No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:
Saudade – Substantivo feminino. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. nostalgia.
Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido.
Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.
E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, nos apropriamos de um poema do grande Mario Quintana:
Saudade na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas, nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem, no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...
Eu queria que você me amasse e nunca se cansasse de me amar. Queria viver ao seu lado uma história apaixonante para contar aos filhos e netos. Mas tudo não passa de imaginação, um desejo cada vez mais impossível. A verdade é que nós vivemos em mundos completamente opostos.
Dói muito ver você passar, ouvir sua voz delicada e perceber que tudo é passageiro. Tenho vontade de expressar os sentimentos que vivem no meu coração, mas mais uma vez sei que acabarei por escolher o silêncio.
Ouvindo pássaros ao longe Me perco a pensar, no amor Ouvindo, uma linda melodia Me vejo embalado, nos braços da paixão
Me envolvo facilmente pela paixão Paixão pela vida, por tudo que proporciona Por todos os sentimentos que tivemos E por todos que vamos ter
Não nos é deixado o legado de predizer Mas nos é permitido o livre-arbítrio Com ele podemos decidir tentar ou não Às vezes este tentar nos recompensa
Graças aos nossos, quatro sentidos Pode mostrar vários sentimentos Só depende de nós querermos ou não Tudo depende de quanto temos de coragem
A paixão pela vida nos torna forte Forte o bastante para sabermos viver Pois a vida, esta continua, não para O importante é estar se descobrindo dia-a-dia
Viver a vida intensamente Seja numa grande paixão Seja "solitariamente" Não importa a forma, mas sim como se vive.
Estou a lembrar que quando tu fazias as tuas confidências, dizias sempre que ser mãe era o seu objetivo maior. Hoje foi para mim um dia de grande alegria, pois fiquei sabendo que tu estás esperando um bebê, realizando aquele teu lindo sonho.
Os desejos como esse, que tu estás a realizar agora, é que fazem a vida valer a pena. Já se percebe que tu estás agora uma mulher mais madura, preparada para a sublime missão da maternidade. Mas desde garota eu percebia que tu eras uma pessoa talhada para ser mãe.
Eu como tua amiga do peito, me sinto tão feliz como se estivesse também realizando o sonho de minha vida. A alegria estampada no teu semblante, com a próxima chegada do teu filho, é para mim mais um motivo de satisfação, pois eu conhecia a meta que tu vais agora alcançar.
Assim, quero que saibas como estou feliz por ti. Lembro-me de ti quando te aproximavas de uma criança. Tu vibravas e desfazias-te em carinhos, demonstrando a tua inclinação para a maternidade. Por isso estou muito feliz ao saber que tu vais ser mãe.
Parabéns para ti! Desejo uma boa hora e muita felicidade para mãe e filho.
Cada um de NÓS compõe a sua história, se conseguiremos ou não, dependerá do caminho que iremos escolher, e mesmo assim escolhido, não significará ser este o correto, talvez tenhamos que recomeçar e fazer todo o trajeto novamente, se isso ocorrer, já saberemos que as dificuldades encontradas, servirão de base para tirarmos muitas lições positivas e para que elas não voltem a aparecer.
Temos que ter AÇÃO, é ela quem determinará toda a sequência e despertará em NÓS uma vontade feroz no QUERER, a partir deste momento, o caminho ficará infinito e límpido, fluirão determinação e força de vontade, coragem, perseverança e otimismo, consequentemente, não se deixará abater diante das dificuldades, o que facilitará e muito a caminhada.
Jamais esqueceremos que NÓS somos os protagonistas de nossas vidas, então somente NÓS, poderemos fazer dela uma linda história!