Não deixe que uma derrota lhe faça desmoronar. Os grandes homens da história, só se tornaram grandes porque aprenderam a cair e a se levantar, até se tornarem fortes o suficiente para não se deixarem abalar, nem mesmo na queda final.
A maior inimigo que você pode enfrentar mora dentro de você. Tenha força, tenha coragem. Não fuja da luta, não finja que não é com você! Encare cada desafio com o entusiasmo de quem sabe que é capaz de vencer.
Se não der certo da primeira vez, tente de novo, e de novo, e quantas vezes achar preciso. Pense que se você nem ao mesmo tentar, já estará derrotado, pois terá se conformado com o não, quando poderia ter a chance de ganhar um sim.
A vida é feita de tentativas, erros e acertos. A sabedoria está em conseguir discernir o que vale a pena tentar e o que não vale. E se em algum momento decidir desistir de algo, saiba que desistir não é fracassar, é apenas mudar de estratégia. E também é preciso ter muita coragem para desistir!
Não se deixe abater pelo pessimismo, nem pelo seu e nem pelo dos outros. Tenha pensamentos positivos para que coisas boas aconteçam em sua vida.
Todos os dias deverão ser de paz. Mas a proximidade do Natal nos faz pensar nisso e desejar mais essa paz.
A paz que se encontra dentro de você, Essa tem que ser buscada em primeiro lugar, Não importa onde estejas, o que esteja fazendo Se o presente está em desarmonia, Harmonize-o, Faça isso com suas próprias mãos, com seu pensamento.
Utilize sua coragem, A coragem de dizer que acredita em você mesmo, e que assim Amanhã será melhor que hoje A PAZ que habita o seu coração ao sonhar, A mesma PAZ que mora com os anjos E que ronda nossas energias.
Esse estado pleno de que você faz a coisa certa, Mesmo que não esteja ainda muito certa de certas coisas.
E disso que falo, de ousar ser feliz e buscar essa PAZ, que já está dentro de você E precisa irradiar aos outros seres do PLANETA.
A PAZ que se encontra ao se abraçar verdadeiramente a sua alma e a alma de outrem. Neste Natal desejo essa PAZ a todos desse planeta Terra.
Por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim: Louco ou atroz, manso, ou feroz, eu caçador de mim.(Milton Nascimento)
Pense no quanto, muitas vezes, nos distanciamos de nós mesmos, por mais absurda que esta afirmação possa parecer. Vamos abrindo mão do que somos para agradar um e a outro e aos poucos vamos perdendo o contato com o nosso eu verdadeiro.
E o pior, muitas vezes tudo isso acontece sem que percebamos. e de repente mergulhamos em um poço profundo, e de tão profundo deixamos de enxergar o que se passa a nossa volta. Deixamos a vida passar, sem darmos conta de que estamos parados, simplesmente parados e inertes.
Só não podemos esquecer de uma coisa fundamental: tudo o que acontece em nossas vidas é fruto da nossa permissão, portanto, não podemos culpar nossos pais, maridos, esposas, filhos ou quem quer que seja, por nossos fracassos, pela nossa inércia, pela ausência de nós mesmos.
E aí vem a pergunta: É possível redescobrir-se? É possível vir à tona e enxergar novas possibilidades?... Sim! Só depende de vontade, do querer fazer. Lembro de um texto do maravilhoso escritor alemão Goethe: "... o que quer que você possa fazer, ou sonha que o possa, faça-o. A coragem contém em si mesma a força e a magia."
Vá a busca de seus objetivos sem medo. Traga à tona o que de mais verdadeiro você guarda dentro de si. Lembre-se da música: "... o passado é uma roupa velha que não nos serve mais.". Olhe para frente com determinação, busque dentro de si a coragem necessária para enfrentar os obstáculos e siga em frente.
Acorde! Mude! Faça! Nossa vida é o reflexo de nossas atitudes e ações. faça diferente para obter resultados diferentes, não se importe se será chamado de louco ou atroz, de manso ou feroz, porque para "ser feliz é fugir às armadilhas da mata escura... é descobrir o que me faz sentir, eu caçador de mim."
O Amigo é...
Aquele que nos dá coragem,
mas quer a coragem também.
Aquele que nos abre a porta,
mas pode fechá-la também.
Aquele nos dá um empurrão,
mas quer ser empurrado também.
Aquele que vibra com o nosso sucesso,
e nós com o dele também.
Aquele que resiste sua inveja,
mas é resistente à nossa também
Aquele que nos dá carinho,
mas quer ser acarinhado também.
Aquele que cobra pouco,
mas é cobrado pouco também.
Aquele que nos consola,
mas quer ser consolado também.
Aquele que nos acompanha,
mas quer companhia também.
Aquele que nos dá seu calor,
mas quer ser aquecido também.
Aquele que nos dá amor,
mas quer ser amado também.
Aquele que nos dá sua amizade,
e quer um amigo também...
Nunca deixei as oportunidades passarem, porque nunca soube se a minha vida seria longa ou breve.
Quando eu quero alguma coisa, eu vou à luta, e arrisco! Quando quero me divertir, eu me divirto, saio, danço, dou muitas risadas. Quando quero ficar em casa sem ver ninguém, eu fico e curto a minha companhia.
Mas se as pessoas criticam, sabe o que eu faço?
Eu faço tudo de novo! Não me importo com o que os outros vão pensar. Pois sei que muitas pessoas não vivem, apenas sobrevivem, e eu não finjo que estou vivendo.
Sempre estarei muito ocupada em viver!
Porque eu só tenho uma vida e coragem nunca me faltou.
Ousadia tenho de sobra. Aprendi a ter ousadia com meu próprio coração, é ele quem manda na minha coragem.
Só preciso manter minha paz interna. A vida me ensinou que a paz está dentro de mim mesma!
No mar revolto
Tempestade a aproximar está
Tento uma fuga alucinada
Mas à deriva estou
Imploro pela piedade divina
Para, da tempestade me salvar
Num pequenino barco indefeso estou
Uma forte correnteza
A minha salvação me conduz
Em direção a terra firme
És minha consolação
No derradeiro momento
A calmaria se faz
Uma correnteza mais forte
A tempestade de volta me conduz
O desânimo
O medo
O desespero
Tomam conta do meu ser
Mas a piedade divina se faz
Avisto no centro da tempestade
O sol forte a brilhar
Em minha volta a paz divina está
Num sobre-humano esforço
A remar com as próprias mãos
Ao centro remo em direção
Em completa exaustão
Um ar de renovação
Novas forças encontro
Com coragem e determinação
A remar para pisar o firme chão
Olho para o alto mar
A surpreendo-me ao avistar
Com coragem e determinação
Desfez-se o grande furacão
Leão de Deus
Ser romântico é ter a coragem de cantar o amor, é ter a coragem de elevar o outro a condições de rei ou rainha, sem ser súdito.
É ver, na beleza do brilho do ser amado, mais intensidade que os raios de sol, embora para outra pessoa qualquer isso passe despercebido.
Quem não gostaria de embaixo de uma xícara de café da manhã, ou sobre a mesa de seu gabinete de trabalho, encontrar um envelope e poder ler algo assim:
Neste momento, penso em você e então quisera me transformar em vento.
E se assim fosse, chegaria agora como brisa fresca e tocaria leve sua janela.
E se você me escuta e me permite entrar, em você vou me enroscar quase sem tocar.
Vou roçar nos seus cabelos, soprar mansinho no ouvido, beijar sua boca macia, o embalar no meu carinho
Mas eu não sou vento... Agora sou só pensamento e estou pensando em você.
E se abrir sua janela, Eu estou chegando aí, Agora... neste momento, Em pensamento... no vento.
O que é o destino? Uma vontade, Uma ordem, Um sonho... Destino é algo sem escolha? Não sabemos o que é, não sentimos sua presença. Destino é o nome de uma história que precisamos ler até o último capítulo, para entendê-la. Destino é uma imaginação do futuro, uma criação da vida. Nos escolhemos nosso destino... Se permitirmos viver um destino sem querer, estaremos nos rendendo as armadilhas do mundo fazendo parte de uma história que não nos traz felicidade. Destino é a nossa coragem de lutar por um ideal. coragem de ser feliz. Nós escolhemos se queremos viver o calor de uma linda tarde, ou o frio de uma tempestade na madrugada... Destino simplesmente é a nossa busca pela verdadeira Felicidade.
Ás vezes aparecem em nossas vidas Momentos difíceis.
Momentos que tiram as nossas forças, junto de nossa coragem.
Parecem ser momentos muito fortes, momentos incombatíveis...
E muitas vezes nós nos deixamos vencer por estes ?momentos?.
Poucas pessoas sabem, que o coração do ser humano, guarda segredos... Um de seus segredos, é uma força que combate qualquer momento...
Essa força se chama FÉ!
Ela é imensamente forte...
Ela é a certeza, e o sorriso junto da paz.
Ela é o alimento da alma, o alimento que nos dá força e quando alguém descobre esse segredo que é a FÉ, ela a cultiva, e faz brotar a Felicidade.
Daí pela frente essa FÉ descoberta, percorre pela veias... E enfim é vivida.
Faça de cada lágrima de dor, uma gotinha de coragem em busca pela felicidade!
E tenha sempre em mente o Amor de Deus.
Deus mora em sua vida não tenha dúvidas, Confie Nele!
Ele não coloca desafios que você não possa enfrentar.
Ele coloca desafios para que você cresça no amor E na vontade de viver...
E que Momentos são apenas momentos, E que a FÉ, é um Segredo Eterno.
O nosso corpo, elemento fulcral da constituição da nossa existência, é falível, é uma máquina que apresenta defeitos, que esmorece com o tempo. O câncer, esse termo tão pesado de negativismo, é um desses defeitos, mas não tem que ser o fim da linha, apenas o encurvar dela.
E quando a vida, na sua particular tirania, nos impõe tamanho desafio pela frente, é também de frente, e com toda coragem que vive em nosso coração, que o devemos olhar.
E lembre-se, cada vida é única, especial, insubstituível, e por ela devemos lutar até chegarmos aos limites das nossas forças! Lutar por nós, lutar por aquilo e aqueles que amamos! O corpo pode ser fraco, mas a nossa fé é forte e palpita de amor que será triunfante.
Acima de tudo, nunca desistir, nunca desviar o olhar da linha da esperança, do horizonte onde mora a força, a coragem, o amor pela vida!
Numa granja, uma galinha se destacava entre todas as outras por seu espírito de aventura e ousadia. Não tinha limites e andava por onde queria. O dono, porém, estava aborrecido com ela. Suas atitudes estavam contagiando as outras, que já a estavam copiando.
Um dia o dono fincou um bambu no meio do campo, e amarrou a galinha a ele, com um barbante de dois metros. O mundo tão amplo que a ave tinha foi reduzido a exatamente onde o fio lhe permitia chegar. Ali, ciscando, comendo, dormindo, estabeleceu sua vida. De tanto andar nesse círculo, a grama dali foi desaparecendo.
Era interessante ver delineado um círculo perfeito em volta dela. Do lado de fora, onde a galinha não podia chegar, a grama verde, do lado de dentro, só terra.
Depois de um tempo, o dono se compadeceu da ave, pois ela, tão inquieta e audaciosa, era agora uma apática figura. Então a soltou.
Agora estava livre! Mas, estranhamente, a galinha não ultrapassava o círculo que ela própria havia feito. Só ciscava dentro do seu limite imaginário. Olhava para o lado de fora mas não tinha coragem suficiente para se aventurar a ir até lá. E assim foi até o seu fim.
Nascemos tendo nossos horizontes como limite, mas as pressões do dia-a-dia fazem com que aos poucos nossos pés fiquem presos a um chão chamado rotina. Há pessoas que enfrentam crises violentas em suas vidas, sem a coragem de tentar algo novo que seja capaz de tirá-las daquela situação.
Admiram os que têm a ousadia de recomeçar, porém, elas próprias buscam algum culpado e vão ficando dentro do seu "círculo".
O mercado sempre coroa com reconhecimento aqueles que inovam, criam chamam a atenção. O segredo do sucesso está na criatividade.
Criar é pôr em prática algo que não existe. É correr o risco. Isto é fato, mas como se poderá saber o final da história se não se caminha até o fim?
Errado está quem não sabe aprender com os erros da vida. Ora, quem é que nunca tropeçou? Quem nunca se enganou? Quem nunca escolheu o caminho errado? Só não erra quem não tenta! Da vida, já temos o não. Se nunca tentarmos fazer nada, estaremos sempre nos contentando com os nãos que a vida nos dá, e nunca saberemos se podemos ter um sim.
Mas é verdade que muitas vezes, mesmo tentando, e tentando muito, e de maneiras diferentes, continuamos a receber nãos... Você está certo em tentar, mas há uma hora em que é preciso desistir. E desistir não é fracassar, e nem é errado. Muitas vezes é preciso mais coragem e força para desistir do que para seguir adiante.
Tenha humildade e se reconcilie com as suas fraquezas e com seus passos em falso. Seja compreensivo com você mesmo, não se cobre tanto. Todos nós cometemos erros, a grande diferença é que algumas pessoas têm a capacidade de aprender com os próprios erros, enquanto outras não. Preferem arranjar culpados para os seus fracassos e infelicidade.
Essas pessoas são aquelas que passam a vida fazendo a mesmo coisa do mesmo jeito e esperando resultados diferentes, mas que sempre vão fracassar, porque não têm a coragem de admitir que fizeram escolhas erradas. Admita os seus erros, aprenda com eles, e transforme-os em degraus para acertar e alcançar os seus objetivos.
Há quem busque, acima de tudo, estabilidade e há quem busque satisfação, crescimento e realização profissional. Você abraça agora novos desafios justamente em busca dessa realização.
É preciso coragem para mudar, e para enfrentar o novo e o desconhecido. Só essa coragem de ir em busca dos seus sonhos já faz de você um grande vencedor.
Tenho certeza de que tudo dará certo, e que você será muito bem sucedido nesta nova empreitada, afinal você aceitou o maior desafio de todos: correr em busca da sua felicidade.
Desejo muito entusiasmo nessa nova jornada que se inicia, e que você se sinta feliz e realizado, assim como muito bem acolhido. Desejo que os novos desafios lhe tragam muito crescimento e motivação. Muita sorte, sucesso e prosperidade no seu novo trabalho!
Todos falam de sonhos e desejos, e por entre suspiros a vida corre veloz. Muitos acham que amanhã sempre haverá tempo para concretizar esses sonhos, mas o que muitos não percebem é que amanhã já é tarde, pois o amanhã talvez nunca chegue.
A vida é muito curta para ser levada com covardia, preguiça e principalmente para perder sem tampouco ter lutado! Você que hoje descansa a cabeça no travesseiro pronto para sonhar o que acha impossível, faça um favor a si mesmo e amanhã ganhe coragem, ouse e lute pela vitória!
Agora você pode, mas depois ninguém sabe; então vá e corra atrás do que deseja! Ouse e dê aquele beijo na pessoa de quem há muito esconde sentimentos; não se importe com o que os outros pensam; siga o seu coração; se já não é feliz onde está, mude-se!
A vitória nunca será dos fracos ou covardes, mas de quem ousa arriscar, de quem tem coragem e não medo de quebrar a cara. Depois da vida terá toda uma eternidade para nada fazer, então faça agora para não se arrepender mais tarde!
Durante a vida, muitos serão os momentos difíceis e de provação. E é justamente nesses momentos que muitas pessoas duvidam de Deus e perdem a fé. Deus é o nosso Senhor, a nossa luz na escuridão. A vida sempre vai nos trazer momentos de dor e sofrimento, e sem Deus, superar esses momentos se torna quase impossível. Quando temos fé, quando abrimos o nosso coração para o Senhor, tudo fica mais fácil.
Minha amiga, por mais que você sinta a sua vida complicada, não perca a fé em Deus, não desacredite no poder Dele. Pelo contrário, apegue-se a ele, ore, ore, ore muito e agradeça pela sua vida, pois enquanto há vida há esperança. Peça a Deus muita coragem e ânimo para continuar lutando. Pensamentos negativos só atraem coisas negativas. Mantenha o seu coração e o seu pensamento sintonizados no bem, mantenha o fogo da fé aceso. Força, amiga! Tenha fé em Deus, tenha fé na vida e não desista nunca!
Às vezes na vida acontecem coisas maravilhosas que nos dão força e coragem para enfrentar qualquer desafio. A nossa amizade é assim.
Apesar de ser recente, eu posso dizer que a nossa amizade já mudou a minha vida. Obrigado por ser tão especial e por fazer parte da minha história.
Saiba que você pode sempre contar com a minha lealdade e apoio. Nada poderá nos afastar ou prejudicar aquilo que nos une. Quando o mundo for cruel e você precisar de mim, eu estarei sempre aqui. Hoje e sempre!
Deus... Dai-me o poder de não desanimar De poder olhar para o futuro com alegria De esperar todos os dias algo de bom...
Deus... Não me deixe desistir Levante-me os olhos para a vida, e que ela possa me parecer linda sempre.
Deus... Não permita que eu saia do meu caminho, mesmo ele estando em dificuldades, mesmo que pareça impossível chegar ao fim.
Meu querido Deus... Não deixe que eu me esvazie, que me sinta triste e sem coragem. Não deixe que eu pare diante de situações difíceis... Que eu me distancie dos meus sonhos!
Deus... Só o Senhor tem o poder de me iluminar, então, faça da minha vida uma claridade plena, faça que meu coração sinta a luz do amor, e que eu possa dar amor ao meu irmão sem medir esforços.
Deus meu... Eis um filho seu implorando ajuda, pois sem a sua mão estendida, nada neste mundo pode ser perfeito. Por isso, venho aos seus pés e peço: - Me dê a chance de acertar, de lhe dar orgulho em ser do seu reino, de saber o seu valor.
Deus... Lhe peço ainda: - Não me deixe parar nunca, e que minhas esperanças se renovem a cada dia!
À medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando...
Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, coisas que você pensa que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável.
Carregar tantas coisas, pesa demais... Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém o ajude,
O que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou pode aliviar o peso, esvaziar a mala.
Mas, o que tirar?
Você começa tirando tudo para fora.
Veja o que tem dentro:
Amor, amizade... Nossa!
Tem bastante. Curioso, não pesa nada.
Tem algo pesado. Você faz força para tirar...
Era a raiva - como ela pesa!
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a incompreensão, o medo, o pessimismo. Nesse momento, o desânimo quase te puxa pra dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e no fundo aparece um sorriso, sufocado no fundo da bagagem. Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a felicidade.
Então você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante.
Procure então o resto: a força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância e o bom e velho humor.
Tire a preocupação também. Deixe-a de lado, depois você pensa o que fazer com ela.
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo.
Mas, pense bem o que vai colocar lá dentro de novo, hein?
Agora é com você!
Nesta vida deveremos buscar a evolução espiritual de diversas maneiras. Uma delas é eliminando sentimentos negativos que não contribuem em nada para o nosso dia-a-dia e que, pelo contrário, só atrasam nossa vida.
Um destes sentimentos é o rancor. O rancor é, na verdade, o ódio encubado no coração, ou seja, um ódio longa vida.
A melhor maneira de eliminar este sentimento é o perdão verdadeiro, do fundo de nossa alma.
Se você não tiver coragem de perdoar frente a frente àquela pessoa que lhe trouxe tantos problemas e rancores, pelo menos mentalize positivamente o perdão a ela.
Quando isto acontecer, você estará tirando um grande peso de suas costas.
Vá em frente, acredite em você e em seu talento para viver a vida em harmonia e paz.
Solte-se em toda e qualquer circunstância, mas nunca esqueça de voltar atrás sempre que puder.
Lembre-se que a gente se arrepende muito mais daquilo que deixou de fazer.
Mas faça aquilo que seu coração sorrindo mandar, e viva fazendo do seu presente o mais bonito, já que o amanhã vai estar sempre por chegar.
Do passado guarde as coisas boas, você merece escolher o caminho mais florido e estar junto de quem te ama.
Você não é menos, também não é mais que ninguém. E nunca conseguirá enganar a si mesmo.
Não despreze os presentes que Deus pôs em sua vida, pois são as armas do teu desafio.
Enfrente teu medo e tua solidão, nunca duvides que mereces o melhor. Para você toda força e coragem...
E seja sempre assim: o mais forte, é o que transforma, aquele que vai vencer.
Escute e olhe as pessoas com seu coração, e tuas palavras serão sinceras e falarão simples e com toda Verdade.
Tudo de bom para você! E seja muito feliz!
Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso, notou que a sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar. Olhou, então, para Deus e protestou:
- Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e o Senhor me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?
Deus respondeu:
- Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar.
Assim é a vida. As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.
É PRECISO ENTRAR PRA VALER NOS PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR.
Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece.
Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los.
Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.
Quantas vezes pensamos: Ah, se eu pudesse começar de novo, faria tudo diferente...
Começar de novo não é necessariamente começar novo. Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, pense novo. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rupturas, mudanças dramáticas, perdas, rejeição, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim das grandes crises, das guinadas da sorte, das puxadas de tapete. Às vezes, só criamos coragem depois que perdemos o rumo, o chão. Na maior parte das vezes, só enxergamos com clareza quando estamos de fora.
Começar novo não é reiniciar, é inventar outro padrão. É preciso reconhecer os erros, os nossos e os alheios, as fraquezas, os excessos, os entraves. Começar novo é permitir-se inclusive novos enganos, erros, fragilidades mas não os mesmos.
Só quem já apanhou da vida é capaz dessa façanha: passar os planos a limpo, faxinar os porões do coração, despedir-se daquelas dores crônicas, libertar-se do passado. Quando os velhos modelos falem, os antigos códigos não dizem mais nada, o futuro imaginado desaparece e até os sonhos murcham mas a despeito de tudo você percebe saídas, diagnostica a crise, identifica as fragilidades e não se dá por vencido, nesse momento você está engendrando o novo. Não uma retomada mas uma nova história.
Só quem viveu bem suas perdas e enganos pode começar novo. Só quem conhece o peso do fracasso, da solidão e da esperança perdida pode trocar de pele, escolhas, script. Como disse o filósofo: O que não me mata, me fortalece. Alguns caminhos, erros e ideais só se percorre, comete e persegue uma vez. Muitos deles têm prazo de validade. Nossas escolhas, certezas e sonhos não são estáticos nem imexíveis; muitas vezes são eles que se mudam de nós, desistem de nós. Insistir é burrice, é prolongar o desgaste.
Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, seja generoso, diga sim, surpreenda-se e experimente ser a pessoa que você se tornou depois que enfrentou suas noites traiçoeiras, chorou suas perdas, atravessou seus desertos, matou seus leões.
Hilda Lucas