Mensagens de Reflexão

É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, pelo que é o momento certo para refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres.

O importante é que cada um cultive em si sentimentos bons, fraternais e altruístas. Dessa forma todos poderemos contribuir para um mundo melhor e mais justo.

A Páscoa é também uma data que simboliza o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. É a época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida, e sobre a importância do amor em todos os campos das nossas vidas.

A Páscoa é, assim, tempo de celebrar o amor e triunfo de Cristo, mas também de refletir, renovar e mudar para melhor, tal como Ele nos ensinou.

Conheço pessoas que afirmam que para ser feliz é preciso amar. Amar a família, os amigos, a terra, as árvores e até as alfaces. Sem esquecer, é claro, de um amor desses de tirar o fôlego e bater mais forte o coração.

Porém, já ouvi vários relatos de quem já amou muito, já teve seu coração saindo pela boca e mergulhou em abismo de paixões, de onde sempre demorava para emergir. Por isso mudaram o discurso e dizem que ser feliz é amar a si mesmo e proteger-se. Eles defendem que o melhor romance é aquele com data para terminar.

Num pensamento rápido, é interessante essa corrente. Todo mundo que tem medo de se envolver demais com alguém, poderia se atirar em paixões programadas para terminar antes que ultrapasse seu limite e comece a amar. Haveria apenas paixão entre os namorados, casais e amantes. Seriam todos ficantes, na verdade. A volta da poligamia. A extinção da traição. Mas fazendo uma reflexão maior, não sou adepto de paixão efêmera, que não possibilite o amor.

Talvez não seja tão pós-moderno ou nem moderno para entender esses amigos que pensam assim. Tampouco confiaria plenamente em alguém que não se entrega os próprios sentimentos e propusesse datar a minha paixão.

Elder Nunes Corrêa Junior

Final de ano é tempo de festa e celebração, mas é também tempo de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora finda, e dele devemos guardar o bom e esquecer o menos bom.

Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que a elas sobrevivemos; dos erros guardemos a aprendizagem; das dificuldades guardemos o momento da superação.

Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui, mais experientes, mais fortes e mais sábios.

Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois um novo ano se apresenta ante todos e devemos vive-lo e aproveitá-lo ao máximo. Desejos de um feliz e próspero Ano Novo!

A vida é feita de momentos bons e outros não tão bons. Assim é para você, assim é para todos. Uns dias sorrimos mais, em outros menos, mas o que realmente conta é a forma como superamos esses momentos.

Então, nesta virada de ano, época de festa e reflexão, faça por esquecer e perdoar quem feriu você; e tente não se focar no que deu errado, aonde você falhou, mas sim foque-se no futuro, na retoma, no recomeço.

Ano Novo é também recomeçar a viver, uma vida nova. Se no ano velho não resultou, tente de novo, mas de forma diferente. O importante é superar e não desistir, e recomeçar, pois sempre estamos em tempo de recomeçar!

Aproveite esta época para fazer a esperança renascer em seu coração e com paz, confiança e determinação abrace o novo ano com garra, sem medo da luta. No final, a recompensa será sua!

Feliz Ano Novo! Que este seja o seu melhor ano até hoje, que seja um renascimento, um recomeço de tudo que é positivo!

Celebrar a Páscoa significa relembrar a paixão e o sacrifício de um homem justo que morreu e ressuscitou para nos livrar dos nossos pecados. E isso deve ser motivo de reflexão profunda e também alegria.

Vamos aproveitar esta época de amor e paz para limpar dos nossos corações todos os vestígios de sentimentos e pensamentos menos bons. Façamos por nos livrarmos de tudo que não esteja contribuindo para nossa felicidade e daqueles que amamos.

Mudemos nossas atitudes e optemos pela bondade, generosidade e amor ao próximo. Vamos fazer desta Páscoa um momento de virada para melhor, e assim melhorar nosso mundo e daqueles que nos rodeiam. Feliz Páscoa!

Quando aparece um período mais difícil nas nossas vidas, onde as emoções estão confusas e o futuro se torna algo muito mais distante e incerto, é hora de recordar a enorme quantidade de obstáculos já superados e como nem todos eles foram tão difíceis assim.

Diariamente somos forçados a tomar decisões, umas mais fáceis, quase que instintivas, e outras mais arriscadas, onde a escolha tem que ser muito bem pensada. Essas alternativas mais dispendiosas não devem ser tratadas como o fim do mundo, e sim como uma montanha um pouco mais alta que a anterior que já foi escalada.

Temos que ter em mente que o tempo não para quando estamos passando por algum problema, e enquanto continuarmos a adiar uma reflexão, consequentemente, estaremos adiando muito mais a sua solução. Devemos pensar como mais um obstáculo que deve ser ultrapassado, como todos os outros que já foram superados.

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e oramos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das 'rapidinhas', dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!

Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.

Fé e equilíbrio em todas as direções !!!

Nunca se lance em várias empresas ao mesmo tempo: você não será admirado por se dispersar. Mais vale ser bem sucedido numa única, mas brilhante. Falo por experiência.

No início da tua carreira, não se poupe nem a longas horas de reflexão nem aos mais rudes esforços. Também não tome iniciativas, se não tiver a certeza de ter bom êxito. Tão brilhante quando se estreia como em qualquer outra coisa: uma vez conquistada a fama, mesmo os teus erros serão títulos de glória.
Quando estiver assoberbado por um assunto que te compete, recusa completamente tudo o que possa distrair a tua atenção. De fato, se perceberem que você errou - ainda que minimamente - aos deveres do teu cargo, imediatamente isso te será apontado. E, não obstante tudo o mais que você possa ter feito, não obstante o fardo das preocupações que te oprimiam, a tua falha será imputada a essa tarefa suplementar.

Quando você se lança numa empresa, nunca se associe a uma pessoa mais competente ou mais experiente que tu. De igual modo, quando você visita alguém, não se faça acompanhar por um terceiro que tenha melhores relações com o anfitrião que você.
Se tiver que deixar um cargo, faça isso de maneira que os teus sucessores não possuam talentos que superem muito claramente os teus.
Escreve os episódios gloriosos da história da tua linhagem, sem se importar com os invejosos, que não deixarão de troçar do teu orgulho. O que conta é que os escritos, verídicos ou complacentes, tenham para os futuros a aparência da verdade - pois as palavras morrem com quem as pronuncia, ou mesmo antes.

Jules Mazarin

Pra você quantos lados tens uma moeda?
A minha têm três, frente, verso e lateral.
A vida é feita de escolhas e caminhos que seguimos, neles cometemos erros e acertos, que no final terão consequências, sejam elas boas ou ruins.
Tudo depende da forma que olhamos as coisas, na vida toda situação exige uma reflexão, uma forma mais ampla de ver as coisas, basta olharmos para o lado certo e escolhermos o caminho a ser seguido, tirarmos o que tens de melhor de cada situação, cada caminho escolhido, para que no final olhemos para trás e tenhamos a certeza -"fiz valer a pena".

Se despedir do que quer que seja nunca é algo muito simples, depois do adeus, as lembranças tomam conta de quase todos os pensamentos do dia, tornando cada vez mais doloroso o processo de aceitação da despedida.

Como tudo nesta vida, um afastamento também pode ter seu lado positivo. Quando ele está relacionado a algo que gostamos imensamente, a dor inicial é inevitável e intensa, mas não tenha dúvidas que também será passageira.

É impossível não sentir nenhum sofrimento ao se distanciar de uma pessoa querida ou algo que lhe era bem quisto. Por mais que tentemos resistir ao descontentamento, ele sempre chegará primeiro, mas isto não quer dizer que ele deve permanecer na sua vida o tempo inteiro.

Pense nas despedidas como um ponto de transição, onde se inicia mais um novo ciclo sua vida, sem a presença do que ocasionou a despedida. Apesar de toda dificuldade, caso o distanciamento seja irreversível, faça o possível para focar apenas nas lembranças positivas.


Não se concentre no lado ruim da despedida, faça dela um momento de reflexão e a utilize como mais um ponto de partida, onde infelizmente a presença não pode ser mais esperada, mas as boas recordações permanecerão para o resto da vida.

Alguns de nós vemos as dúvidas como algo relacionado apenas a indecisão, como se elas só aparecessem em pessoas inseguras e confusas que nunca sabem o que querem da vida. Esquecemos que são através das respostas destes questionamentos que evoluímos e ampliamos o nosso conhecimento.

Ao ligarmos o surgimento das dúvidas somente a falta de esclarecimento, excluímos os benefícios que podem ser originados como os bons questionamentos. É através deles que surgem outros argumentos, que nos levam às ótimas reflexões e assim, a chegada de bons fundamentos.

É por isso que jamais devemos reprimir as nossas dúvidas, pois por mais boba que possa parecer, pode ser através da resposta dela que encontre a chave para outros problemas. Utilize suas dúvidas como instrumento de reflexão, como o princípio do raciocínio e quanto mais vezes for incentivado a isto, mais facilmente conseguirá ter seus questionamentos respondidos.

Seja qual for o conteúdo da dúvida, jamais a abandone, caso não consiga obter a resposta prontamente, faça sempre o possível para alcançar a solução. Sozinho, com um amigo ou até um mero conhecido, não importa, desde que o questionamento seja transformado em bons argumentos, todos os métodos são válidos.

O fim de um namoro é como uma explosão no centro de uma cidade. Tudo o que está ao redor acaba sofrendo consequências. Em seu caso, a rutura de seu relacionamento não significou apenas o desaparecimento de um amor. Mas toda a sua vida, seus hábitos, suas rotinas, seus sonhos, foram afetados com essa difícil decisão.

No entanto, aquilo que pode parecer ser uma fase triste, onde tudo sai errado, também pode ser encarado como uma época de esperança e renovação. O desfecho de seu namoro acabou sendo conturbado, com muita mágoa e discussão. Você se sente cansado com as tentativas de reconciliação. Mas agora que seguiu seu caminho sozinho, você poderá ter paz, tempo para reflexão e a possibilidade de lutar por seus objetivos pessoais.

Não pense que o mundo acabou. Agora é que ele te está abrindo realmente às portas. É altura de provar como você é forte e como nunca desiste perante adversidades. Não duvide que você será feliz e eu estarei sempre de seu lado.

Mais um ano se passou em minha vida. Mais uma vez, é chegado o dia do meu aniversário, dia de reflexão, de silêncio, gratidão e comemoração. Nem sempre as coisas são como desejamos, nem sempre as coisas acontecem como sonhamos. Mas tudo tem um porquê de ser.

Na vida, não adianta apenas sonhar e desejar, não adianta assoprar as velinhas no dia do nosso aniversário. É preciso lutar, é preciso batalhar, é preciso estar pronto para quando a sorte passar por nós.

Este ano que passou em minha vida não foi um ano especial, mas foi um ano que me fez perceber que não tenho tempo a perder, me fez entender que o tempo é o que de mais valioso temos na vida.

Eu agradeço por tudo o que vivi, pois o que não deixou uma boa recordação, deixou uma lição. E as lições, assim como as recordações, levo comigo para o resto da vida, e farão parte de mim sempre.

Obrigado por mais um ano vivido, obrigado pela oportunidade de viver mais um ano para fazer tudo aquilo que não fiz até agora! E que este ano seja cheio de realizações e muita felicidade.

Hoje é domingo! É um dia de reunião, de família, de reflexão. É hora de colocar as diferenças de parte e aproveitar para descontrair, para conviver. E principalmente é hora de desfrutar do bem mais precioso que temos: a família!

Na verdade, a família deveria estar sempre na primeira posição, mas nem sempre é essa a prioridade infelizmente. Eu vou aproveitar todos os momentos deste domingo!

Boas-Vindas! O Facebook também é minha casa. Não tem mais essa coisa de real e virtual. As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas. É aqui que eu recebo meus amigos, minha família! Sinta-se em casa!

E espere momentos de risada e reflexão, de saudade e celebração, tal como na dita vida real. Espero que compartilhemos coisas positivas e que este seja o início de uma maravilhosa relação!

Natal há muito tempo perdeu o veio do seu real significado. Hoje o que vemos é um exagero no consumo, e o momento que deveria ser dedicado à reflexão e à união familiar é transformado em mera troca de presentes.

Fica muito difícil para os pais não caírem na armadilha, já que as crianças são empurradas a desejar os bons e grandes presentes no Natal. Sem contar aqueles incontáveis presentes de parentes e amigos que nem sempre são algo de que precisamos ou de nosso gosto. E, no caso das crianças, uma sucessão de brinquedos que eles simplesmente não dão conta de usar. Também pelo excesso, acabam não valorizando nenhum.

Deixamos então aqui uma sugestão que tem dado certo em nossa casa: fazemos uma "vaquinha" na família para a compra de um bom presente que será "o" presente do Papai Noel. Ano retrasado foi uma bicicleta, ano passado, um videogame, e eles nem perguntam por mais presentes. É muito mais bacana do que ver aquele monte de presentes que as crianças nem curtem e que na vida cotidiana só ocupam espaço e acumulam poeira.

Quando temos que dar presentes para familiares e amigos, sempre escolhemos artigos educativos reciclados que sempre surpreendem, inspiram e dão bom exemplo. Na escola, caso as crianças participem de alguma atividade relacionada à troca de presentes, sempre devemos pensar coletivamente e não enviar presentes caros que incentivem o consumismo. Livros bacanas e quebra-cabeças são ótimas opções. A escola é um ambiente educacional de suma importância. Os bons exemplos ali são fundamentais. Por isso, escolha sempre presentes de um valor médio, sem ostentação.

Fazer diferente é possível e fundamental para um futuro melhor.

Ana Cláudia Bessa

Hoje o dia é muito especial para todos nós! Esta é a data que traz à memória todos aqueles que amamos e que partiram cedo demais. Vamos fazer com que seja um dia de paz, tranquilidade e reflexão.

Eu sei que não é fácil aceitar que a vida ou a morte leve aqueles que tanto adoramos. Com saudade no coração com a saudade e a esperança em um reencontro, vamos celebrar a vida no dia de hoje!

Vinte e cinco anos, meu amor!
Tanta coisa que passamos juntos, tanta história em comum, tanta coisa vivida e tanto ainda para viver. Obrigado por ser um marido tão bom para mim e sempre tão bem-intencionado para nosso casamento.

São nossas Bodas de Prata! Mais uma meta conquistada, mais uma missão em que nossa união saiu vitoriosa. Não cabe em mim mais alegria! Nossa família tão bonita é a razão para acordar toda manhã com um sorriso honesto em meu rosto. Coisas dessas não tem preço. Coisas dessas não se compram – são conquistadas com um empenho e um amor enormes.
Nós, meu amor, estamos definitivamente de parabéns!

Hoje, quero somente refletir sobre todos esses mais de nove mil dias de matrimônio. Quero que a palavra de ordem seja reflexão. Não porque necessite de confirmar nossa relação, nada disso. Pretendo apenas que a gente contemple os momentos inesquecíveis e únicos que nossa ligação proporcionou à família que é nossa.

Tudo foi e será possível graças ao homem de minha vida – você.
E isto é ainda o início de tudo que a gente merece.
Os votos são de prosperidade.
São de verdade.
São de amor.

E perguntaram para Deus...
O que mais te intriga nos seus humanos?
Deus respondeu:
Eles fartam-se de ser criança e tem pressa de crescer, depois suspiram por voltar a ser criança.
Primeiro perdem a saúde para ter dinheiro e logo em seguida perdem o dinheiro para ter saúde.
Pensam tão ansiosos no futuro que descuidam do presente e assim, não vivem o presente e nem o futuro...
Vivem como se fosse morrer e morrem como se não tivessem vivido...
Reflita sobre isso, pois você ainda tem tempo para acertar sua vida, todos os dias quando você
acordar receba o mais belo de todos os presentes...
A dadiva da vida...
Deus lhe deu e você à administra, faça com que realmente valha a pena...

AMIZADE

Diz uma lenda árabe, que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram, sendo um deles esbofeteado, ofendido e sem nada a dizer, escreveu na areia.
hoje meu melhor amigo me bateu no rosto.
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram tomar banho, o que havia sido esbofeteado começou a se afogar, sendo salvo pelo amigo, ao se recuperar, pegou um estilete e gravou em uma pedra.
hoje meu melhor amigo salvou-me a vida.

Intrigado, o amigo perguntou:
-Por que depois que ti bati, você escreveu na areia, e agora escreveu na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
-Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregarão de apagar, mas quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração, onde vento nenhum do mundo, tem poder de apagar.

Aproveite o fim de semana!

Acredite na vida, mesmo que ela te traga dor, ainda que os homens tragam guerra e matem inocentes, e mesmo que ninguém o ame. Pois a dor, o medo, e a solidão também são sentimentos da natureza humana. Mas acredite na vida, porque no final os sentimentos ruins irão passar, e os bons momentos irão permanecer em sua memória.
Acredite nas pessoas, principalmente naquelas que fazem parte das nossas vidas, aquelas que acreditamos que são anjos, que nos preenchem de momentos de amor, felicidade e paz. Mas, sobretudo, acredite em você mesmo, faça com que a cada manhã você se torne melhor, não só para você, mas para o mundo.
Acredite no amor, o presente de Deus, o sentimento supremo da vida. O amor nasce nas coisas simples, vive delas e às vezes morre por elas...
Tudo isso na busca incessante da felicidade, o sentimento que se encontra dentro de você mesmo, e que apenas você pode despertar.
Ser feliz é saber aproveitar todas as coisas que você tem hoje na vida. Apenas desperte e viva feliz.

Eduardo Soares Vilela

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: - A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. - O outro é bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence?
O velho índio respondeu: - Aquele que você alimenta!