No futuro, se quisermos uma humanidade mais feliz, um mundo mais feliz, deveremos cortar o problema pela raiz. É claro que os poderes econômicos e políticos também são causas. Mas as causas principais estão na mente humana. Cada ação do homem, verbal ou física, até mesmo as pequenas ações, tem alguma motivação. No final das contas, tudo depende de um motivo. A motivação apropriada ou seu desenvolvimento apropriado é um fator importante.
Desta forma, se a inteligência vier acompanhado de afeto e compaixão – o que chamo de sentimento humano – será muito útil. O sistema educacional moderno dá muita atenção ao conhecimento e ao cérebro, mas não presta atenção no desenvolvimento espiritual. Isso é deixado para as organizações religiosas e para as outras pessoas. Não considero isso suficiente. Embora todas as religiões do mundo tenham potencial para dar uma grande contribuição ao desenvolvimento da bondade, nem isso é suficiente. Além disso, muitas pessoas consideram a religião algo ultrapassado ou fora de moda, e os próprios religiosos às vezes são um pouco ortodoxos demais. Eles ficam isolados do mundo real e dos problemas do dia-a-dia. Às vezes, muitas tradições religiosas, incluindo as tibetanas, dão muita ênfase ao ritual ou à cerimônia, sem entender bem seu significado. Por isso, a contribuição e a influência religiosa também são limitadas. Não basta deixar as comunidades religiosas lidarem com as questões morais. Os problemas em geral são grandes demais, e o grupo de pessoas que deve lidar com eles, pequeno ou fraco demais.
Dalai Lama
Naquela quinta-feira um dos seus te deu um beijo Não um beijo de amor... Mas de pura traição Entregando-te aos soldados do desamor Aqueles que te prenderam... Açoitaram-te Ao invés de sentir por ti compaixão Machucaram-te até fazer a tua carne sangrar O que tu passaste naquela noite só tu o sabes E aqueles que lá junto a ti se encontravam E naquela sexta-feira... Fizeram-te carregar uma cruz pela Via Sacra Deixando teu corpo transfigurado pela dor Caia... Levantava-se e lá caminhava O povo simplesmente olhava nada fazia Com os olhos amedrontados apenas te viam Quando chegou ao teu destino já quase desfalecia Ainda tinha a pior parte... Aquela que tu temias... Chegaram os soldados para que te pregassem Naquela cruz que pelo caminho carregavas E quando os cravos começaram a serem fincados A dor quase já não existia, já havia transpassado Pelo tamanho do sofrimento que já havia passado Quando terminaram nem sequer se preocuparam Com teus gritos abafados pelo da multidão descarada Assim a cruz com o teu corpo desfalecido foram içados Eles não se conformaram que ainda estavas acordado Levantaram a lança e teu coração foi perfurado Ó quanta covardia... Mesmo assim, ainda os perdoaste. Ó Jesus como pode ter sido tão injustiçado Esqueceram que ali jazia o corpo do Pai amado E também que sua glória mais forte que a... Humanidade
Um dia acordarás num quarto novo
sem saber como foste para lá
e as vestes que acharás ao pé do leito
de tão estranhas te farão pasmar,
a janela abrirás, devagarinho:
fará nevoeiro e tu nada verás...
Hás de tocar, a medo, a campainha
e, silenciosa, a porta se abrirá.
E um ser, que nunca viste, em um sorriso
triste, te abraçará com seu maior carinho
e há de dizer-te para teu assombro:
- Não te assustes de mim, que sofro há tanto!
Quero chorar - apenas - no teu ombro
e devorar teus olhos meu amor...
Sei que suas circunstâncias não são as melhores. Algumas derrotas na vida acabaram por lhe roubar toda motivação. Mas você é um vencedor, independentemente do resultado final, pois o que importa é que lutou com dignidade até à exaustão.
Não pense que as oportunidades perdidas são portas que se fecharam para sempre. Acredite que mais tarde ou mais cedo encontrará verdadeiros motivos para ser feliz.
Fico pensando em você o dia inteiro, e querendo saber coisas, que você me escreva, que você me ligue, que você me diga qualquer coisa para que eu possa estar do seu lado.