Quem está preparado para uma despedida eterna de um pessoa querida? Será que somos preparados para lidar com a morte de uma forma confortável? Certamente não é fácil absorver a ideia de que nunca mais iremos encontrar uma pessoa que nos desperta bons sentimentos, mas temos no luto pelo menos uma forma de tornar toda esta dor um pouco mais amena.
Cada um tem uma maneira específica de viver o luto, e o tempo dedicado a ele não necessariamente deve ser proporcional ao tamanho do sofrimento. O que realmente importa logo após o momento da perda, é extravasar da forma que lhe for mais conveniente todo sentimento negativo que estiver preso por dentro.
Seja qual for a crença ou a religião, o luto é um momento saudável, que não deve ser reprimido, muito menos ignorado. Viva o luto sem nenhum limite, elimine a tristeza gradativamente e conforte o seu coração de todo a dor que perturbar a sua mente.
Um casal, recém-casados mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas! O marido observou calado. Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido: - Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas! E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, empolgada, foi dizer ao marido: - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, Será que a outra vizinha ensinou? O marido calmamente respondeu: - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela! E assim é: tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique seus próprios defeitos e limitações. Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos. Lave sua vidraça. Abra sua janela.
O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.
Rubem Alves
As mãos de Deus abrem-se agora, Delas saem os eflúvios do seu amor Banham seus caminhos de todas as formas Curando suas angustias, medos e dissabores.
Sinta-se amado, abraçado pelos os anjos, Veja o orvalho entrando em seu peito Acalmando seu coração iluminando seus sonhos Nas noites de luas aureoladas de beleza.
Volte seus olhos para o alto Pense no amor e mais nada Suspire e respire a felicidade Ame com candura e paz.
Esqueça as angustias e problemas Erga sua face sinta as vibrações do vento Vibrar é sinal de que a vida te ama E amando, viveremos eternamente.
Reclame menos e ame mais A vida é lépida cheia de braços Abraça a todos com amor ardente Ensina que todas as coisas têm seu tempo...
Ouça a voz do seu eu nas horas solitárias Medite no amor se encha de felicidades Ame do seu jeito, mas não deixe de amar O amor é o tudo que alimenta sua alma...
Olhe somos o que somos amor Frutos da vontade de Deus onipotente Vencendo travessias colhendo flores Aprendendo a amar na vida presente...
Ame, ame, ame e seja feliz O tempo é contado em dias Viva cada um com sua magia Deus te ama querido amigo.
Mude o clima de pessimismo de sua vida...
Preserve o ambiente de esperança de seus sonhos...
Proteja o Homem: trabalhador, honesto, sincero, corajoso, sério...
Não desperdice o seu tempo com desejos maldosos...
Recicle os seus hábitos e virtudes ruins...
Despolua o coração e a mente dos maus sentimentos...
Plante a semente do Bem...
Não use agrotóxico...
Defenda a Verdade e a Justiça sempre...
Salve da extinção o Amor...