Ler e escrever, por si mesmos, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.
Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.
Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada iniciando a instrução pelo alfabeto.
Gandhi
Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com a vocação sagrada para formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.
Se você deseja transformar seus sonhos em realidade tem de acreditar em si mesmo em primeiro lugar. O maior erro que alguém pode cometer é lutar por algo pensando que não será capaz de o alcançar.
Mantenha a fé e não receie todas as contrariedades que podem surgir. Confie na força do seu coração e não desista enquanto o que deseja não se concretizar.
Em uma localidade do interior, havia uma chácara à beira de um rio, cujo proprietário era um senhor muito religioso, fiel a Deus, e que cumpria com seus deveres. Um certo dia, em um verão, começou um grande temporal e o rio começou a transbordar e inundar as propriedades. A água começou a bater em seu calcanhar, quando apareceu um pessoal pra levá-lo, disse"-Não precisa, Deus vai me salvar!" as águas continuavam a subir e aquele senhor não arredava o pé de sua propriedade. A água já estava à altura de seus joelhos quando apareceu dois jovens pra tirá-lo daquele lugar, mas, o senhor disse "-Não precisa! Deus vai me salvar, eu creio!".
Mais algumas horas, e o nível das águas chegava na cintura daquele senhor, quando apareceu uma lancha de resgate para socorrê-lo, mas, mesmo assim, sua fé em Deus foi mais forte, e disse "- Não há necessidade! Deus vai me salvar!". Os níveis das águas continuavam a subir rapidamente e já atingiam ao pescoço daquele homem fervoroso, quando pairou sobre ele, um helicóptero para resgatá-lo e o senhor disse novamente: "-Não precisa! Deus vai me salvar! eu creio!" e o pobre homem morreu afogado.
Esse homem, pergunta a Deus "-Senhor! não me socorreste quando mais precisava... orei pela suas mãos! e me deixaste... e Deus lhe diz..."Filho... eu mandei inicialmente um pessoal, você recusou. mandei dois jovens, e você recusou novamente, e depois, uma lancha de resgate, e novamente nova recusa, e por fim, um helicóptero..."
Deus usa meios normais para realizar milagres...
O homem imagina que o senhor vai abrir os céus, e colocar a sua imensa mão e operar... não, não é assim que funciona... milagre não se explica, milagre se vive...
É engraçado como, nós, intitulados como seres pensantes, fazemos o possível para evitar situações que exigem um pouco mais de esforço intelectual. Deixar de fazer isto ou aquilo por acharmos complicado ou trabalhoso nos torna cada vez mais preguiçosos e diminui nossas chances de ter mais um aprendizado adquirido.
Não importa a idade, classe social, gênero ou religião, o acúmulo de conhecimento deve ser visto sempre como algo constante e infinito. Também não podemos nos limitar ao mesmo assunto ou objetivo, pois afinal, somos indivíduos versáteis e totalmente adaptáveis, e quanto mais diverso for o nosso aprendizado, maiores serão as nossas habilidades.
O mais importante na aquisição de conhecimento é estar sempre livre de preconceitos, com uma mente aberta aos mais variados temas que nos propicia novas interações sociais e mais qualidade na utilização do nosso tempo.