Os anjos existem! Mas... Diferente do que imaginamos, eles não possuem asas, nem poderes celestiais. São como nós, pessoas normais.
O amor ao próximo, é o que os tornam especiais.
Estes anjos estão sempre prontos a ajudar. E arriscam suas vidas, para outras vidas salvar.
São fortes e destemidos, e enfrentam qualquer tipo de perigo, para o seu próximo ajudar.
Mas, infelizmente nem sempre são lembrados.
E por muitas vezes, depois de terem arriscado suas vidas. Não recebem, nem se quer um obrigado!
Mas isto não os impede de continuar a trabalhar. Salvando vidas em qualquer hora e em qualquer lugar!
Estes anjos, são merecedores de todo nosso respeito.
Por muitos eles são chamados de bombeiros.
Mas eu os chamo de 'anjos'.
Anjos verdadeiros!
E aqui eu deixo... A minha singela homenagem a estes anjos, de muita bravura e coragem.
Que Deus abençoe a todos vocês.
Pense num trabalho ingrato e sujo! Garis são esses homens que passam dia e noite vasculhando as ruas, à cata de entulhos. Compenetrados, cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo, no nosso benefício, eles apenas trabalham. Sempre os encontramos, inclusive nos veículos coletores de lixo. Mas eles passam despercebidos, como se fossem apenas sombras, pessoas excluídas e invisíveis, enfrentando intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros e produtos ácidos, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de desgraças, eles nos prestam um inestimável serviço. Somos desatenciosos com esses laboriosos e silenciosos trabalhadores do nosso cotidiano. Nunca nos aproximamos deles. Vemo-los como se fossem portadores de doenças transmissíveis pelo simples olhar, pelo sorriso, pelas mãos sujas e calejadas, pelas roupas surradas. Não é tarefa fácil correr oito horas de dia ou de noite, no sol ou na chuva, atrás de um caminhão coletor do nosso lixo. Pense na sua residência sem coleta de lixo! Faça uma experiência. Deixe-a com lixo acumulado durante apenas quinze dias. Depois me conte o resultado. Nunca os cumprimentamos, com medo de comprometermos nossa imunidade ou identidade pessoal. Talvez eu até já tenha pensado: que me importa o lixeiro! Entretanto, eles têm sentimentos, famílias, religiosidades, falam, sofrem, sorriem, sonham com uma vida melhor. Têm fé e esperança nos seus corações de seres humanos. Da próxima vez que você tiver oportunidade, dê um bom dia para o gari. Este gesto não fará esse humilde trabalhador mais rico ou mais pobre, mas, asseguro que tocará direto no fundo do seu coração, por ter sido considerado uma pessoa. Por ter sua presença notada. O gari é nosso irmão em Cristo, que nos quer todos irmãos. (Esta máxima de Jesus precisa ser verdadeira e não da boca pra fora)
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve? O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"? A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer "conhecimento popular". O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Qual a origem do folclore brasileiro? O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Uma categoria explorada, uma gente decisiva. Sua tarefa é dobrada, nem por isso se esquiva. Faz um trabalho fundamental, que não é reconhecido. Trabalha sem igual, faz seu viver ser querido.
Seus trabalhos são pesados, sérios e extenuantes. Aos familiares dedicados, são obrigações desgastantes. Voluntárias e conscienciosas, intensas na atenção. Todo instante habilidosas, no cumprimento da missão.
Em 27 de abril aniversaria, Santa Zita sua Padroeira. A exemplo de toda Maria, é uma Santa Guerreira. Consciente das desigualdades, Consciente do Social. Comprometida com Humanidade, com sonho e com ideal.
Tão antiga profissão, especialista na família tratar. Trabalha com o coração, se duplica pra ajudar. Faz papel de mãe e amiga, conselheira e guardiã. Inicia tantos jovens na lida, Professora e Cidadã.
Compreende a Sociedade, sabe que existe a exploração. Se posiciona com seriedade, não admite discriminação. Com a velhice é respeitosa, tem o amor filial. Com as crianças é carinhosa, possui o dom maternal.
De tudo é reconhecida, exigente em Justiça e Direito. Sua glória é merecida, atende no mais bem feito. Tem a visão do futuro, acompanha todo acontecer. Tem o pensamento maduro, luta, por amor ao viver.
Humilde e esforçada, todo tempo a se dar. Consciente e determinada, sempre pronta pra lutar. Trabalha no seu total, uma só em todos os lugares. Mulher muito especial, porque cuida de dois lares.
Plenamente companheira, tem consciência da História. Mãe, irmã, amiga e Guerreira, tão maravilhosa trajetória. Ela sabe que faz seu caminho, de razão tem o coração cheio. Por trabalhar com amor e carinho, tornou-se Rainha do Lar Alheio
Dizem que sou um vira-lata, Uma espécie de coisa sem graça.
Isso é coisa da sua raça...
E você, que se diz humano, e descendente de: Negro, Índio, Português, Holandês, Espanhol, Japonês, Inglês.
Desse com aquele, Daquele com aquele lá, Daquele lá com aquele ali, Daquele ali com aquele acolá.
Quanta "misturação"...
Você também é um VIRA-LATÃO!
Deus não me fez de graça!
Nem me fez sem graça.
Fez-me para ser seu companheiro carinhoso, Seu amigo, seu ouvinte.
Por isso... Quero que me trate com requinte!
Com requinte, de amizade, de carinho, de bondade.
Latindo ou miando, estarei sempre atento lhe acompanhando.
Sou seu Gato, sou seu Cão.
Sou acima de tudo...
Seu Amigão!
Feliz dia dos animais!
Então o Dia da Sogra é uma excelente oportunidade para demonstrar grandiosidade de espírito e dar o primeiro passo na busca da reconciliação. Mesmo que o dia esteja acabando, não importa. Parabenize-a amanhã, ou na primeira oportunidade que tiver. Não custa o benefício há de ser bem maior.
Conheço muitas pessoas que detestam suas sogras, sequer suportam ouvir tal palavra. Chegam ao absurdo de dizer que o grande castigo de se ter duas mulheres é ter duas sogras. E sogra é sogra mesmo pra vida toda. Você pode ter ex-mulher, ex-marido, mas sogra é pra sempre.
Juridicamente falando, ela vai ser sua até que você passe para o outro lado, morra. Alguns brincam, com um fundo de verdade, dizendo que sogra é que nem cerveja: só presta gelada em cima de uma mesa.
Entretanto, muitas outras simplesmente adoram suas sogras, pois são como outras mães, amigas, etc. Eu, particularmente, nunca tive problemas com sogras. Com as filhas de algumas, sim, mas com elas não. Todas elas me adoravam e eu também as adorava. E adoro ainda. A minha sogra atual, por exemplo, é maravilhosa. Ahh tem defeitos? Claro. Óbvio, como toda pessoa. Como eu e como cada um de vocês tem. Mas ainda assim é uma pessoa pela qual sinto um enorme carinho e respeito. Ela me trata como um filho. Sempre conversamos, meditamos juntos (ela é bem transcendente, adora Sai Baba, coisas da índia, etc.), trocamos ideias, aprendemos um com o outro, dentre outras coisas.
Ela não saberá do que aqui está escrito, mas de qualquer forma, gostaria de prestar minha homenagem a ela, para as demais que tive e para toda e qualquer sogra do Brasil e do Mundo.
Bateu saudade de alguém especial? Dê uma olhada na lista de dez atitudes que são tiro e queda para espantar a depressão momentânea:
1. Beba um drinque. Isso mesmo, um só. Uma taça de vinho, por exemplo, já vai fazer com que você fique mais relaxado, tornar o seu corpo mais quente e aliviado, tirando um pouco da tensão nos ombros.
2. Chore no chuveiro. Se você tem mágoa por algo ou está com um nó na garganta, o melhor é extravasar. Prometa a si mesmo que vai chorar ali e pronto. Uma hora você cansa e para.
3. Tire alguns minutos em seu benefício. Por exemplo, vá à manicure, jogue uma partida de futebol ou videogame. Fazendo algo de que gosta você desvia a energia ruim e passa pelo período de crise sem muitos traumas.
4. Faça uma coisa sem importância, daquelas que você não precisa pensar, como ver vídeos engraçados na internet ou um filme que já assistiu 500 vezes, sem compromisso.
5. Ouça um mantra. O simples fato de você parar tudo e concentrar-se naquilo, meditando, vai acalmar seu coração e aliviar a dor. Quando a música terminar você nem vai acreditar que passou.
6.Se dê um presente: um CD, uma roupa ou uma joia. O simples fato de ocupar-se com algo para você acaba deixando-a mais feliz, além de desviar a atenção da saudade.
7. Coma chocolate. É comprovado cientificamente o benefício da guloseima quando mulheres, por exemplo, estão em TPM ou em depressão. É claro, moderadamente.
8. Pratique esporte. Dessa maneira, você extravasa sua energia e expulsa pensamentos negativos, além de aumentar o nível de endorfina no corpo, substância que dá sensação de bem-estar.
9. Dê uma volta com seu bichinho de estimação (ou o do seu vizinho). A troca de carinho entre vocês só traz benefícios, e o passeio vai lhe animar.
10. Seja coerente. Você tem todo direito de sentir falta de uma pessoa, mas não de deixar de viver sua vida por causa dela.
Vida em família é vida com referência é o nosso endereço de chegada, assim como o é de saída, sendo assim por toda a vida Tudo passa, todos passam mas família fica sempre!
É o veio da nossa substância, pois ela é quem realmente tem importância desde a mais nossa tenra idade, da infância à adolescência!
De quando se amadurece até quando se envelhece... de quando se casa e uma nova família nasce... cresce.
A nossa descendência, a nossa historia... A nossa ascendência, os nossos filhos uma nova história, novas vidas, novas famílias!
Se ainda tiver uma, conserve-a Se um dia a perdeu, vá atrás dela, pois sem ela será apenas um individuo... mas com ela terá muito mais do que apenas um nome, pois terá carinho, respeito... e o amor de um grande coração!
Um grande coração... de muitos corações... do maior dos corações: Um coração de família.
Feliz dia da família!
A juventude não é um período de vida. ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos. envelhecemos porque abandonamos nosso ideal.
Os anos enrugam o rosto. renunciar ao ideal enruga a alma, as preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos, são os inimigos que lentamente nos inclinam à terra.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: e depois?
Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a confiança em ti e a tua esperança. Tão velho quanto o teu desânimo.
Serás jovem enquanto te conservares receptivo, ao que é belo, bom, grande. Receptivo às mensagens da natureza, do Homem, do infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus, então, se compadeça de tua alma de velho.
Isso aconteceu num voo da British Airways entre Johannesburgo e Londres.
Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro.
Visivelmente perturbada, ela
chama a aeromoça:
- Qual é o problema, senhora? - pergunta
a aeromoça:
- Mas você não está vendo? - responde
a senhora.
Você me colocou do lado de um negro!
Eu não consigo ficar do lado desse
tipo de pessoa.
Me dê outro assento - diz a senhora, transtornada.
- Por favor, acalme-se - diz a aeromoça.
Quase todos os lugares deste
voo estão tomados.
Vou ver se há algum lugar disponível.
A aeromoça se afasta e volta alguns
minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica.
Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais
lugar na executiva.
Entretanto, ainda temos um assento
na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:
- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe
a alguém da classe econômica, mas,
dadas as circunstâncias, o comandante
considerou que seria escandaloso
alguém ser obrigado a sentar-se ao
lado de pessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:
- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences, que o assento da primeira classe está à sua espera.
E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.
Biólogo não come, degusta. Biólogo não cheira, olfata. Biólogo não toca, tateia. Biólogo não respira, quebra carboidratos. Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo. Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema. Biólogo não elogia, descreve processos. Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária. Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos. Biólogo não transa, copula. Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário. Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais. Biólogo não pensa, faz sinapses. Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente. Biólogo não chora, produz secreções lacrimais. Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feedbacks. Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas. Biólogo não perde energia, gasta ATP. Biólogo não divide, faz meioses. Biólogo não faz mudanças, processa evoluções. Biólogo não falece, tem morte histológica. Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia. Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo. Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico. Biólogo não tem inventário, tem hereditário. Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.
Feliz Dia do Biólogo! :D
Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... Velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células... A velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha... Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende... Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita... Você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos... Você é velho quando só tem saudades.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... Para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... Para o velho o calendário só tem ontens.
Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.
Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável – em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.
Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.
No setor público, que emprega a maioria desses profissionais – 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.
Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A ideia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Feliz Dia do Assistente Social!
Nesse dia o mundo deveria dar mais valor
A você que cedo levanta trabalhador
Você! Que muitas vezes trabalha sem comida
Você! Que trabalha toda uma vida
Mas nesse dia do Trabalhador
continua sem valor!
É quem constrói a Nação
Mas é quem menos tem a receber
É quem dá tudo de si em troca de nada
Trabalhador que planta tem que colher
Mas trabalhador é classe, e esta é abandonada;
Neste seu dia, comemora-se no mundo inteiro.
Mas o mundo não conhece quem trabalha,
Quem passa uma vida fazendo tudo direito!
Mas esse é trabalhador verdadeiro,
Aquele que tudo faz calado, não espalha;
Ah! Trabalhador!
Sem casa, sem comida sem saúde!
Trabalhador desempregado, desnutrido amiúde
Vai trabalhar, que canta, que ri e que chora
Vai comemorar o que nessa hora?
De globalização, de guerra, de desemprego;
Trabalhar onde?
Foge da seca e no desapego
Até da família esquece, vai longe trabalhar
Na esperança de um dia tudo melhorar...
Trabalho é glória. Quem trabalha Vive feliz, sereno e São. No ferro em brasa o homem que malha Busca a beleza e a perfeição.
Da boca ardente da fornalha Ergue-se o hino à criação, Fontes de heróis, que o suor orvalha, Os vossos louros aí estão.
Quem planta trigo a vida espalha Bendito seja quem faz o pão! É ouro em pó cada migalha, Vale um tesouro cada grão.
Pedra por pedra a alta muralha Ergue-se aos poucos do ermo chão, Louvado seja quem de palha Cobriu a tosca habitação.
Quem fez o pano que agasalha, Trançando o fio de algodão, Quem fez a alvíssima toalha. Quem vive negro de carvão.
A vida é áspera batalha Em que a arma rude é a rude mão, Bendito seja quem trabalha Pela grandeza e a perfeição.
Bendito seja a energia Que palpita em tua mão! Quem no trabalho porfia, Com o trabalho, dia-a-dia, Torna mais forte a nação.
No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:
Saudade – Substantivo feminino. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. nostalgia.
Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido.
Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.
E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, nos apropriamos de um poema do grande Mario Quintana:
Saudade na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas, nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem, no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...
Fogos, luzes, abraços, amigos, beijos, família, sorrisos, lágrimas
Velhas promessas, novas esperanças,
Lembranças de momentos felizes,
Lembranças daqueles que amamos
e que, por alguma razão, não estão conosco,
Silêncio, em honra daqueles que natureza chamou,
Instante de compartilhamento da dor das famílias,
Instante de desejar que as feridas sejam rapidamente cicatrizadas,
Que as lágrimas de cada uma dessas pessoas
Sejam beijadas por anjos no Ano Novo.
Excelente Final de Semana para você!
Exclua os problemas da mente, valorize as coisas boas que te acontecem durante o dia, a semana...
Pense nelas...
Espere coisas boas... surpresas agradáveis..
Faça por onde...
Lembre-se que às vezes é sorte, mas na maioria das vezes é merecimento!
Renata Medeiros
Ser médico... Aliviar sofrimentos, penetrar fundo nos tormentos da humanidade.
Ser médico... Dar de si profundamente, sentir a dor do doente, compreender a sua sorte. É se doar por inteiro, é romper o nevoeiro que separa vida e morte.
Ser médico... Uma vida a dar vidas, a mão que cura feridas, a palavra que conforta o olhar compadecido. Ele é sempre o amigo que ao bater lhe abre a porta.
Ser médico... É infundir confiança ao velho, ao jovem, à criança. É ser de Deus o instrumento dando alívio à dor alheia, tecer fibra a fibra uma teia seguindo o seu juramento.
Ser médico... É ter na mão a leveza, agir com delicadeza. É ver em cada criatura o pai, a mãe, o filho, o parente para que seu trabalho apresente o dom verdadeiro da cura.
Ser médico... É empreender com carinho, conhecer e traçar seu caminho sem jamais pensar no tédio. Comprimidos não resolvem. Nem diplomas se devolvem.
Ser criança
É brincar e ser feliz.
É sorrir e estudar.
É amar e ser amado.
É felicidade e alegria.
É o futuro no presente!
Apesar disto, ainda temos no Brasil e no Mundo, muitas crianças que ainda não tem escola e atendimento médico apropriado.
Por isto, este dia foi criado para que possamos refletir sobre a situação dessas crianças e colaborar de alguma forma para que esta condição seja revertida.
Seja participando de projetos sociais e ações desenvolvidas por ONGs, ou até mesmo ajudando uma criança próxima, doando um brinquedo, um livro ou um agasalho que você não queira mais.
Cada ruga tua representa uma história E são tantas...
Quantas experiências...
Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar...
Esquecem a sua vida, para viverem a nossa Sempre cheias de atenção, De carinho, De amor.
Uma advogada na nossa vida Mediadora nas nossas decisões Você é o meio termo...
O equilíbrio...
A palavra de esperança O colo que aninha O ombro que apesar de cansado... apoia O olhar de complacência O oásis da segurança que aplaca a sede E alimenta o corpo Você é tudo de bom e de belo
Minha avó querida.
Parabéns pelo seu dia!
Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.