Mensagens de Solidão

Há alguns anos conheci uma família muito eficiente na arte de usar a tesoura. Os amigos de cada uma das pessoas da família passavam por constante votação para determinar se estavam à altura dos padrões impostos pela mãe e pelo pai. Um deslize resultava em afastar alguém do estreito círculo de "amigos". Qualquer um que não reagisse imediatamente com grande gratidão era eliminado da lista da próxima vez. Cortado!
Um dia eu também passei pela tesoura daquela família. Nunca soube exatamente o motivo, mas soube também reconhecer que, uma vez cortada, não havia mais esperanças de ser readmitida na vida deles.
No ano passado, a mãe da família morreu. O pai e as filhas, esperando que uma grande multidão comparecesse para o último adeus, pediram a ajuda da polícia local para controlar o trânsito. Enviaram telegramas, telefonaram, os hotéis da localidade foram avisados.
Contudo, no final, apenas o marido, as filhas, os genros e um neto ou dois participaram do ofício fúnebre.
Cortar as pessoas imperfeitas de nossa vida é um convite à solidão. Quem sobraria para ser nossos amigos?
Existe alguém que você gostaria de incluir novamente em seu rol de amigos? Que tal dar-lhe um telefonema?

1- Faz a gente se sentir bem.
2- Acaba com a solidão.
3- Retarda o envelhecimento.
4- Abre passagem para o sentimento.
5- Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraços e quando nossos braços estão ocupados, enlaçados em volta de outros.
6- Faz a gente superar o medo.
7- Alivia a tensão.
8- Combate a insônia.
9- Mantêm em forma os músculos dos braços e dos ombros.
10- É democrático: todo mundo tem direito a um abraço!
11- É ecologicamente benéfico, não tumultua o meio ambiente.
12- É portátil.
13-Torna os dias mais felizes.
14- Torna viáveis os dias impossíveis.
15- Preenche espaços vazios em nossas vidas.
16- Não requer equipamento especial.
17- Do ponto de vista energético é eficiente e economia calor.
18- Não exige ambientação especial: qualquer lugar é ótimo para um abraço!
19- Constrói a autoestima.
20- Propicia exercícios de flexão se você é alto.
21- Continua trazendo benefícios mesmo depois de desfeitos.
Aquele abraço da amiga...

É estranho, mas cheguei à conclusão de que há uma pequena dose de dor em tudo o que envolve o amor.
O amor dói em forma de saudade, quando sentimos a ausência de alguém, por distância ou mesmo morte.
O amor dói pela solidariedade, pois quando sabemos que o ser amado sofre, sofremos juntos. O amor dói fisicamente, pois trazer alguém ao mundo, como fizeram todas as mães, é um ato nobre, mas extremamente dolorido.
O amor traz a angústia da falta, mas nos recompensa pela eventual presença física e nos traz a felicidade de algumas certezas indizíveis e indescritíveis. afinal, sabemos quando somos amados.
Ele não precisa ser reafirmado durante as 24 horas do dia. Não precisa ser juramentado ou confirmado em cartório. Ele apenas existe, paira sobre as almas e os corações como se fosse um anjo de asas generosas e grandes. Se traz o medo da solidão, traz, por outro lado, a certeza da companhia.
Existem várias formas de amor: o fraternal, o romântico, o filial, o maternal ou paternal. Cada um se manifesta de forma diferente. Cada um traz angústias peculiares, mas todos eles guardam uma carga de emoção tão forte que não pode ser explicada por palavra qualquer, e muito menos ser medida por qualquer aparelho.
O amor dói, também, quando nos sentimos impossibilitados de ajudar, quando nos sentimos impotentes diante da dor do amado, diante do sofrimento do outro. Amor é sinônimo de sincero interesse pelo bem estar do próximo, é antônimo de desprezo.
Não há nada mais belo no mundo do que amar de forma franca, sem qualquer dissimulação. Assim, quero que saibas que sempre que penso em ti, os meus pensamentos são os mais puros e sinceros.
Penso em tudo o que possa te trazer conforto e prazer, em tudo o que possa te fazer mais feliz.
Jamais medirei esforços para dar-te tudo o que mereces. Tu és uma joia, algo raro, belíssimo e valioso, que eu quero guardar comigo, no meu coração, pelo resto da vida, mesmo que isso ainda me custe mais algumas inquietudes.
Eu, sinceramente, amo você. E farei qualquer coisa em nome deste sentimento.

Deus, de infinita bondade, não permita que eu desista da caminhada. Dai-me a força para sobreviver em meio a tantos desencontros. Permita-me seguir a luz que me leva ao caminho certo, mesmo que os atalhos, me mostrem um falso colorido.
Ajuda-me a realizar o que me propus: conseguir levar harmonia aos meus irmãos. Levar sempre um sorriso nos lábios para contagiá-los. Ter o calor nas mãos para aquecer o frio dos que estão em solidão. Ter o brilho nos olhos para indicar o caminho a quem está sob minha guarda mesmo que meu desejo seja chorar.
Deus, que sua bênção possa envolver o coração dos que me rodeiam e possam sentir minha verdadeira luta pela paz, para o entendimento e para a harmonia entre todos.
Deus, quero chegar no meu momento, que só vós conheceis, e poder lhe dizer: Pai, daqueles que me confiaste durante minha caminhada pela vida... Não perdi nenhum!

Às vezes a vida vai ficando um tanto vazia. Os dias são sempre iguais e nada acontece. Apenas um suave e longo canto de nostalgia a soar no coração que logo cedo entristece.
Das estações que passam muito rápidas em seus desvelos, se percebem marcas do passado, em tantas utopias desejadas e quimeras flácidas sem aquele afagar do sentimento materializado.
Mais ainda, em prantos, quando o peito treme em agonia, delirante, febril, invadido de solidão, nas frias madrugadas em que o corpo geme e implora a suave brisa de uma doce emoção.
O cansaço vem de um solitário coração sofrido em ânsias tantas que nem a luz da alva lua consegue aplacá-lo. Aquele seu amor já vencido corroído pelo ciúme, o deixa como mendigo de rua.
Ele implora por alguém com braços de purpurina que o faça sentir-se amado em poucos momentos de ternura desmedida e afeto tal qual a bailarina que rodopia no salão com seus pés em lamentos.
A porta se abre, o abajur ilumina. Música no quarto. Ela chega e o arrasta em suas evoluções e primícias até se descobrirem um só em seu bailado farto de ricas fantasias, folguedos e mil carícias.
Iluminados e felizes, sentem a veracidade da crença, de que o amor move montanhas e constrói o paraíso. Se todos fossem iguais a você... ela emocionada pensa e sorri satisfeita porque sabe que amá-lo é preciso.

Quantas estrelas cabem no escuro do céu? Quantos grãos de areia recebem das ondas o sabor? Quantas flores escondidas, desabrocham ao céu? Quanto sentimento se esconde dentro da palavra amor É o conceito de imensidão: tudo cabe nas mãos, quando seguro as suas. tudo cabe em meu peito, num abraço na rua. muitos beijos em meus sonhos, quando olho para a Lua. mil arrepios e calor, quando me deito...
Imenso é pouco quando penso no tempo em que estive longe. Imenso é pouco quando meço meu desejo de estar mais perto. Imenso é pouco quando entendo que meu tempo talvez nunca exista. Imensa é a dor por estar tão perto e ao mesmo tempo distante, numa simples visita!
Ah! Se as energias pudessem ser a olho nu vistas! Pessoas de longe estariam a admirar os raios de luzes azuis e rosas se entrelaçando, formando uma dança, uma trilha, um arco-íris, fundindo-se e gerando outros feixes multicoloridos...
Vibrações coloridas em forma de energia pura, sem mal ou cura, sem dor ou solidão. Nunca mais nossas cores seriam as mesmas, pois de alegria se tornariam turquesas, lilases ou brilho puro, sem medo da tristeza ou do escuro, sem medo do nunca mais, ou do adeus!
Assim percebo, acredito e trilho, estas cores, sensações, vibrações e brilhos, do meu corpo tentando escapar, visto que a IMENSIDÃO não me cabe, NEM MESMO DENTRO DO CORAÇÃO!

Nos dias de tempestade, o Pai está ao seu lado lhe amparando e lhe dando forças para prosseguir.
Nos dias de provação, o Pai está ao seu lado lhe estendendo a Sua mão para que você possa enxergar a luz a iluminar os seus passos.
Nos dias de solidão, o Pai está ao seu lado lhe trazendo palavras de esperança que serenam o seu Espírito.
Nos dias de angústia, o Pai está ao seu lado restabelecendo a harmonia que irá acalmar o seu ser.
Nos dias de sofrimento, o Pai está ao seu lado lhe mostrando que após a dor, um novo horizonte sempre surge.
Nos dias de tristeza, o Pai está ao seu lado trazendo a confiança que alegra o seu coração.
Nos dias de desespero, o Pai está ao seu lado mostrando o caminho da paz espiritual.
Nos dias de loucura, o Pai está ao seu lado trazendo a serenidade que acompanhará os seus passos.
Nos dias de dúvida, o Pai está ao seu lado mostrando que é a fé que lhe conduzirá até as respostas que almeja.
Nos dias de desânimo, o Pai está ao seu lado renovando as suas esperanças para que continue essa jornada.
Nos dias de calúnia, o Pai está ao seu lado confortando o seu Espírito dos ataques que venha a sofrer.
Nos dias de engano, o Pai está ao seu lado lhe mostrando que sempre é possível buscar pela renovação.
E nos dias de descrença, o Pai está ao seu lado reafirmando o Seu amor e lhe mostrando que está de braços abertos.
Porque em todos dias, o Pai está ao seu lado lhe guiando até Ele...

Qual foi o mais voraz amor?
A exposição de Julieta e Romeu;
A obsessão de Sansão e Dalila;
Ou, meu amor por você?

Esperar tantos anos, Jacó
Pelo único amor, Raquel
Sete e quão mais sete,
Pelo único sonhado instante.

Posterior a grande dor, Noemi
Imenso prêmio recebeu, Boás
Fidelidade perfeita, Rute
Alcançou o cetro do rei.


Qual foi o mais veraz amor?
Meu sofrimento por ti;
Minha solidão sem ti;
Minha escuridão sem ti.

Qual foi o mais veraz amor?
A exposição de mim por ti;
A obsessão de mim por ti;
Ou, meu grande amor por ti?

Fui à clínica do Senhor para fazer uma consulta de rotina. E constatei que estava enfermo. Quando Jesus me tomou a pressão, viu que estava baixa de ternura. Ao medir-me a temperatura, o termômetro registrou 40o C de ansiedade. Me fez um eletrocardiograma e o diagnóstico foi que necessitava bombear mais amor, pois as minhas artérias estavam bloqueadas de solidão e saudade, e não abasteciam meu coração vazio.
Passei pela ortopedia, já que não podia caminhar ao lado do meu irmão, e tampouco dar um abraço fraternal, porque havia me machucado ao tropeçar nos problemas. Também me diagnosticou miopia, já que não podia ver mais nada além das coisas negativas do meu próximo.
Quando me queixei de surdez, Jesus disse que eu havia deixado de escutar Sua voz a cada dia. É claro que Jesus me deu uma consulta gratuita e, graças à Sua misericórdia, prometo que ao sair desta clínica, tomarei somente os medicamentos naturais que me receitou através da Sua verdade. Ao levantar-me, beber um copo de agradecimento.
Ao chegar ao trabalho, tomar uma xícara de paz. A cada hora, ingerir um comprimido de paciência e uma cápsula de humanidade. Ao chegar em casa, injetar uma dose de amor. E, antes de dormir, tomar duas doses de consciência tranquila.
Não se deprima nem se desespere pelo que está vivendo hoje. Deus sabe o que você sente. Ele sabe perfeitamente o seu limite e não deixará passar deste ponto. O propósito de Deus para você é admiravelmente perfeito. Ele deseja lhe mostrar muitas coisas que somente compreenderia estando exatamente no lugar onde está e na exata condição que vive agora neste lugar.

Quantas vezes pensamos: Ah, se eu pudesse começar de novo, faria tudo diferente...

Começar de novo não é necessariamente começar novo. Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, pense novo. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rupturas, mudanças dramáticas, perdas, rejeição, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim das grandes crises, das guinadas da sorte, das puxadas de tapete. Às vezes, só criamos coragem depois que perdemos o rumo, o chão. Na maior parte das vezes, só enxergamos com clareza quando estamos de fora.

Começar novo não é reiniciar, é inventar outro padrão. É preciso reconhecer os erros, os nossos e os alheios, as fraquezas, os excessos, os entraves. Começar novo é permitir-se inclusive novos enganos, erros, fragilidades mas não os mesmos.

Só quem já apanhou da vida é capaz dessa façanha: passar os planos a limpo, faxinar os porões do coração, despedir-se daquelas dores crônicas, libertar-se do passado. Quando os velhos modelos falem, os antigos códigos não dizem mais nada, o futuro imaginado desaparece e até os sonhos murcham mas a despeito de tudo você percebe saídas, diagnostica a crise, identifica as fragilidades e não se dá por vencido, nesse momento você está engendrando o novo. Não uma retomada mas uma nova história.

Só quem viveu bem suas perdas e enganos pode começar novo. Só quem conhece o peso do fracasso, da solidão e da esperança perdida pode trocar de pele, escolhas, script. Como disse o filósofo: O que não me mata, me fortalece. Alguns caminhos, erros e ideais só se percorre, comete e persegue uma vez. Muitos deles têm prazo de validade. Nossas escolhas, certezas e sonhos não são estáticos nem imexíveis; muitas vezes são eles que se mudam de nós, desistem de nós. Insistir é burrice, é prolongar o desgaste.

Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, seja generoso, diga sim, surpreenda-se e experimente ser a pessoa que você se tornou depois que enfrentou suas noites traiçoeiras, chorou suas perdas, atravessou seus desertos, matou seus leões.

Hilda Lucas

Ninguém é feliz sozinho, ninguém consegue se realizar com a solidão por isso é que um dia pedi a Deus que me mandasse alguém, alguém que me desse amor, que me fizesse feliz, que me ajudasse a acreditar nos sonhos então Ele me deu você.
Eu sabia que um dia eu iria lhe encontrar, viveria dias de amor e muita dedicação, momentos que ficariam marcados para sempre na memória do tempo como esse que eu vivo agora ao seu lado, o seu aniversário. É difícil expressar o valor e o amor por você, porque a cada dia eu aprendo a lhe querer mais e mais.
É difícil dizer o que você representa para minha vida por que a cada dia encontro em mim um novo espaço ocupado por você, só sei que você me faz bem, me faz feliz, me faz realizado e muito amado.
Sou muito grato a Deus por ter lhe colocado em meu caminho, por ter me dado este grande amor e é em nome desse grande amor que sinto que hoje quero lhe desejar muitas felicidades, muitos anos de vida, muita saúde, sucesso e paz. Muita Paz, você merece.
Feliz Aniversário

Não me deixes debruçada nas águas da solidão, Donde a correnteza leva-me forçada Para longe do meu amor.
Não me deixes perdida nessa triste ilusão, Pois a ti, eu pertenço, pertenço também, Ao teu coração.
Não me deixes a mercê de palavras vãs, Que desnorteiam o meu pobre coração, Que ao se afastar de ti, quase morreu de dor.
Diga se isso não é amor, pois o que sinto, É quase como um clamor de um amor que perdeu A solidez quando de ti se afastou.
Assim é a vida de uma historia que começou, Mas o fim. ainda não chegou!

De tudo ao meu amor serei atento.
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto.
Que mesmo em face do maior encanto.
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento.
E em seu louvor hei de espalhar meu canto.
E rir meu riso e derramar meu pranto.
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure.
Quem sabe a morte, a angústia de quem vive.
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa (me) dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama.
Mas que seja, infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes

Ser amigo é muito mais Que um simples conselho, É muito mais que saírem juntos.
Ser amigo, É muito mais que um presente, Muito mais que um favor.
A amizade é muito mais que uma conversa. Ser amigo é ter uma lágrima nos olhos E ao encontro de um sorriso, fazê-la secar.
Ser amigo, É sentir-se feliz um pelo outro.
Ser amigo É compartilhar as alegrias, E até mesmo ser fiel na presença de momentos mais difíceis.
A amizade é mais que uma palavra É como uma pessoa que necessita de sinceridade para sobreviver.
Ser amigo e ter amigos São as armas para combater qualquer guerra da solidão. Há amigo que vale por muitos ditos 'amigos'.
A amizade é o sentimento que mais sobrevive Nas inconsequências dos nossos atos.
Ser amigo é tudo que eu gostaria de ser, Ter amigo é tudo que eu necessito... Pois necessito muito ser e ter Você Amigo!

O sucesso no trabalho, na escola, na realização das metas é fundamental para a qualidade de vida. Mas a fama que acompanha o sucesso não produz a felicidade! A fama produz aplausos, mas não a alegria. Produz o assédio, mas não elimina a solidão.

A fama pode se tornar uma armadilha para uma vida feliz, pois evapora a simplicidade, esmaga a sensibilidade, invade a privacidade. Há muitos famosos tristes e deprimidos. Lute pelo sucesso e não pela fama. Se a fama vier, dê pouca importância a ela.

Augusto Cury

Segundo Domingo de agosto
Comemora-se o Dia dos Pais
E os pais que vivem isolados
Em quartinhos de quintais
Os pais que vivem mudos
Porque os filhos sabem mais

Asilos e casas de repouso
Vivem esses marginais
Marginalizados pelos filhos
Essas feras racionais

Deus sabe quanto lutaram
Para criar esses filhos
Hoje são homens formados
Jogam seus pais em asilos

Quantos hoje são mendigos
Mãos estendidas pedem auxílio
Se eles ficam em casa
São verdadeiros empecilhos

Enquanto os velhos mendigam
Os jovens vivem tranquilos

Os filhos ouvem música
Ou assistem televisão
E o velho pai onde está ?
Sentado na cama no porão

Meu pai não gosta de nada
Vive bem com a solidão
Desci as escadas e fui ver
Vi o velho esfregando as mãos
Estava muito gelada
Com o frio da ingratidão

O absurdo dos absurdos
Eu quero contar pra vocês
Conheço um velho pai doente
Filhos casados tem três
Três casas para ficar
Cada casa fica um mês
Eu pergunto a mim mesma
Que mal este velho fez ?

Por que os filhos têm tudo
E os pais nunca tem vez ?

Tudo o que bate volta
É um grande ditado
Se teu pai vive assim
Tenha muito cuidado

O tempo corre, a vida passa
E você já está escalado
A dormir no porão úmido
E teu filho no sobrado

Quem semeia semente ruim
Vai colher fruto estragado..

Um dia, quando a solidão tomar conta de você,
e seus olhos clorarem por alguém e seus lábios
não souberem mais sorrir, lembre-se que em algum lugar,
onde você nem imagina, existe alguém que te ama,
alguém que sofre em silêncio por você e até morreria
somente para te fazer feliz...

A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e
ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos,
existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família,
e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão,
um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado FÉ, abundante
combustível chamado Paciência.

A pior saudade não é aquela que é provocada pela solidão ou um qualquer adeus, mas sim aquela que é sentida quando os braços da pessoa que amamos não se abrem para nós.

Ficar próximo de quem se ama, de quem o coração deseja intensamente e não poder ter essa pessoa... Aí reside a verdadeira dor de uma saudade impossível, uma saudade de algo que nunca existiu nem vai existir.

Querida, se assim posso te chamar, pois sei que não faço mais parte de sua vida. Que não posso mais te procurar, te encontrar, te desejar e até com você falar, e que ironia, pois quando mais tento ficar longe de você, é ai que mais sinto sua falta, estou perdido dentro de mim mesmo. Porque hoje tenho todo tempo, mas não tenho você, tenho as horas do dia e com ela seu calor e da noite seu silêncio para pensar, mas o sol não é sua luz e a noite em um silêncio necessário, eu não escuto sua voz.
Querida sei que posso te chamar de amiga, quando o que mais queria era te chamar de meu amor. Sou só um homem e você só uma mulher, mas como queria ser o homem de sua vida, pois em minha vida és minha mulher.
Estou reagindo diferente do que já agi, estou sentindo o que jamais senti, estou te fazendo sofrer, quando o que mais queria era te fazer sorrir, sei que sofro não só por mim, e sim porque não consegui te fazer feliz, este tempo sei que tive, e não soube aproveitar ou porque não pensei que iria te amar.
Meus pensamentos agora vagueiam, meu corpo descansa dessa angustia que me sufoca, não poder estar perto de você, te tocar como o vento te toca, ser o sol que te aquece, ou a lua a te iluminar, sei que te amo e de novo vem aquela pergunta, o porquê ?.Não disse quando estava com você, gritei para o mundo e perdi você, falei para todos que te amava, menos para você. Eu te amo e sempre vou te amar.
Meu grande amor, estou em uma noite sombria, minha fraquezas me fazem retornar ao meu esconderijo, sei que me escondendo assim não poderei ver a lua e me lembrar de você e muito menos sair e te ver, mas pelo menos não me humilharei, e não deixarei ninguém ver as lágrimas que rolam agora pelo meu rosto, não verás as chagas em meu coração, por este sentimento que hoje sinto.
O vento invade meu esconderijo, como se fosse você entrando, e por pouco tempo sinto minha dor sair, e não sinto a dor da solidão, e sinto só alegria, com aquela vontade de pegar o telefone para ouvir sua voz, e nessa hora meu grande amor, vem a loucura, pois não posso sair e ir até a presença sua.

Hoje é o dia de homenagear aquela pessoa tão importante nas nossas vidas, aquela que amamos como família, mas que não o é por direito de sangue, contudo, o é por direito de coração, o Amigo!

Quem tem um ou mais, sabe como são preciosos e precisam ser cuidados, amados, preservados, pois são tesouro por demais valioso. Quem tem amigos de verdade, sabe que solidão e desamparo não existem, pois quando necessário haverá um sorriso, uma palavra, uma mão do outro lado.

Eu tenho, e a eles e por eles todo o dia agradeço. Você que também tem um amigo de verdade, não perca tempo e aperte-o nos seus braços, lhe confesse o quanto o ama e aprecia a sua amizade, ou simplesmente tenha um qualquer gesto de carinho para com quem todo o dia está aí para você, mesmo que nem sempre pareça.

Aos amigos todo o nosso amor! Feliz dia do Amigo!

O amor deve falar uma linguagem que eu não entendo. As pessoas falam em felicidade e exibem os seus sorrisos de cumplicidade. Os livros guardam histórias de paixões que mudaram a vida dos seus intervenientes. Mas a mim, o amor apenas trouxe tristeza e decepção.

Eu não acredito mais que a minha hora acabará por chegar e o meu coração fechou as portas a sentimentos românticos. Talvez o tempo prove que estou errada, mas por agora prefiro a paz da minha solidão.