Anivers��rio - Mensagens

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09
04
1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.

Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro.

Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.

Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:

Companheiro, você entende de leis?

Não Responde o barqueiro.

E o advogado compadecido:

É pena, você perdeu metade da vida!

A professora muito social entra na conversa:

Seu barqueiro sabe ler e escrever?

Também não Responde o remador.

Que pena! Condoi-se a mestra!

Você perdeu metade da vida!

Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco.

O canoeiro preocupado, pergunta:

Vocês sabem nadar?

Não! Respondem eles rapidamente.

Então é uma pena Concluiu o barqueiro

Vocês perderam toda a sua vida!


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!" Paulo Freire
Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato.
Cada uma delas tem algo diferente para nos ensinar...

Nunca se justifique para ninguém. Porque a pessoa que gosta de você não precisa que você faça isso, e quem não gosta não acreditará.

Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida, quando você é somente uma possível opção na vida dessa pessoa. Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados.

De manhã quando você acorda, você tem simplesmente duas opções: voltar a dormir e a sonhar ou levantar e correr atrás dos seus sonhos. A escolha é sua.

Nós fazemos chorar aqueles que cuidam de nós. Nós choramos por aqueles que nunca cuidam de nós. E nós cuidamos daqueles que nunca vão chorar por nós. Essa é a vida, é estranho mas é verdade. Uma vez que você entenda isso, nunca será tarde demais para mudar.

Não faça promessas quando você estiver alegre. Não responda quando você estiver triste. Não tome decisões quando você estiver zangado. Pense duas vezes... Seja esperto.

O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passou nunca passará novamente. Aproveite cada minuto da sua vida...

Se você continuar dizendo que está ocupado, então você nunca estará livre. Se você continuar dizendo que não tem tempo, então você nunca terá tempo. Se você continuar dizendo que fará isso amanhã, então o amanhã nunca chegará.

Ó querido Jesus, que escolhestes as criancinhas, curando-as e as abençoando, demonstrando particular predileção por elas, que Vos louvam com um louvor perfeito e revelando, assim, o Reino de Deus aos menos favorecidos da sociedade, aos simples e aos humildes.
Olhai com carinho nosso pedido, pelos méritos infinitos de Vosso Santíssimo Coração e do Coração Imaculado da Santíssima Virgem que, se for para a Vossa maior Glória e bem de nossas almas, Vos digneis glorificar, diante de toda a Igreja, a menina Odete Vidal de Oliveira (Odetinha), lírio de pureza e caridade da Igreja Particular de São Sebastião do Rio de Janeiro e exemplo de vida para o povo de Deus.
Unidos em Comunhão eucarística e guiados pela doçura do Espírito Santo, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos.
Amém.

Namora, quem lê nos olhos e sente no coração as vontades saborosas do outro.

Namora, quem se embeleza em estado de amor.
A pele melhora, o olhar fica com brilho de manhã.

Namora, quem suspira, quem não sabe esperar, mas espera, quem se sacode de taquicardia e timidez diante da paixão.

Namora, quem ri por bobagem, quem entra em estado de música, quem sente frios e calores nas horas menos recomendáveis.

Namorados que se prezam tem a sua música e não temem se derreter quando ela toca.
Ou, se o namoro acabou, nunca mais dela se esquecem.

Namorados que se prezam gostam de beijo, suspiro, morderem o mesmo pastel, dividir a empada, bebem no mesmo copo.
Apreciam ternurinhas que matam de vergonha fora do namoro ou lhes parecem ridículas nos outros.
Por falar em beijo, só namora quem beija de mil maneiras e sabe cada pedaço e gostinho da boca amada.
Beijo de roçar, beijo fundo, inteirão, os molhados, os de língua, beijo na testa, beijo livre como o pensamento, beijo na hora certa e no lugar desejado.
Sem medo, nem preconceito.
Beijo na face, na nuca e aquele especial atrás da orelha, no lugar que só ele ou ela conhece.

Por isso, só namora quem se descobre dono de um lindo amor, tecido do melhor de si mesmo e do outro.
Só namora quem não precisa explicar, quem já começa a falar pelo fim, quem consegue manifestar com clareza e facilidade tudo o que fora do namoro é complicado.

Namora, quem diz: "precisamos muito conversar" e quem é capaz de perder tempo, muito tempo, com a mais útil das inutilidades e pensar no ser amado, degustar cada momento vivido e recordar palavras, fotos e carícias com uma vontade doida de estourar o tempo e embebedar-se de flores astrais.

Namora quem é bom, quem gosta da vida, de nuvem, de rio gelado e de parque de diversões.

Namora quem sonha, quem teima, quem vive morrendo de amor e quem morre vivendo de amar.

Minha querida sobrinha,

Bastava que seu coração soubesse o quanto você é especial e a sua alegria seria abundante como as águas de um rio. Mas para que isso aconteça, você tem de ser a primeira a querer acreditar nisso. Afaste esse pessimismo de sua vida que ainda há tempo para você ser feliz. Eu estarei sempre do seu lado, pois você o merece mais do que ninguém.

José tem apenas 18 anos de idade. Anda descalço, com roupas rasgadas e sujas. Dorme nas ruas da zona sul do Rio. Seu olhar é tímido, em face da indiferença e do desprezo de todos. É um pedinte, pois está desempregado. Os sonhos de criança não existem mais.

Robert, irmão de José, tem 20 anos. É o dono do morro. Anda sempre impecável, rodeado de belas mulheres no seu carrão do ano. É admirado por aqueles que ao seu lado convivem, pois ajuda a todos que a ele recorre. Ele vende drogas.

É muito fácil julgar José, e mesmo Robert, mas certamente muito injusto.

É mais cômodo não se envolver nos problemas dos outros, até que um dia nós somos envolvidos e o problema passa a ser nosso também...

Eu sei como é se segurar e deixar para chorar só quando ligar o chuveiro, assim ninguém percebe.
Eu sei como é refletir sobre a vida antes de dormir e se certificar de que ninguém está ouvindo para começar a soluçar.
Eu sei como é sofrer tão dolorosamente que as vezes você precisa fingir que vai ao banheiro, ou beber água, apenas para lavar o rosto e se recompor.
Eu sei como é ter os olhos úmidos e aquele medo de que não seja forte o suficiente para segurar as lágrimas quando está em público.
Eu sei como é sentir aquele nó enorme na garganta, que te sufoca, até que você cede e chora.
Eu sei como é sentar na cama, pegar o travesseiro e chorar tanto, mas tanto, que se surpreende com o rio que terá que esconder da sua família.
Acredite, eu sei como é tudo isso.

Ter asas é dançar na chuva... É plantar uma árvore... Ver a inocência nos olhos de uma criança. É ficar bem quietinho ao lado da pessoa amada... É subir uma montanha... É encontrar os amigos e não falar nada importante, mas falar, falar muito... É cantarolar uma música antiga... É arrumar as gavetas, e dar um monte de roupa para quem precisa... É andar sem rumo, só por andar... É falar sozinho... É sorrir para aquele velhinho lá da praça... É ficar sentado na cozinha, assistindo a mãe fazer bolo. Ah! Ter asas é raspar a panela de brigadeiro com os dedos... É brincar... É rir de si mesmo... É ter um lugar secreto bem lindo e fugir para lá de vez em quando... E ficar de bobeira... É tomar um banho de cachoeira, nadar em um rio... Ir para a praia, se cobrir de areia e pegar jacaré... Ter asas é viver intensamente as coisas simples e belas do dia a dia... Ter asas é ficar em silêncio e ouvir dentro da gente, o Deus Emanuel.
É isso que desejo para o Ano Novo que está chegando... Que você tenha asas como das águias! Que a lua e as estrelas emprestem um pouco do seu brilho, para iluminar o novo ano, e que deus nos dê "asas de águia" para voarmos bem alto na construção de um mundo melhor.

Um dia você vai procurar no infinito e verás apenas uma estrela dizendo que fui embora.
Pedirás a ela que lhe mostre o caminho, mas será inútil, pois apagarei minhas pegadas com a minha dor, mas não quero esquecê-lo para que eu lembre que esse amor terá que morrer no passado.
Um dia a saudade ferirá seu peito, não que ainda tenha sido importante para você, mas porque fui inútil na sua vida.
E quando precisar de alguém nos momentos decisivos de sua vida, encontrarás apenas o vazio. Certamente lembrarás de mim, e seus olhos impressivos chorarás lágrimas de sangue.
Um dia buscará minha poesia no pôr-do-sol e no despertar da lua, mas encontrarás apenas o silêncio e perguntarás: onde estás?
E respostas não terás, porque até mesmo a natureza se negará a dizer.
Um dia quando os seus sonhos forem derrubados pela incompreensão, sentirás no peito a flecha do arrependimento por não ter amado quem muito te amou.
A verdade é que um dia sentirás minha falta, mas será inútil chorar, pois suas lágrimas não me trará de volta, porém, farei delas um rio e navegarei para longe do porto onde estiveres.
Deixarei apenas a saudade para que ela te acompanhe onde andares. E ela lhe mostrará o quanto minha presença lhe faz falta.

A saudade é algo assim.
Uma agonia sem fim
Uma dor dentro da alma que chora dentro de mim
Saudade é um rio pequeno
Que corre pra junto do mar
É como a ilusão de um dia te encontrar
Saudade! Ah ! Saudade
Por que me atormentas tanto
Me deixas assim nesse pranto
Como um pássaro sem poder voar
Uma rosa sem perfume
Ninguém gosta de cheirar
Enfim, a saudade é tanta
Que me faz pensar
Que pra sentir saudade
Não precisa se esforçar

Relacionamento significa algo completo, acabado, fechado. O amor nunca é um relacionamento. O amor é relacionar-se. Ele é sempre um rio, fluente, sem fim. O amor não sabe o que é ponto final. A lua-de-mel começa, mas nunca acaba. Os amantes têm um fim, o amor continua. É um verbo, não um substantivo.

E por que nós reduzimos a beleza do relacionar-se a um relacionamento?

Por que temos tanta pressa?

Porque o relacionar-se é inseguro e o relacionamento é uma forma de segurança.

Relacionamento dá uma certeza. Relacionar-se é só um encontro entre dois estranhos, talvez só por uma noite, e, pela manhã, dizem adeus.

Quem o que vai acontecer amanhã?

Na vida, as coisas nascem e também morrem, nem tudo são escolhas nossas, e os momentos passam como águas do rio que não voltam atrás. Ainda assim, o mais importante permanece, como é o caso de nossa amizade.

Hoje quero lembrar que você é muito importante para mim, uma bênção que me faz sentir alegria. Que tudo que nos une jamais tenha fim, aconteça o que acontecer. Bom dia!

Enquanto as pessoas se preocupam com a inveja eu oro.
Enquanto as pessoas falam eu faço.
Enquanto as pessoas vivem para irritar o próximo eu ajudo.
Enquanto as pessoas usam palavras sagradas para ferir eu uso para proteção... Enquanto as pessoas fingem que são felizes eu SOU FELIZ!
Desculpa mas a VIDA É AGORA o ontem já foi e o amanha a Deus pertence!
Faça seu caminho ser lembrado pelo amor ao próximo!
Seja VOCÊ, seja por inteiro aceite os fatos não force o rio da vida... Ele sempre volta para o lugar!
Ah! Não tente me prejudicar pois DESEJO TUDO EM DOBRO !Quem planta colhe... Sou prova viva disso!
Tenha bons sonhos e deixe sempre quem você ama livre Pois o egoísmo só atrasa sua evolução espiritual.
Não tente ser amigo por interesse Pois amigos se reconhecem sempre, não precisam provar nada!
Agradeça... Agradeça sempre por tudo e principalmente pela oportunidade de evolução.
Sorria... Mas sorria com os olhos.
Observe uma fotografia e veja quando você está inteiro nela Faça essa observação com amigos, parentes Observe o OLHAR. Ele diz tudo!
Se conheça se analise seja de verdade em TUDO!
SEJA VOCÊ! Não se preocupe com opiniões externas... Elas não levam a nada só diminuem sua estima... E se por ventura alguém não gostar de você SORRIA seja educado Assim você será uma pessoa agradável e evoluída!
Mas se nada disso servir... Sinto muito!
Todos os dias o sol nasce e se vai, o ciclo não acaba e a vida anda!

Minha vida é como um órfão,
Que precisa de um pai para ser feliz.
Minha vida é como um barco, precisa do vento para navegar.
Minha vida é como um rio, que precisa das corredeiras para chegar ao mar.
Minha vida é como um violão, que precisa das cordas para ser sonoro.
Minha vida é como uma planta, que precisa do orvalho para sobreviver.
Minha vida é como a lua, que precisa do sol para ter brilho.
Minha vida precisa da tua vida, para ser VIDA.
Te Amo.

Se meu coração falasse Diria da ventura suprema de estar envolto em amor Se meu coração falasse Diria quanto dói à saudade de um ex-amor Se meu coração falasse Diria quanto pesa a angústia de uma injustiça
Se meu coração falasse Seria o melhor poeta Diria da beleza de uma rosa Da paz de um sorriso infantil Da graça de um beija flor
Se meu coração falasse Provavelmente seria um arauto da parceria Um profeta ensinando-nos o Paraíso Um seresteiro, um poeta, um trovador!
Se meu coração falasse Certamente cantaria doces canções exaltando os casais Conversaria em linguagem própria com os animais Diria versos às flores Faria dueto com as águas do rio a correr Diria carinhos ao Sol e às Três Marias Se precisasse da escrita para se comunicar Escreveria colorido Talvez em vermelho paixão Ou em prata que pegaria das noites de luar E quem disse que ele não arranjou um jeito de falar?
Diz amo você com meu olhar Entoa ternuras quando me ponho a cantar Reveste-me de verdade crua quando estou a poetar Pena que sua voz é baixinha E nem todos podem ouvi-lo! Só os amantes possuem o poder de escutar A doce e meiga voz do coração... Privilégio dos amantes, então...

Quando entregamos o coração a pessoa certa, percebemos que tudo vai acontecendo naturalmente como um rio que segue seu curso, contemplando a beleza da natureza, e certo que atingirá seu objetivo.

A tranquilidade do nosso namoro me deu a segurança para saber que a melhor coisa para fortalecer ainda mais o nosso amor, seria o nosso noivado.

É por toda esta certeza que a alegria deste dia se faz bem maior que tudo, capaz até de expressar um pouco do que estou sentindo, ainda temos um longo caminho para seguirmos juntos.

E como a vida é feita de momentos, quero que este momento tão especial fique gravado
em nossas lembranças e vivo em nossos corações como começo de algo que será ainda maior, estou feliz por ter você ao meu lado e saber que esta história está apenas começando.

Te amo muito e quero dividir com você meu noivo, a alegria deste dia!

Um beijo...

Eu penso em ti, contemplando a aurora,
No fim de tarde, a toda hora eu penso em ti,
Caminhando à margem do rio, sinto um profundo vazio,
E sozinho em meu caminho, eu penso em ti.

Em penso em ti, com a cabeça ao travesseiro,
No trabalho, o tempo inteiro, eu penso em ti,
Quando ouço uma canção, você invade meu coração,
E entre lembranças e esperanças, eu penso em ti.

Eu penso em ti, numa roda de amigos,
Recordando fatos antigos, eu penso em ti,
Foragido noutros braços, beijando outras bocas,
Dançando com alguém, por mal ou por bem,
Eu penso em ti.

Quisera aprender a te esquecer, ou pelo menos pensar
Que você não existe, mas a saudade insiste...
E novamente eu penso em ti.

Eu penso em ti, quando não quero pensar,
Confesso que muitas vezes dá raiva de lembrar,
Mas... Eu penso em ti,
O que é que eu vou fazer?
Eu penso em ti,
Eu penso em ti
Porque não dá pra te esquecer.

Sagrado e precioso líquido que muitos não dão a devida importância.
A água é imprescindível para qualquer espécie de vida existente na terra.
A água que lava a ferida, que sacia a sede, que banha o corpo cansado e suado da lida terrena.
Tudo à vossa volta clama por ela.
A água é vosso alimento, vosso remédio e, até mesmo, vosso divertimento.
Como é bom e saudável um banho de rio, mar ou cachoeira!
Quantos irmãos sofrem por não possuir essa dádiva divina!
Roguemos ao Pai por tantos que sofrem por não possuir a bendita água, nem mesmo a das chuvas.
Senhor, não permiti que vossos filhos padeçam com a secura do coração e dos sentimentos de fraternidade. Banhai-os com vossa doçura. Derramai sobre tantos corações endurecidos, o bálsamo do vosso amor.

Descobrir o sonho em cada amanhecer No teu sorriso o meu embalo de ser Tua força é meu galho renascido Numa brisa de amor em que te invento
Tua pele cheira a ternura e amanhãs Num compasso de espera sem medida Um Norte que se faz perto num querer Uma saudade de mel e sentimento
Desejar o sopro da alma querida Um pedaço vence o tempo perdido Um rio que corre nas margens limpas De um Horizonte sem linha nem partida
Vestir o Amor num corpo de abrigo Uma Lua ao sabor da esperança Uma montanha no teto do sonho . Tu e Eu num abraço sem fundo

A vida não é acaso, teve o seu grande Arquiteto, Que nos criou como irmãos, com carinho e muito afeto, Nos criou à sua imagem e naquele momento dizia: "Vão ter tudo que quiserem para passarem seus dias".
Olhando um mundo tão belo, falar quase não puderam, Passaram o dia pensando: que tanta coisa nos deram! Um chão coberto de flores, árvores e passarinhos, O vento cortando a mata e rio cantando baixinho.
Um sol bonito ajudando as plantas verdes crescerem, E terra boa, tão fértil, para todos sobreviverem. Uma lua fina e bonita, que a noite nós vamos ver, Estrelas no firmamento mostram a grandeza do ser.
A força bruta nos deram para o trabalho pesado, Nos deram coragem e calma e do saber fomos dotados. Nos deram coisa sublime que só o homem a tem, A maravilha do mundo: o amor que o ser detém.
Porém a mais importante, a coisa bela e sagrada, Que o Deus da vida nos deu não nos pedindo nada, Não importando a cor, raça ou mesmo a idade, O dom mais precioso da vida: a sonhada liberdade.
Liberdade que não é somente o ir e o vir, É também poder falar, comer, beber e vestir, Poder levar a família um dia pra passear, Ter o direito sagrado de sorrir e trabalhar.
Se no Nordeste isto temos, sentimos e praticamos, Que até podemos dizer: que povo feliz somos! Temos a opção de sentir, olhar e nada fazer, Ficar de braços cruzados, esperando só morrer.
Os dons da vida nós temos na força da natureza, Porém não terão valia se só servirem à riqueza. Façam o bem não façam o mal, façam a coisa acontecer, Se todos fizerem isto, certamente vão vencer.

Até que sejamos mestres Não somos mestres de nada Somos aprendizes aprendendo Se não somos perfeitos como a fonte É porque nossa transformação é constante Como a da água do rio corrente.
Mestres são cristais lapidados Se às vezes não se mostram tão reluzentes É que nalgum momento emergente Se mostram feras, homens, "só gente".
Vivendo e aprendendo Errando, acertando Nos escondendo e nos mostrando Muitas e muitas vezes, não somos, estamos.
Sagrar-se-á mestre a alma Quando for capaz de tudo e de nada De cultivar, reconhecer, respeitar e amar As chagas adquiridas ao longo desta jornada.