Minha mãe querida, certeza de amor e companhia, hoje eu quero lhe agradecer por tudo e com estas palavras homenagear a melhor mãe que o mundo irá alguma vez conhecer, você!
Por todas as lágrimas enxugadas. Por todas as palavras proferidas com carinho. Pelo colo sempre disponível. Pelos sorrisos compartilhados. Pelo sofrimento que você escondeu de mim para me poupar. Pelas gargalhadas que você me arrancava para tentar em mim sarar uma dor.
Pela sensação de amparo, de nunca estar sozinha, de conforto, carinho e amor infinito que você incutiu em mim... Eu lhe agradeço, minha mãe! Por tudo isso e por muito mais.
Eu lhe agradeço a minha vida e a você dedico o meu amor. Saiba que por toda minha vida vou tentar honrar seu nome, a maravilhosa mãe que você é e sempre foi. Eu te amo, mamãe do meu coração!
Todos nós temos o pleno direito de ficarmos tristes, e não há mal nenhum em exprimir nossas emoções conforme as situações que enfrentamos durante o dia. O que deve ser eternamente evitado é deixar que alguns desses sentimentos fiquem por muito tempo em nossa mente guardados.
Mesmo quando as emoções são muito intensas, precisamos ter o cuidado para que o prolongamento destas sensações não se torne um hábito. Não é fácil esquecer rapidamente as atitudes que nos marcaram e por mais que tentamos, aquela sensação é constantemente relembrada.
Quando vivenciamos uma mágoa, outros sentimentos também estão associados, como a tristeza, o desânimo e o sofrimento. Quanto mais tempo revivemos tal momento, todos estes sentimentos se tornam cada vez mais intensos.
O mais importante de tudo, é reconhecer a emoção e vivê-la por alguns instantes, externando o que se passa por dentro. Quando o sentimento já foi devidamente vivido, não há motivos para tornar a viver tudo isso. Portanto, faça o possível para absorver sentimentos alegres e felizes, deixe o passado lá atrás e aproveite a oportunidade se sorrir um pouco mais.
Encontre novos horizontes. Viva outros amores. Contemple o pôr do sol. Invista em novas amizades.
Sinta a chuva a banhar o seu corpo. Ria muito mais. Assuma suas fraquezas, não com tristeza, mas com a certeza que você tem muito mais qualidades. Reconheça-se especial e encontre dentro de você a potencialidade que nem imaginava que existia. Declare os seus sentimentos sem vergonha. Peça colo quando sentir necessidade.
Demonstre carinho, sempre. Seja fraterno com todos que cruzarem o seu caminho. Recomece quantas vezes for necessário. Admita os seus enganos, isso mostra que está evoluindo. Viaje pelo seu íntimo e descubra coisas fantásticas. Converse com a lua sem receio de parecer louco.
Olhe as estrelas e perceba que não precisa estar ao lado delas, para também ser uma. Conheça novos lugares e sinta sensações diferentes. Batalhe por aquela mudança que muito deseja, lembrando que se não der o primeiro passo, ela jamais se tornará verdade. Confie mesmo que estiver enfrentando a maior tempestade, porque aquele que crê, sempre enxerga uma saída. Sorria para o dia que se inicia e perceberá como receberá muitos outros sorrisos.
Pense positivo e encontrará mais forças para enfrentar os desafios. Acredite que pode prosseguir e perceberá como o caminho se tornará mais iluminado. Declare o seu amor à vida e compreenderá o quanto essa existência é especial e quantas oportunidades de progresso espiritual estão a nossa frente.
Ouse, não tenha receio de trilhar um novo caminho, porque alegrias e tristezas fazem parte da nossa jornada evolutiva. Compartilhe o talento que o Pai lhe deu com todos que encontrar, pois um talento deve se unir a outros talentos e assim multiplicamos as energias para continuar a caminhada. Aprenda com todos os momentos que viver, seja ele de felicidade ou sofrimento, porque a cada instante, novas lições chegam até nós e subimos mais um degrau rumo ao Pai.
Ilumine caminhos, porque só assim, também terá o seu caminho iluminado quando necessitar. Tenha fé na vida. Tenha fé em Deus. E tenha fé em seu potencial. Vá adiante...
Mal consigo descrever o que sinto, é como se dentro de mim chovesse, trovejasse e tudo desmoronasse. Nunca senti tamanha dor. Me sinto desorientada, com medo de nunca conseguir recuperar. Nos últimos tempos vivo com um nó na garganta e um aperto no peito, às vezes até acho que vou morrer, que não vou conseguir ultrapassar esta tormenta em que minha vida se transformou.
Mas sei que não posso me entregar, sei que preciso levantar a cabeça e me recuperar, sei que ainda há muito caminho pela frente. A separação é ainda muito recente, o nosso amor que parecia ter sido encomendado pela eternidade, de repente acabou e agora só ficou o sofrimento. Ninguém merece passar por tanta dor.
Não há nada pior do que se sentir sem chão, sentir como se nada mais pudesse nos fazer sorrir, sentir que a capacidade de amar acabou. Mas sei que muitas pessoas já passaram por isso na vida. Eu não sou a primeira nem serei a última.
Só peço a Deus forças para superar essa dor que esse amor deixou no meu peito. O importante agora é pensar em mim, em me fortalecer, em recuperar a minha força pessoal e o meu sorriso. Chega de chorar e de sofrer!
Ainda nos tempos de guerra, um antigo artesão, proprietário de uma loja de armarinhos, chorava desconsolado ao ver sua pequena lojinha em ruínas.
Uma velhinha, ao passar e vê-lo tão triste, comentou: – Observe, meu caro senhor, dentre as ruínas, as lãs, as linhas e agulhas estão intactas, com ela podemos fabricar vários agasalhos e gorros para os doentes do hospital.
Ele, sem saber direito o que fazer, ajudou a velhinha na coleta dos artefatos e partiu para um pequeno galpão abandonado, e lá, auxiliado por diversas pessoas confeccionou várias peças de lã.
Terminado o trabalho, sem ainda saber o por quê de seu destino, embrulhou tudo num grande saco, entrou no hospital a distribuir os agasalhos.
Os doentes sorriam de felicidade, pois o frio era intenso e o hospital não estava capacitado para acolher tantos enfermos, muitos estavam descalços, sem mesmo ter um cobertor.
Na distribuição das roupas, o velhinho se deparou com uma menina toda enfaixada, que ao observar aquele rosto sofrido, olhou-o alegremente, derramou algumas lágrimas pelas faixas e então falou: – Deus, quanta alegria!
O velhinho, ainda sem entender direito a reação da pequena mocinha, comentou: – Por que estás tão contente com uma simples meia para os pés? – Não são as meias, PAPAI, é a sua presença!
Daí o pobre velho assustado, comentou : – Papai? Como Papai... Minha filha estava na escola quando uma bomba explodiu, todos a julgavam morta!
– Mas eu sou a sua filha, milagrosamente consegui sobreviver, e apesar destas faixas em meu rosto, nunca me senti tão feliz ao saber que o meu grande pai, mesmo numa hora de muito sofrimento, aproveitou os restos de uma ruína e me agasalhou!
Deus criou o homem para o amor! Portanto, quando se sentir inútil, fracassado ou destruído, lembre-se que em meio às ruínas de sua vida, você poderá descobrir maneiras de criar alegrias, fazendo o seu próprio mundo, um mundo bem mais feliz !
Há momentos e acontecimentos da vida, que não podemos controlar. Por isso, quando a tristeza bater, deixe-a entrar, mas não feche a porta. Deixe o seu peito aberto para que ela possa sair.
A tristeza que fica presa, torna-se amargura. Mais vale transformar a tristeza em lágrimas, pois as lágrimas ajudam a lavar a alma, como a chuva lava a terra, e depois nos presenteia com um belo arco-íris.
Quando a tristeza bater, não finja que não ouviu, e que a dor não lhe atinge. Os momentos de sofrimento são importantes na vida. Com eles aprendemos e amadurecemos, mas não sofra mais do que cada momento ou motivo de tristeza merece. Para aprender com a tristeza, é preciso deixar a sabedoria entrar e ocupar o seu lugar.
Quando a tristeza bater, não tenha medo. Viva a tristeza, mas somente o tempo suficiente para compreender o porque de sentir tamanha dor. E saiba que cabe somente a você mandá-la embora!
Olhe para dentro de você. Olhe para dentro do seu coração. Agora, o que você sente pode ser uma dor imensa e muita dificuldade de seguir em frente. Você pode se sentir paralisado neste momento, mas respire fundo e encontre a força que há dentro de você. Logo você verá o seu caminho clarear, e novas portas em seu caminho e, ainda que elas estejam fechadas, você encontrará forças e coragem para abri-las!
Você é muito mais forte do que imagina, e apenas em momentos difíceis como este é que vai descobrir a coragem que tem. O sofrimento pode tanto derrubar, quanto fortalecer. Mas para as pessoas como você, ele serve como um impulsionador. Sinta-se desafiado a continuar, mostre para si mesmo e para o mundo que nada pode lhe fazer desistir dos seus sonhos, da sua vida. Continue seguindo em frente, seja forte, mantenha a leveza, e não se vitimize diante das adversidades da vida. O pior sentimento que alguém pode ter por si mesmo é pena.
Valorize tudo que acontecer na sua vida e descubra o poder de transformar a dor em força. Nunca desista. Quando você menos esperar, toda a coragem que você tem aí guardada vai aflorar e você vai se reerguer novamente.
As pessoas felizes não são felizes porque têm as melhores coisas. E nem porque fazem as viagens mais caras, ou porque compram os maiores carros ou casas. As pessoas felizes não são felizes porque têm tudo aquilo que querem e que muitos apenas sonham em ter.
As pessoas felizes são felizes porque procuram fazer as coisas com alegria, com entusiasmo. As pessoas felizes dão sentido às menores coisas e acontecimentos, sabem valorizar os momentos mais simples da vida, e os instantes mais corriqueiros.
As pessoas felizes, preferem transformar sofrimento em lições, não em infindáveis lágrimas e motivos para maldizer a vida e o mundo. As pessoas felizes procuram soluções para os problemas da vida, e não problemas para reclamar da vida.
As pessoas felizes apreciam e agradecem a presença daqueles que amam e que fazem parte de suas vidas. As pessoas felizes não passam a vida definindo metas e o próximo objeto de desejo ou sonho irrealizável. As pessoas felizes valorizam o que têm. As pessoas felizes constroem vidas felizes, e não compram coisas achando que estão comprando a felicidade.
Quando o Mundo cair sobre suas costas
a saudade bater em te peito
o sofrimento cair em seus olhos como lágrimas
e você se sentir cada vez mais triste
Lembre-se que há alguém que Chora, mata, morre, faz o que quiser por você!
Se despedir do que quer que seja nunca é algo muito simples, depois do adeus, as lembranças tomam conta de quase todos os pensamentos do dia, tornando cada vez mais doloroso o processo de aceitação da despedida.
Como tudo nesta vida, um afastamento também pode ter seu lado positivo. Quando ele está relacionado a algo que gostamos imensamente, a dor inicial é inevitável e intensa, mas não tenha dúvidas que também será passageira.
É impossível não sentir nenhum sofrimento ao se distanciar de uma pessoa querida ou algo que lhe era bem quisto. Por mais que tentemos resistir ao descontentamento, ele sempre chegará primeiro, mas isto não quer dizer que ele deve permanecer na sua vida o tempo inteiro.
Pense nas despedidas como um ponto de transição, onde se inicia mais um novo ciclo sua vida, sem a presença do que ocasionou a despedida. Apesar de toda dificuldade, caso o distanciamento seja irreversível, faça o possível para focar apenas nas lembranças positivas.
Não se concentre no lado ruim da despedida, faça dela um momento de reflexão e a utilize como mais um ponto de partida, onde infelizmente a presença não pode ser mais esperada, mas as boas recordações permanecerão para o resto da vida.
Qual foi o mais voraz amor?
A exposição de Julieta e Romeu;
A obsessão de Sansão e Dalila;
Ou, meu amor por você?
Esperar tantos anos, Jacó
Pelo único amor, Raquel
Sete e quão mais sete,
Pelo único sonhado instante.
Posterior a grande dor, Noemi
Imenso prêmio recebeu, Boás
Fidelidade perfeita, Rute
Alcançou o cetro do rei.
Qual foi o mais veraz amor?
Meu sofrimento por ti;
Minha solidão sem ti;
Minha escuridão sem ti.
Qual foi o mais veraz amor?
A exposição de mim por ti;
A obsessão de mim por ti;
Ou, meu grande amor por ti?
Hoje o dia está triste e eu sei bem o quanto deve estar sendo difícil para você. Gostaria que você soubesse que toda perda traz sofrimento. Toda despedida traz aquela sensação ruim de não poder ver a pessoa nunca mais. E toda morte me faz chorar.
Eu não sei fingir que nada aconteceu e sei o quanto dói, é por isso que eu me coloco à sua disposição para qualquer coisa que você precise. Meus sentimentos, sinto muito pela sua perda.
A vida é um percurso às vezes demasiado complicado, e muitos de nós ficamos cansados e chegamos a perder a esperança de encontrar o pedaço do caminho sem tantas dificuldades. Chega a haver quem desista do caminho, quem pare de lutar por falta de forças.
Mas por mais difícil que às vezes pareça, há algo que você deve manter bem presente em sua mente: nada dura para sempre! Apenas a morte é definitiva, apenas para ela não existe um remédio ou uma alternativa. Para tudo resto, ainda que pareça que não, existe uma solução.
Tudo eventualmente acaba por mudar, por passar. Mas para isso você precisa acreditar e batalhar, nunca desistir, pois quando há vontade, quando acreditamos realmente, tudo pode ser possível, e sonhos se tornam reais!
A persistência compensa, a sua determinação, a sua luta pela superação, trarão frutos e uma recompensa que no final, valerá por todo sofrimento.
Encare as dificuldades como aquilo que elas são: momentos difíceis mas necessários de crescimento e aprendizagem, e muitas vezes também, oportunidades para mudar o que não está bem na sua vida.
Chegamos ao mundo como se estivéssemos chegando num país desconhecido para uma estada por tempo indeterminado. Precisamos aprender como viver nesse novo lugar, e vamos encontrar no caminho pessoas que vão nos amar e nos ajudar a lidar com a vida. Mas muitas coisas vamos aprender sozinhos, e sabemos que um dia chegará a hora de partir.
Assim é a vida, sabemos que estamos de passagem. Sabemos que nascemos para morrer, e que cada dia a mais é um dia a menos. Vivemos com a angústia da morte atrás de nós, embora a maior parte do tempo façamos de conta que ela nunca vai nos alcançar. Só esquecendo a morte é que é possível seguir em frente e dar um sentido à nossa vida.
Quando a morte vem aparece abruptamente em nossa frente, nos encaminha para uma nova viagem rumo ao desconhecido. A nossa partida causa dor e sofrimento para quem fica. Por isso, não podemos nunca esquecer que estamos aqui de passagem. Somos estrangeiros no mundo, passageiros nessa viagem que é a vida. Precisamos encontrar paz e conforto nas idas e vindas, e fazer com que cada dia de nossa estada na vida seja precioso.
Hoje escrevo para você, meu querido, com todo o sofrimento de quem já sente você rompendo com tudo o que nos tem unido. Somos feitos um do outro, carne da mesma carne, residentes de um abrigo que construímos juntos. Ver você a querer já fechar a porta de nossa casa, com garantia de nunca mais voltar, provoca um sufoco em meu coração, capaz de tirar toda a vida que há em mim.
Eu imploro com a voz que me resta e grito com este amor que não acaba, por favor, reconsidere nossa separação. Sei que nem sempre fui correta e tantas vezes falhei com você. Minhas atitudes por vezes te magoaram e quantas palavras eu não disse sem pensar. Mas esta pessoa que carrega tantos defeitos é a mesma que está disposta em mudar tudo isso.
Acredite, meu amor, estas lágrimas que me escorrem agora da cara, são do arrependimento que não posso mais conter e nada mais querem que seu verdadeiro perdão.
Nada na vida acontece por acaso. Tudo tem uma razão de ser. Sua sorte, amigo, quem faz é você!
Tudo o que acontece na sua vida, de uma forma ou de outra, tem um por quê. E mesmo os momentos de tristeza ou sofrimento profundo, acontecem para testar seus limites e fazer você crescer.
A vida é como uma paisagem tortuosa, às vezes é preciso ter mais fôlego e força para seguir em frente e subir as montanhas mais altas, mas a vista lá de cima compensa os esforços.
Superar os altos e baixos da vida, depende de você conseguir tirar o máximo proveito de tudo. Dar duro, dar o melhor de si, estar preparado para os caminhos tortuosos, e fazer a sua sorte acontecer!
Sofrendo com todo seu silêncio, esperei dia após dia por um sinal da sua parte. Foi em vão que demonstrei meu amor e dei a entender que queria algo mais, pois eu nunca fui tão especial como você é para mim.
Não lhe vou atribuir as culpas pelo meu sofrimento porque ninguém manda no seu próprio coração, mas não posso continuar remando contra a maré desta forma. Há amores que acontecem apenas na cabeça de uma só pessoa e agora chegou o momento de me despedir dos sentimentos não correspondidos que vivem em mim.
Se eu pudesse te abraçar e fazer todas as suas dores sumir, eu faria. Se eu pudesse te livrar de todo sofrimento que há no mundo, eu livraria. Se eu pudesse amar uma só pessoa por uma vida inteira, seria você. Se eu pudesse escolher o meu futuro, seria junto com você.
Tudo! Sem eles a vida parece que perde o sentido não dá para imaginar como é perder uma Amizade Especial, o sofrimento deve ser muito grande; acredito que seria como se a vida ficasse incompleta, sabe, daria a sensação de que algo estava faltando para que ela voltasse a ser completa de novo. Será que você concorda comigo? Me pergunto, às vezes, como seria a minha vida a partir daquela perda. Será que os dias seriam os mesmos? a resposta é: Claro que não!
Amizade é algo fácil de se fazer; o difícil é esquecer uma grande amizade que marca a nossa vida por completo. Você por acaso já parou para pensar no que seria UMA AMIZADE ESPECIAL, sabe, aquelas que marcam a nossa vida e por mais que passe o tempo ou esteja muito distante nunca acaba? Pois nas linhas abaixo estão algumas palavras que tornam uma amizade ser Especial:
Você pode estar passando pelos piores momentos de sua vida, mas quando você olhar para o lado aquela Amizade Especial sempre estará pronta para ajudar, não se importando com as dificuldades que irá enfrentar; seu único objetivo é nunca o deixar só; mas sim, sempre lhe ajudar. É como se eles dissessem: Não se esqueça que eu estou aqui, quando precisar da minha ajuda pode contar com ela sempre que quiser...
Num simples olhar eles conseguem nos passar esta confiança. Por isso é que temos tanto medo de perdê-los! Porque sabemos o quanto nos fariam falta e o quão difícil seria, ou quase impossível, encontrar outro igual.
Entende agora por que tenho tanto medo de perder sua Amizade? Porque todas estas e outras qualidades consegui achar em você, por isso é que a sua amizade é tão importante para mim!
Um homem tinha tudo o que sempre quis e imaginou ter na vida. Seus sonhos eram realizados, sua família muito grande e bonita e os seus bens não paravam de crescer. Ele possuía tudo e sua saúde também era inabalável.
Um dia, porém, como uma desgraça repentina, este homem perdeu absolutamente tudo. Ficou na miséria e ainda teve a saúde afetada por uma doença terrível. Ele ficou praticamente só, caído, desanimado e desejando até mesmo a própria morte.
Apesar da atualidade do fato, este caso ocorreu há milhares de anos com um homem chamado Jó. Esse personagem está descrito na Bíblia como uma pessoa justa e reta diante de Deus e que procurava se desviar do que manchava a sua fé (Leia Jó 1:8). No entanto, isso não foi suficiente para mantê-lo longe da tristeza que lhe abateu nem da falta de esperança que se aproximava cada vez mais forte.
Houve situações em que ele lamentava e chorava, em outras amaldiçoava o dia em que nasceu, lembrava-se do período em que era rico e feliz ao lado da família e afligiu-se tanto até que finalmente perdeu a esperança na vida, mas escolheu mantê-la.
Se ocorresse de Jó se matar, o caso dele seria mais um (como acontece em nossos dias) de pessoas que, por perderem tudo, ou por causa de traição e decepção, ou mesmo por uma falta de sentido à vida, não conseguem mais manter a fé, nem em Deus nem em si mesmas, e que por isso escolhem acabar com ela.
Jó, porém, não perdeu a fé. E, apesar de tanto sofrimento, a proclamou quando disse: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus" (Jó 19:25-26)
Qual é a situação em que você se encontra no momento? A falta de esperança tem lhe tirado o sono e lhe trazido peso? Como voltar a ter fé, mesmo em um momento de desespero e angústia?
Faça como Jó: declare a sua fé e clame ao mesmo Deus que o tirou do pó e lhe restituiu tudo o que havia perdido, principalmente, a paz.
Jaqueline Corrêa
Quando a angústia lhe afligir, quando o desespero tomar conta do seu coração, quando você se sentir perdido, e a dor parecer lhe sufocar. Feche os olhos, tente respirar fundo e deixe o seu coração lhe guiar através do amor de Deus.
Não há dor que não passe, não há desespero que a esperança não leve, não há situação que a fé não salve. Se Deus lhe apresentou um desafio na vida é porque Ele sabe que você vai ser capaz de superar, e vai aprender uma importante lição na vida. Tenha a certeza que Deus jamais permitiria que você passasse por tamanha provação se Ele não soubesse que você seria capaz de ultrapassar.
As dores e cicatrizes podem ficar marcadas em sua alma, mas os ensinamentos de Deus também estarão cravados na sua alma. Não há crescimento sem sofrimento, não há sabedoria sem dor. Resigne-se diante da vontade do Senhor, reconcilia-se com a sua dor, com a sua vida, com os seus caminhos, e entregue os seus passos a Deus. Ele saberá lhe guiar. Tenha paz e paciência!
O amor é por norma muito turbulento! Quem nunca sofreu por amor? Será escusado dizer que a dor que às vezes o amor nos causa e terrível.
Sofrer por amor é das coisas mais penosas para nos durante o nosso ciclo de vida.
Sentimos que já não conseguimos viver porque não temos a pessoa que amamos ou porque ela nos partiu o coração! Quantas e quantas vezes nos sentimos assim?
Mas de certeza que também não há coisa melhor do que ter a pessoa amada ao lado, super atenciosa, super carinhosa, nesses momentos não pensamos em mais nada. Estamos completamente cegos!
As pessoas por que nos apaixonamos, são sempre especiais, têm um nome bonito, são sempre lindas, são perfeitas e temos sempre que achar que as vamos amar o resto dos nossos dias e vice-versa!
A verdade é que as coisas não são assim. Se assim fosse não passávamos a vida a escolher os nossos companheiros e só teríamos um durante a vida toda.
Mas haverá neste mundo cruel algo melhor do que o amor? Qualquer pessoa que já tenha amado pelo menos uma vez responderá que não.
Eu também responderia isso, pois não consigo encontrar nada mais puro e mais bonito do que o sorriso da pessoa que amo, ficar acordada vendo-o dormir, acordar e saber que esta ali ao meu lado, poder abraça-lo quando quiser!
E o amor deixa-nos diferentes e talvez seja o amor, o fato de se amar alguém e o sofrimento que já tivemos e que teremos por causa do amor, que nos prepara para o mundo à parte que é duro e cruel!
Eu, jamais pensarei, novamente, que a vida acaba quando um amor acaba, pois já comprovei várias vezes que isso não e verdade e que a minha capacidade de amar ainda é muito grande!
Neste momento amo muito alguém e esse alguém é muito importante para mim tenciono fazer tudo para que esteja comigo e para que goste de mim como eu gosto dele e que um dia ele me veja com os mesmos olhos que eu o vejo neste momento. Mas se um dia ele partir novamente, nunca mais terá volta