A figura da avó não é mais daquela mulher que descansa numa cadeira de balanço, faz crochê ou prepara bolinhos de chuva à tarde.
Elas são mamães duas vezes, são a voz da experiência, algumas cozinheiras de mão cheias.
Muitas ajudam na educação dos netos, cuidam deles na ausência dos pais e fazem de tudo para se aproximar e dar carinho.
Elas agora são modernas, mergulham nas ondas da internet, respondem e-mail, entram em redes sociais como o Orkut, se relacionam com outras avós nos sites. Não há regras nem limites para cumprir a missão de ser avó, um universo cheio de histórias.
Parabéns a todas as avós!
Era um pequeno menino que visita seus avós na fazenda. Lhe foi dado uma espingarda de chumbinho para brincar, do lado de fora, nas árvores. Praticou nas árvores, mas nunca poderia atingir um alvo de verdade. Desanimado, ele voltou pra casa, para o almoço.
Enquanto andava, viu o pato de estimação da vovó. Em um impulso, mirou na cabeça do pato e o matou. Ficou chocado e aflito. Em pânico, escondeu o pato inerte na pilha de lenha. Então descobriu que sua irmã lhe observava. Sally tinha visto tudo, mas não disse nada.
Após o almoço daquele dia, vovó disse, - Sally, me ajude a lavar os pratos.
Mas Sally respondeu, - Vovó, Johnny disse-me que quer ajudar hoje na cozinha, não é Johnny?
E então lhe sussurrou, - Lembra-se do pato?
Assim Johnny ajudou com os pratos.
Mais tarde, vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar, e vovó disse, - Sinto muito, mas eu preciso que Sally me ajude.
Mas Sally sorriu e disse, - Bem, isso não é problema porque Johnny me disse que queria ajudar.
E sussurrou outra vez, - Lembra-se do pato?
Sally foi pescar e Johnny ficou.
Após alguns dias com Johnny fazendo o seu trabalho e o de Sally, finalmente não poderia esperar mais. Foi até a vovó e confessou que matara o pato. Ela ajoelhou-se, deu-lhe um abraço e disse - Querido, eu sei. Eu estava na janela e vi a coisa toda. Mas porque eu te amo, eu o perdoei.
E ela continuou, - E também porque eu te amo, eu queria ver por quanto tempo você deixaria que o medo e a mentira, fariam com que você deixasse Sally fazer de você o seu escravo.
Vovós são feitas sob medida pra gente se enroscar nelas... Elas são quentinhas e cheirosas... As vovós conhecem todos os versinhos, contam as histórias mais incríveis, as de verdade e as da imaginação, as que fazem a gente pensar... chorar... rir. As avós são as melhores professoras do mundo! Ensinam de tudo... desde fazer tricô, passando pelos Beatles, Pixinguinha, Charlie Chaplin, a dançar valsa, regras de tênis, pôquer, buraco, cores dos sinais de trânsito, como sair de certos apertos... tudo elas sabem, até usar um computador! Mães resolvem o que é melhor pra gente. Avós resolvem o que é mais divertido... Mas, o mais importante de tudo, é que avós fazem a gente se sentir sempre muito especial!
Tem coisas na vida que só a experiência é capaz de criar. Quando vejo sua forma serena de encarar o mundo, eu aprendo muito.
Nada me faz mais feliz do que conhecer a vida através dos seus exemplos. Quando eu erro, tem a vovó que me compreende. Quando eu acerto, tem a vovó que aplaude. Quando eu descubro a pólvora, tem a vovó que acredita, e quando estou feliz, tem a vovó que está muito mais ainda.
Ah vovó, quem teria esse rostinho carinhoso, esse olhar seguro, e tantas histórias bonitas escritas no coração.
Deus com certeza vai te presentear com muitos dias iguais a este. Hoje é um dia precioso para mim, porque simboliza a maior felicidade que um coração de neto pode sentir.
A de dizer com muito carinho. Feliz aniversário, eu te adoro.
15 de janeiro ? Descansei a semana toda. Meu dono me leu regularmente nas primeiras noites no início deste ano, mas penso que se esqueceu de mim agora.
2 de fevereiro ? Faxina na casa. Tiraram o pó de cima de mim, como de outros objetos, e me colocaram no lugar de costume.
8 de fevereiro ? Meu dono usou-me por uns momentos depois do jantar. Estava procurando alguns textos. Fui à igreja hoje!
2 de abril ? Eu estive bem ocupada hoje. Meu dono tinha de dirigir uma reunião de oração e me consultou buscando algumas passagens. Teve bastante dificuldade de encontrar uma, apesar de ela estar no mesmo lugar.
l de maio ? Gastei toda a tarde no colo da vovó. Ela está aqui de visita. Deixou cair algumas gotas de lágrima sobre Colossenses 2.5-7.
6 de maio ? Outra vez no colo da vovó esta tarde. Ela gastou a maior parte do tempo meditando em 1 Coríntios 13 e nos últimos versos do capítulo 15.
7, 8 e 9 de maio ? No colo da vovó todas as tardes. Que lugar confortável! As vezes ela fala comigo e de outras me lê.
10 de maio ? A vovó viajou para sua casa hoje. Ela me beijou e me disse "adeus"! Estou outra vez no meu lugar de costume.
10 de julho ? Fui colocada numa mala entre roupas e outros objetos. Penso que vamos passar alguns dias fora.
10 de julho ? Ainda na mala, apesar de quase todas as outras coisas terem sido colocadas noutro lugar no quarto.
15 de julho ? Em casa outra vez e no meu lugar costumeiro. Fiz uma longa viagem. Nem sei por que me levaram consigo... Não saí da mala...
1 de agosto ? Que calor! Duas revistas, uma novela e um chapéu, tudo em cima de mim. Oh. Se eles pelo menos tirassem estas coisas de sobre mim!
10 de setembro ? Limpeza. Tiraram o pó e fui colocada no meu lugar para um longo descanso...
Será este o diário da sua Bíblia?
Dt 11.18: "Ponde, pois, estas Minhas palavras no vosso coração e na vossa alma".
Dt. 32.47: "Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã, antes é a vossa vida".
Ouvi uma história muito bonitinha outro dia, a respeito de uma menina que sonhou ganhar uma boneca nova no Natal.
Ela "namorou" a boneca muitas vezes na vitrine da loja e fez questão de mencionar seu desejo em frente de toda família pra ver se alguém se comovia. O Natal chegou e, para sua surpresa, a boneca veio muito bem embrulhada num pacote cheio de laços vermelhos e dourados. – Obrigada vovó, você é mesmo demais.
A festa foi se desenrolando, as horas passando até que a garotinha começou a ficar sonolenta. Ela juntou ao seu redor todos os presentes que havia ganhado, mas não conseguia se acomodar. Foi então que ela desapareceu da sala. A vovó saiu a sua procura e a encontrou em seu quarto, agarrada a sua velha bonequinha, com feições desmaiadas, pouco cabelo e sem um braço.
– Parece-me que você não gostou tanto assim de sua nova boneca! Veio dormir com sua boneca velha., perguntou a vovó da menina.
– Vovó, eu adorei a boneca nova, mas sabe, ela é tão linda que qualquer pessoa pode amá-la, esta aqui não tem ninguém para amá-la, senão eu., respondeu a menina.
Achei que esta história poderia nos ensinar alguma coisa sobre aceitação das limitações e dos defeitos – feiuras – dos outros. Uma amiga me deu um quadrinho que diz: "Amiga é alguém que sabe tudo sobre você e ainda gosta de você." É tão fácil amar o amável, o belo, o bondoso.
Quando você tiver dificuldade de aceitar e amar alguém lembre-se que Deus o aceita como você é e o ama "apesar de você".
Há alguém no seu dia-a-dia difícil de engolir? Pois decida a amá-lo. Amar é muito mais uma decisão do que uma emoção. Decida primeiro que a emoção virá depois.
Vovó, nós temos muita sorte de sermos netos de alguém como você.
Você é sinônimo de carinho, atenção, meiguice, amor, dedicação, paz, solidariedade e muita sabedoria.
Você vovó, é a luz que nos livra do medo, é o colo que nos protege do frio, a rocha firme que nos transmite segurança. Quando precisamos de algum conselho, encontramos em você amparo, quando andamos famintos da vida, nos ofereceu um banquete de paz.
Porque você é assim, sempre querendo nos agradar e nós sempre nos deliciamos nos seus agrados.
Hoje é um dia muito especial, você está completando mais um ano de vida, vida dedicada aos seus filhos e netos, e por tanto amor, nós te amamos muito.
Feliz aniversário vovó, que Deus lhe preserve assim, essa avó maravilhosa, que nos faz tão felizes.
Parabéns, tenha um dia maravilhoso, cheio de bênçãos para iluminar ainda mais o seu belo caminho, sua bela vida.
Felicidades vovó.
Mais uma vez é o seu aniversário e com muita emoção escolhi esta maneira de dizer-te como és especial e merecedora de todas as coisas e acontecimentos lindos da vida.
Parabéns minha avó e que Deus mais uma vez te abençoe em sua caminhada, pois uma pessoa como a senhora merece o melhor de mim e de todos nós que fazemos parte de sua vida.
Que durante todo este dia a luminosidade inunde a sua alegria te fazendo sorrir com meiguice e benevolência.
Jamais quero te ver triste vovó, pois és uma privilegiada.
Tudo que a senhora nos ensina é o livro que sigo sem medo de abrir, pois sei que as lições que nele se encontram é o que de fato preciso para viver e ser feliz.
Parabéns vovó, que nesta data tão linda estejamos mais uma vez lado a lado para agradecermos a Deus pela sua vida e pela minha também.
Parabéns Vovó!!!
Nessa data, quero parabenizar uma pessoa muito especial.
Tenho uma grande admiração por você vovô, homem maravilhoso, guerreiro, avô, pai, amigo, super-homem, com enorme coração.
Compreende seus netos, eternas crianças sempre pedindo sua ajuda. E é por tudo isso vovô, que eu faço essa homenagem sincera, e saiba que enquanto eu existir, a solidão não fará parte da sua vida.
Pois eu te adoro muito.
Neste dia especial, peço a Deus que continue iluminando seus passos e lhe guiando pelos bons caminhos da vida.
Vovô, te amo muito e te amarei eternamente.
Feliz Aniversário!
Eu era pequena ainda quando um novo bebê chegou à nossa casa. Certamente devia alegrar-me com o irmãozinho porém os cuidados e atenções com que nossos pais cercavam encheu-me de ciúmes e muitas vezes chorava ao pensar que tinha perdido o carinho antigo.
Vovô cultivava uma horta nos fundos de nossa casa. Em certo dia em que eu estava mais envenenado de ciúmes do que nunca, ele me chamou. Fui ver o que queria. Estava de cócoras junto a um canteiro onde semeara alface. As mudinhas, de um verde muito tenro, brilhavam à luz daquela manhã límpida e tranquila. Vovô, mergulhado no trabalho de separar, delicadamente, as mudinhas, não parecia ter percebido a minha emoção. Ele me disse:
– Preste atenção! Estou separando as mudinhas e, depois, irei plantá-las no lugar certo. Sabe, filho, o carinho é como a alface: precisa ser dividido para crescer melhor. Quando eu era da sua idade gostava muito de minha mãe. Fiquei rapaz e, um dia, conheci uma jovem, casei-me com ela e tivemos um filhinho.
Depois veio outro e outro. Mas, cada um que chegava não tirava nem um pouquinho do outro. O amor é uma coisa muito curiosa, quanto mais é dividido mais cresce e mais forte se torna. Seu pai e sua mãe estão ocupadíssimos com o bebê porque ele é pequenininho, frágil e desamparado. Mas pode crer que o amor que tinham por você ainda se tornou maior...
À medida em que eu via os pés de alface crescendo, belos e exuberantes, uma nova alegria nasceu em meu coraçãozinho ciumento. O carinho de papai e mamãe, dividido, crescia também, a cada dia, como aquela planta que tivera de ser dividida para que uma muda não sufocasse a outra.
Muitas vezes, depois disso, quando me perturbava o desejo de posse exclusiva, o canteiro de vovô parecia se retratar em minha mente, dando-me uma nova perspectiva de paz e serenidade.
Quanto mais dividido, mais forte e mais profundo se torna o amor. Nunca pude me esquecer disso...
Sendo mãe de dois meninos muito ativos, de um e sete anos de idade, às vezes me preocupo que eles transformem minha casa cuidadosamente decorada em um canteiro de demolição. Em meio a sua inocência e às suas brincadeiras, de vez em quando derrubam meu abajur favorito ou desarrumam meus arranjos bem planejados. Nesses momentos, quando nada parece sagrado, lembro-me da lição que aprendi com minha sábia sogra, Ruby.
Ruby é mãe de seis e avó de treze. É a encarnação da gentileza, da paciência e do amor.
Num Natal, todos os filhos e netos estavam reunidos, como de costume, na casa de Ruby. Apenas um mês antes Ruby havia comprado um lindo carpete branco, depois de viver com o mesmo carpete durante vinte e cinco anos. Ficara felicíssima com o jeito novo que ela dava à casa.
Meu cunhado, Arnie, tinha acabado de distribuir seus presentes entre todas as sobrinhas e sobrinhos – mel natural premiado de seu apiário. Eles estavam super animados. Mas quis o destino que a pequena Sheena de oito anos de idade derramasse seu pote de mel no carpete novo da vovó fazendo uma trilha escada abaixo por toda a casa.
Chorando, Sheena correu para a cozinha e para os braços de Ruby. - Vovó, eu derramei todo o meu mel em cima do seu carpete novo.
Vovó Ruby ajoelhou-se, olhou carinhosamente nos olhos chorosos de Sheena e disse: - Não se preocupe, querida, podemos lhe arrumar mais mel.
Vovô, parabéns por hoje, por todos os dias da sua vida. Quero poder te abraçar em forma de mensagem e dizer o quanto sua presença em nosso meio é gratificante.
Parabéns vovô, mais um ano que passa e traz para todos nós essa emoção de cantar no seu dia, mais um parabéns à você.
Que essa data se repita, trazendo muitas bênçãos para o seu viver. Que a sua vida seja repleta de alegria e prazer. Que o seu olhar tenha sempre este brilho de vida e força.
Feliz aniversário, que essa data seja sempre esperada com alegria e festa, afinal, ter um avô assim para abraçar cada ano é muito bom para todos nós.
Felicidades vovô, nós somos uma família feliz. Feliz por tê-lo perto de nós.
Parabéns!
Chega de tanta injustiça de castigo e confusão! Vou pra casa da vovó, não tem outra solução!
Estou mesmo decidido e pra sempre eu me mudo. Aqui eu não posso nada e por lá eu posso tudo!
Posso comer chocolate, posso até me empanturrar. Posso comer sobremesa até antes do jantar.
Mesmo que eu faça bagunça, vovó não briga comigo. Se eu beliscar o irmãozinho, vovó não me põe de castigo!
Vou fazer a minha mala, meu carrinho eu vou levar. Vou levar o meu cachorro e o meu jogo de armar.
Vou levar meu travesseiro, levo também meu pião, pego os meus livros de história e o meu time de botão.
Levo as coisas que eu gosto, pra ter tudo sempre a mão: levo também o papai, a mamãe e o meu irmão!
Vovó do meu coração, hoje é o dia de celebrar e homenagear todas as avós, e eu quero aproveitar para dizer o quanto admiro e amo a minha vovó, a mais especial, a mais carinhosa, você! Feliz dia da vovó!
Que Deus presenteie você com muitos e muitos anos ainda, pois sua sublime existência para todos é imprescindível, e especialmente para mim, que tanto amo você.
A principal utilidade do avental de vovó era proteger o vestido embaixo, mas junto com isso, serviu como um pegador para retirar panelas quentes do forno. era ótimo para secar lágrimas das crianças, e em algumas ocasiões foi usado até mesmo para limpar orelhas sujas.
No galinheiro o avental foi usado para carregar ovos, pintos inquietos, e às vezes, para levar ovos que precisavam ficar aquecidos na chocadeira.
Quando estranhos apareciam, o velho avental era esconderijo perfeito para crianças tímidas. e quando o tempo estava frio, vovó o enrolava em seus braços. Aquele grande velho avental limpou muito suor da testa, que transpirava debruçado sobre o quente fogão à lenha. A lenha era trazida até a cozinha nesse avental.
Da horta carregou todo tipo de verdura. Depois servia para jogar as cascas no lixo. No pomar, foi usado para trazer as maçãs que tinham caído das árvores.
Quando inesperada visita surgia no alto da estrada, surpreendia quantos móveis aquele velho avental deixava sem poeira numa questão de segundos.
Quando o jantar estava pronto, vovó saia na varanda gritando e acenando com seu avental, e os homens sabiam que era hora de deixar o campo.
Levará um longo tempo até que alguém consiga inventar algo que substitua aquele antigo avental que serviu a tantos propósitos.
Esta leitura lhe trouxe recordações?
No dia das avós, é comum as mais lindas mensagens de amor e carinho, serem enviadas com flores, presentes, surpresas, para aquela que é o melhor privilégio extra que qualquer criança pode ter.
Avó é aquela pessoa que eu chego pertinho e ela tem sempre uma palavra certinha pra tudo que eu pergunto, e parece que a minha pergunta fez com que ela achasse uma resposta que procurava há muito tempo.
Por mais tempo que eu precise, ela sempre tem muito tempo pra mim e consegue parar tudinho que fazia simplesmente pra me escutar.
E se tenho soninho. só ela tem as musiquinhas mais gostosas que já ouvi, e consegue que num minutinho tudo se ajeite, e parece que sempre tudo vai ser sempre muito bom.
Avó é quem tem as receitas mais gostosas e faz os docinhos e biscoitinhos mais cheirosos que já comi.
Ela conta pra mim coisas que aconteceram com meus pais, coisas de antigamente, e parece que sabe tudo, me ensina a jogar video game... a usar o videocassete.. a usar o computador... e às vezes fico pensando.. será que ela é mesmo velhinha? acho que não.
Ser avó é mostrar que tem orgulho de mim, como se tivesse recebido uma medalha ou um troféu muito lindo! Eu!
E hoje vovó, queria que soubesse o quanto me orgulho de ter uma vovó tão linda e amiga como você!
Feliz Dia da Vovó!
A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor. Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria.
A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos "dengando", nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.
Você é um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.
Amo você Vovó...
Chovia. Mariana ficou com uma preguiça enorme de sair de casa!
– Acho que não vou visitar o asilo hoje – comentou com sua mãe. – Mas você combinou com seus amigos – lembrou-lhe a mãe. – É seu compromisso ir. Eles todos estarão lá, esperando! – Eu sei, mãe... Mas está chovendo! – E daí? Os velhinhos precisam de atenção, não importa se chove ou faz sol. Vá, minha filha, e verá que a preguiça vai embora!
Mariana sabia que isso era verdade. Adorava as visitas ao asilo. Ela também sabia que, às vezes, há dias em que a gente tem vontade de ficar em casa e assistir a um filme legal, ler um livro, andar de bicicleta... Mas lembrou-se de que, quando conversa com os vovôs, não vê o tempo passar... E sempre volta para casa mais feliz, com aquela sensação gostosa de quando a gente bate um papo com nossos melhores amigos!
Foi o que aconteceu! Quando Mariana pensou com amor em seus amigos "mais velhos" a preguiça foi embora. Mesmo com a chuva, foi ao asilo. Percebeu como os velhinhos ficaram felizes em ter alguém para conversar! E, principalmente, o quanto ela era a maior beneficiada naquela tarefa.
E você, já pensou de que maneira poderá contribuir, para fazer alguém mais feliz?
Vovó, sem o seu amor, sem seus conselhos, não seríamos nada e certamente cairíamos várias vezes no lado sombrio e perigoso da vida. Somos felizes, porque felizmente nossa família teve você para evitar que tudo isso acontecesse.
É certo que desentendimentos existem, mas acreditamos que nossos momentos de alegria e união, apagam qualquer lembrança triste de nossa memória.
Temos você, como nosso porto seguro, sua presença mantém a união da nossa família, e se cada um de nós aprendemos o verdadeiro valor da vida, foi por tudo que nos ensinou.
Queremos desejar um feliz aniversário e pedir que esteja sempre ao nosso lado, porque precisamos dos seus ensinamentos, afinal é para isso que temos uma avó maravilhosa para nos ensinar o caminho do bem.
Amamos você, e desejamos vê-la sempre sorrindo e satisfeita com o que vê quando olha para a nossa família. Feliz aniversário vovó.
Amamos muito você.
Querida vovó, quando penso em você sorrio e sinto meu coração aquecido por todo o amor e carinho que você já me deu nesta vida. Nunca vou poder retribuir com justiça tudo que você já fez e deu para mim, mas meu amor, respeito e admiração por você são eternos e incondicionais.
Hoje quero apenas desejar a você um dia maravilhoso, pois você merece tudo e mais um pouco. Que este dia seja de muita paz e alegria e elas inundem seu coração. Bom dia, vovó!
Meu querido avô, desde muito cedo me acostumei a vê-lo como uma fortaleza, o grande pilar sobre o qual assenta toda nossa família. Cresci admirando sua determinação, sabedoria, força, energia, e agora vê-lo assim doente, parte meu coração.
Desejo que melhore rápido e totalmente, vovô, e enquanto sua situação não mudar, vou orar por você, e ajudar como puder. Mas eu sei que você vai conseguir, pois não existe homem mais guerreiro e capaz que você! Te amo, vovô!
Vovó, você é duas vezes mãe...
Duas vezes carinho...
Duas vezes amor...
Duas vezes compreensão...
O que mamãe fez por mim, você fez por ela também...
Por tudo que és, exemplo de paz, de amor e de afeto...
Te amo vovó parabéns pelo seu dia!