Às vezes olho para as nossas mãos entrelaçadas e vejo o quanto você faz bem para mim. O quanto você foi a pessoa que mais me mimou e deu o ombro. Até quando tropecei e mesmo sem cair você estava ali, pronto para me segurar e me fazer acreditar que, tudo vai ficar melhor. Ao seu lado, pude perceber que estou totalmente segura, protegida e o melhor de tudo, amada.
Um velho melro encontrou um miolo de pão, e saiu voando com ele. Ao ver isso, os pássaros mais jovens correram para atacá-lo. Diante do combate iminente, o melro largou o miolo de pão na boca de uma serpente.
Pensando consigo mesmo:
- Quando se está velho, a gente vê a vida de outra maneira: Perdi meu alimento, é verdade, mas posso encontrar outro miolo de pão amanhã.
- Entretanto, se insistisse em carrega-lo comigo, eu iria deflagrar uma guerra no céu. O vencedor passaria a ser invejado, os outros se armariam para combate-lo, O ódio encheria o coração dos pássaros, e tal situação podia durar por muito tempo.
A sabedoria da velhice é essa: saber trocar as vitórias imediatas pelas conquistas duradouras.
Na vida, da mesma forma que um sorriso empurra o outro, que um gesto de bondade ou carinho pode gerar um ciclo de felicidade, o contrário também é verdadeiro, sabia marido?
A ruindade e a falsidade atraem mais maldade e apenas geram tristeza. Uns lábios selados em uma linha contínua nunca vão ter a capacidade de abrir um sorriso nos do próximo.
Eventualmente tudo o que você dá para o mundo lhe será restituído. Então por que não se esforçar mais para espalhar apenas sorrisos, alegria, bondade, amor?
Por que, meu marido, não fazer um esforço por você, por mim, para abandonar definitivamente essa sua postura de mau humor, esse seu jeito grosseiro, mal-educado. Por que, meu marido, não vem plantar amor e felicidade comigo e colher os seus frutos ao meu lado, e ser feliz junto de mim?
E a sacerdotisa adiantou-se novamente e disse: "Fala-nos da razão e da paixão". E ele respondeu, dizendo: Vossa alma é frequentemente um campo de batalha onde vossa razão e vosso juízo combatem vossa paixão e vosso apetite. Pudesse eu ser o pacificador de vossa alma, transformando a discórdia e a rivalidade entre vossos elementos em união e harmonia. Mas como poderei fazê-lo, a menos que vós mesmos sejais também pacificadores, mais ainda, enamorados de todos os vossos elementos?
Vossa razão e vossa paixão são o leme e as velas de vossa alma navegante. Se vossas velas ou vosso leme se quebram, só podereis derivar ou permanecer imóveis no meio do mar. Pois a razão, reinando sozinha, restringe todo impulso; e a paixão, deixada a si, é um fogo que arde até sua própria destruição.
Que vossa alma eleve, portanto, vossa razão à altura de vossa paixão, para que ela possa cantar, E que dirija vossa paixão a par com vossa razão, para que ela possa viver numa ressurreição cotidiana e, como a fênix, renascer das próprias cinzas.
Gostaria que tratásseis vosso juízo e vosso apetite como trataríeis dois hóspedes amados em vossa casa. Certamente não honraríeis um hóspede mais do que o outro; pois quem procura tratar melhor um dos dois, perde o amor e a confiança de ambos.
Entre as colinas, quando vos sentardes à sombra fresca dos álamos brancos, compartilhando a paz e a serenidade dos campos e dos prados distantes, então que vosso coração diga em silêncio: "Deus repousa na razão". E quando bramir a tempestade, e o vento poderoso sacudir a floresta, e o trovão e o relâmpago proclamarem a majestade do céu, então que vosso coração diga com temor e respeito: "Deus age na paixão". E já que sois um sopro na esfera de Deus e uma folha na floresta de Deus, vós também devereis descansar na razão e agir na paixão.
Khalil Gibran
Foi como se eu nascesse com você. Foi como se a vida me desse novas razões para acordar de manhã, meu neto! É uma nova maternidade, uma nova força para sorrir livremente.
Desejo que sua vida seja uma constante de alegria, meu amor! Seu nascimento recente quase me faz chorar de felicidade, meu neném! Tenho certeza que vai ser assim, feliz, que vou sempre encontrar você.
Você ainda agora surgiu no mundo e eu já estou loucamente apaixonada por meu neto lindo!