiga e bela Com passos de Cinderela Hoje a aniversariar Neste grandioso dia Queremos com alegria Juntos parabenizar Este seu aniversario Registrar no calendário Bater palmas e cantar.
Se está pensando que eu estou longe, porque me comunico por uma carta, engana-se! Você está comigo, guardada na minha pele em todos os momentos. Digo que está na atmosfera que me envolve, e sou sincero ao dizer, que você é o oxigênio do ar que eu respiro.
Eu te amo tanto que se você me faltar não vou poder viver, já que te considero essencial para minha vida. É triste estar aqui escrevendo no Dia dos Namorados, pois meu desejo era estar contigo, trocando juras, beijos e carícias.
Mas como disse no início, eu não estou longe de ti, estou ainda mais próximo, sabendo que entre nós só habita um tipo de sentimento. Queria estar aí, percorrendo as linhas delicadas de seu rosto e seus sedosos cabelos com a ponta de meu dedo, te beijando com todo o amor.
Que todo este sentimento que temos um pelo outro, continue sempre crescendo, para que só coisas boas frutifiquem desse nosso feliz encontro, dessa prazerosa necessidade de estarmos juntos. Querida, quero que você também perceba, na água que mata sua sede e no vento que refresca sua pele, todo o amor que nos envolve.
No Dia dos Namorados o sentimento se multiplica e nos coloca próximos, embora estejamos distantes. Um beijo apaixonado!
De todas as valências que o Homem possui, a ousadia, a par com a coragem, é fundamental para a conquista de qualquer sonho.
Por vezes ser ousado é um desafio, é uma luta com nosso interior, mas garantidamente vale a pena, porque a bravura e a determinação não atingem seus objetivos de vida sem que você se disponha a ser ousado.
Não é fácil deixar uma casa onde fomos bem tratados e muito felizes. E quando falo em casa, me refiro a todos vocês que sempre demonstraram ser uma verdadeira família.
Agradeço a paciência que tiveram comigo, as coisas importantes que me ensinaram e, acima de tudo, o companheirismo que nos manteve unidos em qualquer circunstância. Chegou o momento de partir, mas vou levar vocês no meu coração.