Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por esta pessoa.
Quando alguém está em sua vida por uma "Razão" é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.
Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.
Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".
Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.
Quando visitei o conceituado e famoso médium Francisco Candido Xavier, em Pedro Leopoldo, Estado de Minas Gerais, a 19 de fevereiro de 1951, no salão do Centro Espírita "Luiz Gonzaga", fui por ele informado de que estava presente o espírito de Romão Rocha, que fora meu contemporâneo nas atividades espíritas do Paraná. Em seguida, o médium acrescentou: "Romão pergunta se o senhor se lembra das palavras que ele lhe disse". Respondi, após refletir, que não me lembrava. Realmente, não era fácil precisar, dentre tantas coisas que conversávamos, o que desejaria ele relembrar. Como houve a seguir interferência de terceiros, não me foi possível pedir ao espírito de Romão reproduzisse o que antes me dissera.
Regressando à capital do Estado de São Paulo, não podia esquecer esse fato e dele me estava a recordar constantemente. Assim, a 2 de abril, tomei a resolução de escrever ao espírito de Romão Rocha, o qual por intermédio de Chico Xavier, no dia 4, respondeu o seguinte:
"Meu amigo continue atento à execução dos compromissos assumidos, com a mesma vigilância construtiva que lhe caracteriza as atitudes, porque no Espaço não nos perdoamos se a indiferença inutilizou a nossa sementeira". Tudo se modifica, ao perdermos temporariamente as nossas possibilidades de atuação no plano dos encarnados, com a morte ou renovação do corpo, e precisamos aproveitar as horas e os talentos na concretização do bem com Jesus, de conformidade com o deveres que traçamos para nós mesmos no grande caminho da vida.
Ao pensar sobre a possibilidade de um casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta:
você seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice
Tudo mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de amar, conversar... conversar...
O sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que é um sonho, é coisa delicada, coisa do coração.
O bom ouvinte é aquele que abre espaços para que os sonhos do outro saiam livres.
O sonho vai... sonho vem... cresce o amor.
E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha um fim...
Desejo à vocês toda a felicidade deste mundo.
Parabéns por 25 anos juntos...
Não importa se eu estou aqui, lá, acolá, do seu lado ou do outro lado do mundo. Eu sempre vou estar contigo. Eu sempre vou cuidar de você. Porque é isso que o amor faz: aproxima, cuida, protege. Torna um, dois corações.
Deus verdadeiro! Preciso da Tua luz para contemplar todas as coisas e, assim, evitar que o maligno me conduza pelos caminhos que não servem. Sei que, se eu praticar o que é errado, não serei um bom exemplo para outras pessoas.
Assim como se espera que um irmão mais velho conduza o mais novo no bom caminho, também se espera que os cristãos há mais tempo no Caminho levem os recém-chegados à vereda da santidade e do sucesso; por isso, precisamos que nos ilumines e dirijas.
Abra-nos os olhos do espírito, para que vejamos a Tua vontade, conhecer o Teu plano e cumprir a missão que nos tens dado. Que jamais saiamos da Tua proteção, para que não venhamos a cair nas mentiras do inimigo. Contigo, sempre teremos sucesso completo.