Meio Ambiente - Mensagens

Neste mês de Junho dia 05 comemora-se o dia do Meio Ambiente, porém sem motivos para comemorarmos usamos o mesmo para repudiar os tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente. E quando falamos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitat, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio ambiente tem dever lutar contra todos os tipos de arbitrariedade praticadas contra o mesmo.

Ei! É você mesmo, está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.

Estou triste e arrasado
O homem me despreza
Ele não me valoriza
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer para um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome.
Que sou o ar que respiras.
Aliás, sou a tua vida, e me destruindo consequentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.

Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.

Por favor
Salve-me!
Salve-me!
Salve-me...!

Presta a atenção nessa carta que um certo locatário mandou aos seus inquilinos. Diz assim:

Senhor morador,

Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel assinado há bilhões de anos está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos:

- Você precisa pagar a conta de energia. Ela está muito alta. Como você gasta tanto?

- Antes eu fornecia água em abundância, precisamos renegociar o uso. Hoje não disponho mais de grande quantidade.

- Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da lavoura, vai ter alimento para todos.

- Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!

- Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que, quando aluguei a casa, eles existiam.

- Por falar em lixo, que sujeira, hein? Encontrei objetos estranhos pelo caminho (isopor, pneus, plásticos...)!

Bom, é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Em caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato? Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar? Aguardo resposta e atitudes.

Assinado: a Terra.

Conta uma popular lenda do Oriente Próximo, que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:
– Que tipo de pessoa vive neste lugar?
– Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem?- perguntou por sua vez o ancião.
– Oh, um grupo de egoístas e malvados – replicou o rapaz – estou satisfeito de haver saído de lá.
A isso o velho replicou: – A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:
– Que tipo de pessoa vive por aqui?
O velho respondeu com a mesma pergunta: – Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?
O rapaz respondeu: – Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.
– O mesmo encontrará por aqui – respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
– Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
Ao que o velho respondeu:
– Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto.
"Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos."

Cada dia, ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia, o sacristão lhe perguntou o que fazia, pois havia objetos de valor na igreja.
Venho rezar, respondeu o velho.
Mas é estranho, disse o sacristão, que você consiga rezar tão depressa.
Bem, retrucou o velho, eu não sei rezar aquelas orações compridas. Mas todo dia, ao meio dia, eu entro na igreja e falo: "Oi, Jesus, eu sou o Zé, vim Lhe visitar". Num minuto, já estou de saída. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve.
Alguns dias depois, Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer grande influência sobre todos.
Os doentes mais tristes tornaram-se alegres e, naquele ambiente onde antes só se ouviam lamentos, agora muitos risos passaram a ser ouvidos.
Um dia, a freira responsável pela enfermaria aproximou-se do Zé e comentou: os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre, Zé...
O pobre enfermo respondeu prontamente: é verdade, irmã. Estou sempre muito alegre! E digo-lhe que é por causa daquela visita que recebo todos os dias. Ela me faz imensamente feliz.
A irmã ficou intrigada. Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. Aquele velho era um solitário, sem ninguém.
Quem o visita? E a que horas? Perguntou-lhe.
Bem, irmã, todos os dias, ao meio dia, ele vem ficar ao pé da cama por alguns minutos, talvez segundos... Quando olho para Ele, Ele sorri e me diz: "Oi, Zé, eu sou Jesus, vim te visitar".

Para muitos paz é o contrário de guerra e esta apenas se considera na ausência de conflito, contudo, o conceito de paz engloba muito mais que a simples inexistência de confronto armado.

Na verdade, paz é também assegurar a estabilidade física e emocional de todos, é garantir qualidade de vida e liberdade para todo o ser vivo e o cuidado imprescindível ao meio ambiente, à mãe natureza.

Mas em uma escalar mais pequena, paz é saber encontrar serenidade dentro de cada um, saber apreciar as pequenas alegrias da vida, contribuir ativamente para o bem-estar e harmonia do seu lar e do meio envolvente de cada um.

Lembre-se que quando fazemos algo com boa intenção, quando atuamos pelo bem dos outros, ficamos mais perto de alcançar a nossa paz interior ideal e que o nosso gesto, por muito pequeno que possa parecer, vai fazer toda a diferença!

É muito fácil se irar, frustrar-se e desencorajar-se.
Qualquer pessoa pode facilmente ser levada a isso. não lhe é requerida nenhuma habilidade para que exiba tal atitude.
Apenas pelo fato de você estar irado ainda que por uma razão justificada , isso não significa que você tenha que fazer com que a situação piore ainda mais.
Retribuir com ira só irá feri-lo, e tanto quanto a outra pessoa.
Mas afinal, será isso mesmo que você deseja?
Contudo, o fato de você se sentir terrivelmente frustrado não constitui razão para que você crie um ambiente para uma frustração ainda maior!
Uma realização cheia de significado acontece em função do seu esforço pessoal, mesmo em meio a uma série de circunstâncias negativas.
Pare por um momento e se pergunte: O que posso fazer agora, diante dessa situação, que até poderia fazer uma diferença positiva?...
Certamente que você irá eventualmente se sentir irado, frustrado, amargurado e desencorajado.
Isso é perfeitamente compreensível e natural. Entretanto, isso não lhe confere razão para agir contra seu próprio interesse.
Com Deus, e exercitando a mente de Deus, SEMPRE existe uma maneira de melhorar qualquer situação, por pior que seja.
Busque a Deus, e aja baseado no caráter dele.
E veja então a sua circunstância assumir uma postura que você jamais imaginou possível!

Pode o homem construir, edificar, seguir adiante no progresso, a fim de facilitar a sua vida?
Pode. Mas, infelizmente, esqueceu-se da necessidade de conviver com os outros seres desse globo...
Destruindo a natureza, destrói também uma parte da fauna que repercutirá na flora, num ciclo sem fim. Felizmente, alguns poucos já iniciaram um processo de alerta, de reparação. É necessário ao homem, despertar, olhar para trás e aprender com os seus erros. Os pequenos gestos hoje, serão as grandes melhorias do amanhã. Coabitar significa respeitar os direitos alheios.
Através desse amor que passaremos a ter com o meio ambiente, nos tornaremos seres melhores, mais pacientes e conscientes.
Façamos, cada um de nós, a nossa pequena parte.

1- Faz a gente se sentir bem.
2- Acaba com a solidão.
3- Retarda o envelhecimento.
4- Abre passagem para o sentimento.
5- Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraços e quando nossos braços estão ocupados, enlaçados em volta de outros.
6- Faz a gente superar o medo.
7- Alivia a tensão.
8- Combate a insônia.
9- Mantêm em forma os músculos dos braços e dos ombros.
10- É democrático: todo mundo tem direito a um abraço!
11- É ecologicamente benéfico, não tumultua o meio ambiente.
12- É portátil.
13-Torna os dias mais felizes.
14- Torna viáveis os dias impossíveis.
15- Preenche espaços vazios em nossas vidas.
16- Não requer equipamento especial.
17- Do ponto de vista energético é eficiente e economia calor.
18- Não exige ambientação especial: qualquer lugar é ótimo para um abraço!
19- Constrói a autoestima.
20- Propicia exercícios de flexão se você é alto.
21- Continua trazendo benefícios mesmo depois de desfeitos.
Aquele abraço da amiga...

A chave para mudar o padrão das relações viciadas ou desgastadas, transformar a rotina e recuperar o espírito de entusiasmo e cooperação está em cultivar atitudes baseadas na espiritualidade.

- Procure em seu trabalho um sentido maior do que apenas um meio de sobrevivência.

Por menos gratificante que seja sua função, é um elo na imensa cadeia de trabalho que traz prosperidade e bem-estar coletivos.

- Identifique seus dons e habilidades.

Ter consciência de que você é a pessoa certa no lugar certo é fundamental para a realização. A competência tem relação direta com o prazer. Avalie se sua função preenche sua necessidade de satisfação pessoal. Se não, é hora de começar a pensar em mudar de emprego ou profissão.

- Aceite e compreenda as diferenças.
Procure ver os aspectos positivos que todos nós temos e exercite a capacidade de perdoar e se colocar no lugar das outras pessoas. Isso evita atritos e desgastes desnecessários.

- Aprenda com a diversidade de pontos de vista.
Pessoas com formação cultural, idade ou nível social diferentes do nosso têm muito a nos acrescentar. Tente se abrir para quem parece diferente de você.

- Exercite o afeto e a gentileza com chefes e colegas.
Um sorriso, ou um gesto atencioso, são suficientes para tornar as relações mais amistosas e produtivas. Seja como um ponto de luz no seu ambiente de trabalho.

- Acredite que você tem vasto potencial a ser explorado.
Às vezes perdemos chances de expansão ou mudança na profissão por não apostar em nós mesmos. É o caso de quem acha não ser capaz de aprender outro idioma.

- Viva o momento presente.
Um dos princípios do budismo destaca a importância de estar sempre focado no momento presente e fazer todas as coisas como se fosse a primeira vez. Isso nos dá motivação e nos conecta com nosso foco.

- Equilibre trabalho, família e espiritualidade.
Dê a devida atenção a cada uma dessas áreas da vida, sem achar que uma é mais importante que outra.

Alkíndar de Oliveira

...um homem comum dando o melhor de si
para cumprir a função de Super Homem.
...uma fonte de conselhos bons,
mas em geral dispensáveis.
...quase-quase um expert.
...um homem que sabe
- mas gostaria de conferir, só para estar seguro.
...um homem que cai lutando.
Pais são homens absolutamente comuns
que o amor transforma em aventureiros,
contadores de histórias, intérpretes de canções.
Os Pais são capazes de fazer qualquer coisa.
A juventude dos pais foi cheia de emoção
e suas cabeças estão cheias de casos.
Eles têm pontos de vista sólidos sobre política,
cachorros, esportes e como salvar o meio ambiente.
Têm gavetas, caixas e depósitos,
cheios de coisas valiosas. E barbante.
Eles sabem contar histórias inesquecíveis.
Existe realmente um toque de mágica num pai.
Eles não são homens comuns. São especiais.

Numa noite voltando do trabalho lá estou dentro do ônibus, onde antes de saltar, um cara a cara com uma menina fez meu coração bater mais forte. O destino me aproximava dela. Não acredito em amor a primeira vista, acredito no amor conquistado com o tempo. Mas naquela noite foi diferente, reconheci aquela menina que instantaneamente me deixou nervoso. Admirando teu sorriso fiquei besta, me perguntou algo e eu respondi, aproximei-me a porta para saltar, e no caminho ate a minha casa passei a fazer planos e imaginar situações.

Senti um sinal de que aquela menina poderia ser o grande amor da minha vida.

Marcamos um encontro naquele velho e sujo terminal. Conheci ali a menina que sempre sonhei um dia conhecer. Mesmo num ambiente não muito agradável, aquele lugar estava ótimo com ela ao meu lado. Dizem que os melhores perfumes estão nos menores frascos, pois, os melhores encontros podem estar nos piores lugares também. Foi fácil gostar dela, daí fui ligando o teu ser ao melhor de mim.

Depois de encontros e encontros, não consegui dormir naquele dia triste. Um dia onde sua dúvida acabou comigo, eu já estava muito afim naquele momento.

Tinha que chegar a uma conclusão: Pensei em lutar pelo que queria, aquele sentimento consumia meu coração. Não sabia como reagir, me senti meio triste, mas não desanimado. Cheguei a uma conclusão de que nada iria me fazer perder a noção de tudo que sentia.

Dias depois escuto o que eu mais queria. Agora sim pode atravessar meu coração, pois eu não uso nenhum disfarce, hoje você pode olhar nos meus olhos e vai e ver que não há preço que eu não pagaria para te dizer estas palavras... Naquele dia o beijo veio por impulso, não foi planejado nem pensado, no teu abraço sentia-me pequeno, mas seguro. Se eu pudesse ficaria naquela posição para sempre. Invadiu-me a sensação de se estar flutuando a cada beijo trocado, preenche todos os espaços e faz com que qualquer tentativa de infidelidade seja vã.