Mahatma Gandhi - Mensagens

Mahatma Gandhi provou que a "roupa não faz o homem". Só usava uma tanga a fim de se identificar com as massas simples da Índia.

Certa vez chegou assim vestido numa festa dada pelo governador inglês.

Os criados não o deixaram entrar.

Voltou para casa e enviou um pacote ao governador, por um mensageiro.

Continha um terno.

O governador ligou para a casa dele e lhe perguntou o significado do embrulho.

O grande homem respondeu:

- Fui convidado para a sua festa, mas não me permitiram entrar por causa da minha roupa. Se é a roupa que vale, eu lhe enviei o meu terno...

A mãe trouxe seu filho ao Mahatma Gandhi. Ela implorou:
- Por favor, Mahatma. Diga ao meu filho que ele pare de comer açúcar.
Gandhi fez uma pausa e disse:
- Traga seu filho de volta em duas semanas.
Confusa, a mulher agradeceu e disse que faria o que o Mahatma pediu.
Duas semanas mais tarde, ela retornou com seu filho.
Gandhi olhou o jovem nos olhos e disse:
- Pare de comer açúcar.
Agradecida, mas inconformada, a mulher perguntou:
- Mahatma, por que o senhor me pediu para trazê-lo em duas semanas? O senhor poderia ter dito a ele, como fez agora, há duas semanas atrás.
Gandhi respondeu:
- Duas semanas atrás, eu estava comendo açúcar.
A melhor forma de se educar é através do exemplo. Antes de exigir, você tem que agir.

Ele nunca ocupou oficialmente um cargo político ou religioso, mas foi um dos líderes mais poderosos do século 20: fez de suas palavras, atos e ensinamentos eficientes armas na luta por um mundo mais pacífico. Com sua figura franzina e amável, o indiano Mahatma Gandhi marcou a história mundial contemporânea como um símbolo de paz.

Em termos concretos, seu maior feito foi liderar a batalha para libertar seu país da dominação britânica, que durou mais de 200 anos. Antes dele, o movimento para a independência do país era marcado por conflitos armados, mas, convencido de que enfrentar o ódio e a violência utilizando os mesmos artifícios equivale a igualar-se ao inimigo, Gandhi propôs um movimento com base na verdade e no amor, seguindo o princípio da não-violência.

Seu poder de influência atingiu em cheio milhões de indianos miseráveis e injustiçados, que encontraram na sua figura a ponta de esperança há muito perdida, passando a venerá-lo e chamá-lo de Mahatma, que significa "grande alma". Mais que isso: Gandhi inspirou os maiores pacifistas do nosso tempo, criando um meio alternativo de solução de conflitos – o diálogo.

Hoje, a influência de Gandhi está intimamente ligada com a espiritualidade e ultrapassa fronteiras de todo o mundo, fazendo com que pessoas das mais diferentes raças e religiões concordem que esse pequeno homem – de pouco mais de um 1,60 metro de altura – foi um dos maiores apóstolos da paz que a humanidade já conheceu.

Carine Portela

Mahatma Gandhi lutou sua vida inteira, mas conseguiu libertar a Índia do domínio inglês.
Quando lhe disseram que era um dos maiores nomes jamais surgidos na História Universal, respondeu: - Nada tenho de novo para ensinar ao mundo.
- A verdade e a não violência são tão antigas quanto às montanhas.
- Tudo o que tenho feito é tentar praticá-las na escala mais vasta que me é possível.
- Assim fazendo, errei algumas vezes e aprendi com meus erros.
- Os que acreditam nas verdades simples que expus, só podem propaga-las se viverem de acordo com elas.
- Estou absolutamente convencido de que qualquer homem ou mulher pode realizar o que realizei, se fizer o mesmo esforço e cultivar a mesma esperança e fé.
Construa sua fé em alicerces sólidos para que a esperança esteja sempre com você.

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:
A Política, sem princípios. o Prazer, sem compromisso. a Riqueza, sem trabalho. a Sabedoria, sem caráter. os negócios, sem moral. a Ciência, sem humanidade. a Oração, sem caridade.
E continuou:
A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável. que as pessoas são tristes, se estou triste. que todos me querem, se eu os quero. que todos são ruins, se eu os odeio. que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio. que há faces amargas, se eu sou amargo. que o mundo está feliz, se eu estou feliz. que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva. que as pessoas são gratas, se eu sou grato.
A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.
"Quem quer ser amado, ame."

Somos interiormente pura energia... E toda energia pode ser utilizada para o bem ou para o mal.
O uso de nossa energia interior depende de nós mesmos, de equilíbrio emocional, de nosso autodomínio.
Se estamos irados, nosso interior pode transformar-se numa potente usina de emissão e processamento dessa energia negativa.
Se nos vergarmos ao poder da ira, tendemos a um tipo de vivência improdutiva, extremamente nociva – a nós mesmos e aos que nos rodeiam.
Por que canalizar nossa energia interior para os descaminhos da improdutividade – que fatalmente levam ao abismo da existência?
Por que não aproveitá-la de maneira construtiva e saborear a prática do bem?
Vamos processar essa energia em prol do amor e da paz!
Vamos transformá-la em solidariedade e fazer um positivo uso dela, pois, como já dizia o líder pacifista Mahatma Gandhi, nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.

Não duvide se alguém te disser que você é do tamanho dos seus sonhos.
Os grandes feitos da humanidade, assim como as grandes empresas e também as grandes conquistas, todas elas, com certeza foram sonhadas antes por seus executores.
Airton Senna da Silva sonhou em ser um grande campeão na fórmula 1 e lutou bravamente para isso, tornando-se um belo exemplo brasileiro de pessoa de sucesso, a partir de um sonho.
As referências são muitas, desde grandes nomes, como Nelson Mandela e "Mahatma" Gandhi, que se tornaram referências de seus sonhos, até a humilde mãe que sonhou com a formatura de seu filho e conseguiu transformar isso em realidade.
Um belo exemplo da força de um sonho, é o de um aluno de 16 anos, que em 1952, em uma sala de aula da cidade de Bauru-SP, indagou-se com o fato de termos um brasileiro que inventou o avião e não fabricarmos essas máquinas voadoras. O sonho desse aluno se transformou na 4a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.
Obviamente, que estamos nos referindo à Embraer e o sonho de Ozires Silva, seu fundador.
Claro que os sonhos precisam ganhar força e isso somente ocorre quando ele passa da imaginação para o papel e ganham um formato mais concreto.
Dê formas, cores, valores, tamanhos. Veja se são realmente importantes para sua vida e principalmente, defina datas: para o início e para o término, mas lembre-se que datas possuem um dia, mês e ano.
Nesse momento você acabou de transformar o sonho em um objetivo e são eles que nos dão a força para agirmos e persistirmos, os nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.
O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformaram esse sonho em objetivo de vida e a coragem e a iniciativa para agir.
Os sonhos, sem dúvida, representam o primeiro passo das grandes realizações, portanto fixe bem os pés no nosso mundo, mas mantenha sua cabeça nas nuvens. Sonhe sempre!!! Sonhe com uma vida melhor para você, um mundo mais digno e justo e um Brasil cada vez mais vencedor.