Se o ciúme nasce do intenso amor, quem não sente ciúmes pela amada não é amante, ou ama de coração ligeiro, de modo que se sabe de amantes os quais, temendo que o seu amor se atenue, o alimentam procurando a todo o custo razões de ciúme.
Portanto o ciumento (que porém quer ou queria a amada casta e fiel) não quer nem pode pensá-la senão como digna de ciúme, e portanto culpada de traição, atiçando assim no sofrimento presente o prazer do amor ausente. Até porque pensar em nós que possuímos a amada longe - bem sabendo que não é verdade - não nos pode tornar tão vico o pensamento dela, do seu calor, dos seus rubores, do seu perfume, como o pensar que desses mesmos dons esteja afinal a gozar um Outro: enquanto da nossa ausência estamos seguros, da presença daquele inimigo estamos, se não certos, pelo menos não necessariamente inseguros. O contato amoroso, que o ciumento imagina, é o único modo em que pode se representar com verosimilhança um conúbio de outrem que, se não indubitável, é pelo menos possível, enquanto o seu próprio é impossível.
Assim o ciumento não é capaz, nem tem vontade, de imaginar o oposto do que teme, aliás só pode obter o prazer ampliando a sua própria dor, e sofrer pelo ampliado prazer de que se sabe excluído. Os prazeres do amor são males que se fazem desejar, onde coincidem a doçura e o martírio, e o amor é involuntária insânia, paraíso infernal e inferno celeste - em resumo, concórdia de ambicionados contrários, riso doloroso e friável diamante.
Umberto Eco
Algumas pessoas chegam à nossa vida como uma brisa suave que nos traz paz à alma. Demorou algum tempo até conhecer você verdadeiramente, querida nora, mas agora tenho certeza que existem boas qualidades presentes no seu coração.
Fico feliz em ter alguém assim na família, que mostra generosidade e muito carinho para quem está à sua volta. Obrigada por cuidar de meu filho e também por estar sempre pronta para me ajudar quando preciso.
Hoje pela manha alguém me sorriu, e eu também comecei a sorrir... Dei a volta numa esquina e alguém viu minha expressão.
Disse: "Olá" – e também sorriu.
Compreendi que já lhe havia contagiado! Então pense sobre esse sorriso e compreenda seu valor. Um único sorriso pode viajar ao redor do mundo.
Se você sente que um sorriso começa, não o evite. Espalhe rápido essa epidemia, e vamos torcer para que o mundo inteiro seja contagiado.
Afinal de contas...
Todos necessitamos de um SORRISO!
O que é a vida? Uma sucessão de dias feitos de sucessões de atitudes que tomamos. Resultado de uma aritmética que soma os nossos atos com o impacto que causamos a nossa volta, divide as responsabilidades que assumimos e multiplica pelo bem ou mal que fizemos, subtraindo aquilo que deixamos de fazer.
Nada é imposto, nada é adicionado sem a nossa permissão, que as vezes é dada pela omissão das nossas respostas.
Apanhamos uma vez e nos calamos, apanhamos de novo e nos calamos, na terceira vez já virou hábito e o nosso silêncio ou revolta é apenas a confirmação da nossa tolerância com o quem nos espanca.
A vida é ainda comparável a um carro, onde podemos assumir o volante e dirigir ou entregar a direção na mão de outras pessoas, e aceitar o caminho que elas resolverem seguir, mesmo que seja o oposto do que desejamos.Aceitamos calados, deprimidos, pois a nossa vontade nem sempre é levada em conta. É por isso que muitos reclamam demais da vida, falta coragem para assumir a direção.
A vida pede que cada um aceite a sua cota de responsabilidade e mesmo sem saber dirigir muito bem, que cada um pegue o seu volante e vá descobrir novos caminhos, cair em buracos, armadilhas na estrada e acabar descobrindo ao lado da pista de terra, há uma linda avenida pavimentada com capricho, onde você pode seguir seguro, com tranquilidade e até muito conforto.
A vida só pede uma decisão diária: você vai sentar e assumir o controle do seu carro", ou vai continuar pedindo que os outros dirijam para você? Não tenha medo de dirigir, ainda que você não saiba o caminho, existe e sempre existirá um Guia seguro que pode levar você de qualquer lugar para o destino desejado.
No nosso caso, a vida é o carro, o motorista é você, o caminho é o dia, o destino a Luz, e o guia, é claro, só pode ser Jesus.
Boa viagem!
Espero que o seu dia comece sempre tão bem como o meu, porque eu sempre acordo pensando em você. A sua imagem em minha mente me faz imediatamente sentir felicidade, é como se um raio de sol suave e morno viesse me acordar com um beijo.
Só de imaginar o seu sorriso, a minha manhã já se transforma. Não importa quão cansado eu esteja ou quantos compromissos eu tenha no dia, saber que você está comigo, dentro do meu coração, me faz mais forte e entusiasmado para encarar o dia.
Não preciso nem dizer que você é a primeira coisa que eu penso quando acordo e a última quando vou dormir. O seu nome é o meu mantra de serenidade e determinação. Pronunciar o seu nome mentalmente, é como receber um bom dia seu. Você é a minha luz do dia, é a luz da minha vida.
A você, eu desejo todo dia um bom dia, do fundo do meu coração, pois além de amar você e querer o seu bem, você faz a minha vida e os meus dias mais felizes. Com você, é bom dia hoje, e bom dia todos os dias!