Amor Próprio - Mensagens

Alegria é o cântico das horas com que Deus te afaga a passagem no mundo.

Em toda parte, desabrocham flores por sorrisos da natureza e o vento penteia a cabeleira do campo com música de ninar.

A água da fonte é carinho liquefeito no coração da terra e o próprio grão de areia, inundado de sol, é mensagem de alegria a falar-te do chão.

Não permitas, assim, que a tua dificuldade se faça tristeza entorpecente nos outros.

Ainda mesmo que tudo pareça conspirar contra a felicidade que esperas, ergue os olhos para a face risonha da vida que te rodeia e alimenta a alegria por onde passes.

Abençoa e auxilia sempre, mesmo por entre lágrimas.

A rosa oferece perfume sobre a garra do espinho e a alvorada aguarda, generosa, que a noite cesse para renovar-se diariamente, em festa de amor e luz.

Psicografia de Chico Xavier

Pai, o teu destino é igual ao meu
Por tudo que recordo no momento:
Caminho com os olhos fitos no firmamento
Acompanhando de perto o passo teu.

Viver sem ambição e sem maldade,
Ser igual a quem nos deu a vida
É como a fera adormecida.
Que adormece para a posteridade.

Só mesmo o brio do teu passado humano,
A tua força e formação moral
Me fizeram o pai, tão semelhante e igual
Que deste destino tão bom eu me ufano.

A todos eu dedico o meu alento,
Com amor e com bondade assim eu prego:
Não nasci para viver de sofrimento,
A todas as maldades humanas eu renego.

Vivo contente e confiante em mim,
Não me alegra o desespero alheio;
E desconheço mesmo qual o meu fim,
Sinto repulso pelo próprio meio.

E o teu nome é feito, pai amado,
Levarei comigo bem guardado,
Como lembrança de todo universo.

Para que Deus com sua bondade eterna
Transforme os corações dos entes desta terra,
Daqui por diante não farei mais versos.

O ego tenta convencer-se de que vivemos em um mundo onde a causa de tudo o que acontece está localizada fora de nós. Nossas experiências, portanto, seriam apenas efeitos. Nossa vida nada mais seria do que uma série de respostas a acontecimentos exteriores, como se não tivéssemos nenhum poder de escolha.
Para nos persuadirmos de que a vida é realmente assim, precisaríamos apagar todas as evidências de que o mundo que vemos é determinado pelo nosso próprio sistema de crença e pelos pensamentos em nossa mente.
Esse modo de pensar só poderá subsistir enquanto nos mantivermos apegados à ideia de que nada temos que ver com o fato de criar o mundo que vivenciamos. Insistimos na crença de que somos apenas um corpo, destinado a estar na Terra durante um breve período de tempo e depois morrer. insistimos na crença de que a morte é o fim da vida.
Quando vivemos de acordo com esse sistema de crenças baseado no medo, é frequente nos sentirmos vítimas e buscarmos constantemente alguém a quem identificar como sendo o nosso inimigo.
Esse sistema de crença parece estar nos dizendo que sempre haverá guerras, que o passado sempre irá predizer o futuro, que não podemos confiar no amor e que os outros, e até mesmo nós, fizemos coisas imperdoáveis.
Esse sistema de crenças pretende fazer com que nos agarremos à ideia de que culpa e punição são coisas valiosas o que não é verdade.
É da maior importância respeitar o poder dos nossos pensamentos. Afinal de contas, são eles que criam o nosso comportamento e que determinam a nossa maneira de ver o mundo e reagir a ele.
De acordo com o sistema mental baseado no medo, não há problema se tivermos pensamentos agressivos, uma vez que só as ações agressivas causam dano às outras pessoas.
Uma outra maneira de olhar o mundo é acreditar que os nossos pensamentos podem ser tão prejudiciais quanto as nossas ações.
O mundo que vemos começa a mudar quando abandonamos todos os nossos pensamentos agressivos e os substituímos por pensamentos amorosos.

Você é maravilhosa; uma amiga exemplar e uma das melhores pessoas que existem no mundo! Mas às vezes você não consegue enxergar a realidade. É hora de acreditar nas suas capacidades, de confiar no seu instinto e coração e amar-se. Sim, amar-se; já!

Enquanto seu amor próprio não existir, pode esquecer sua felicidade. É que só você pode melhorar sua vida, só você se pode amar verdadeiramente! Força, amiga! Estarei sempre do seu lado.

Ter alguém é inexplicável, é ótimo, é o caminho da perfeição, mas não é tudo. Amor próprio é essencial. Eu nunca me sentirei preenchido se não me sentir especial, se eu me olhar no espelho e não me achar bonito, se eu olhar para minhas atitudes e não sentir alívio. Antes de amar alguém, eu tenho que amar cada parte do meu corpo, tenho que aprender a me abraçar, a me querer, e, principalmente, a me transbordar.

Nunca abra mão do amor próprio. Por mais que uma pessoa seja importante na sua vida, você tem que se amar primeiro. Por isso, mesmo que se esteja tentada a pensar o contrário, nunca permita que a rebaixem e que a façam sentir sem autoestima.

O caminho para a decepção é alguém achar que não é merecedor de ser amado. Certifique-se que está dando o devido valor a si mesma, pois é você quem tem que lutar pela sua felicidade.

Vocês representam tudo para mim, meus filhos! São meu sol e minha chuva, meu sul e meu norte. São meu sorriso constante e minha lágrima de alegria. Fui abençoado pela maior dádiva que a vida me poderia oferecer: vocês, meus amores.

Por isso, sinto que lhe devo tudo – à vida. Prometo que vou continuar fazendo tudo que estiver ao meu alcance para garantir que vocês vão ser sempre verdadeiros com o amor próprio. O nome de meu coração é: meus filhos!

A autoestima não se compra, não se empresta, não se oferece. Você, minha amiga, tem todos os motivos para se alegrar com tudo que a vida lhe oferece desde sempre.

Mas não, você não consegue se ajudar, não se livra dessa falta de amor próprio e de orgulho por ser a pessoa maravilhosa que é. Se liga, amiga, por favor. É urgente que você se ajude a recompor e a prosseguir seu caminho com outra visão, com outro interesse. Força!

Ainda nos tempos de guerra, um antigo artesão, proprietário de uma loja de armarinhos, chorava desconsolado ao ver sua pequena lojinha em ruínas.
Uma velhinha, ao passar e vê-lo tão triste, comentou: – Observe, meu caro senhor, dentre as ruínas, as lãs, as linhas e agulhas estão intactas, com ela podemos fabricar vários agasalhos e gorros para os doentes do hospital.
Ele, sem saber direito o que fazer, ajudou a velhinha na coleta dos artefatos e partiu para um pequeno galpão abandonado, e lá, auxiliado por diversas pessoas confeccionou várias peças de lã.
Terminado o trabalho, sem ainda saber o por quê de seu destino, embrulhou tudo num grande saco, entrou no hospital a distribuir os agasalhos.
Os doentes sorriam de felicidade, pois o frio era intenso e o hospital não estava capacitado para acolher tantos enfermos, muitos estavam descalços, sem mesmo ter um cobertor.
Na distribuição das roupas, o velhinho se deparou com uma menina toda enfaixada, que ao observar aquele rosto sofrido, olhou-o alegremente, derramou algumas lágrimas pelas faixas e então falou: – Deus, quanta alegria!
O velhinho, ainda sem entender direito a reação da pequena mocinha, comentou: – Por que estás tão contente com uma simples meia para os pés? – Não são as meias, PAPAI, é a sua presença!
Daí o pobre velho assustado, comentou : – Papai? Como Papai... Minha filha estava na escola quando uma bomba explodiu, todos a julgavam morta!
– Mas eu sou a sua filha, milagrosamente consegui sobreviver, e apesar destas faixas em meu rosto, nunca me senti tão feliz ao saber que o meu grande pai, mesmo numa hora de muito sofrimento, aproveitou os restos de uma ruína e me agasalhou!
Deus criou o homem para o amor! Portanto, quando se sentir inútil, fracassado ou destruído, lembre-se que em meio às ruínas de sua vida, você poderá descobrir maneiras de criar alegrias, fazendo o seu próprio mundo, um mundo bem mais feliz !

Antes de amar alguém, cultive o amor-próprio. Se você não é capaz de se amar, como o conseguirá fazer com alguém que também é imperfeito?

Compreenda-se, valorize-se, encontre as várias virtudes que tem no seu coração. Se você tiver a consciência do que tem de melhor e pior, certamente se sentirá mais confiante e estará preparada para compartilhar momentos únicos com uma pessoa especial.

É maravilhoso sentir que nossa história de amor não precisa de ser contada ao mundo. As pessoas olham e entendem que a cumplicidade existe entre nós e o próprio tempo que contamos juntos é prova da nossa forte união.

Tem sido uma bênção ter o homem da minha vida do meu lado e viver momentos únicos que jamais irei esquecer. Só você me pode fazer tão feliz assim!

A maior parte das suas dores acontece porque você esconde alguns sentimentos. Quando você sente medo, seja lá do que for, os outros podem saber, sim. Não é vergonhoso sentir medo: ele é só um sinal de autoproteção.

Quando você sente raiva, expresse-a! Ela é um sentimento tão natural quanto a afeição. Se você pode dizer a alguém que o quer bem, por que não pode dizer-lhe que sente raiva também?

Se no seu coração existem mágoas, lave-o! Fale sobre elas com quem magoou você. Não deixe que elas corroam sua alma e seu espírito. Muitas vezes a pessoa nem sabe o quanto magoou e, se você lhe disser, talvez vocês tenham a chance de, em conjunto, esclarecer algo pequeno que pareceu tão grande.

Se é ressentimento o que sente, por que esconde-lo?
O ressentimento, depois de expressado, fica mais leve para quem o sente e, um dia, desaparece. Quando menos esperar você notará que veio o perdão em seu lugar.

Se há depressão, há outros caminhos diferentes da opção pelo isolamento. Escolha ouvidos amigos, fale e abra-se para ouvir as respostas, sejam elas quais forem. Mesmo que venham palavras pouco agradáveis de ouvir, elas podem ser o gancho para trazer-lhe de volta a alegria de viver, a capacidade para enxergar que nem tudo são trevas.

Amigo não é só aquele que lhe empresta o ombro para chorar:
Muito mais amigo é aquele que traz o tapa que desperta, que o faz acordar para a Vida. Não há ninguém neste mundo que nunca foi ferido, magoado, machucado. E também não há quem não conheça a alegria de retornar ao porto da felicidade. Você será entendido e compreendido.

Esteja você como estiver, não se esconda! Mostre-se! Todo sentimento tem seu próprio e real valor. Ponha a boca no mundo! Não há barreiras que possam impedi-lo de encontrar AMOR!

Filha minha! Como o tempo passou e vem passando, ontem você era apenas um dos bebês de papai...
Há 15 anos tento entender porque passa tão rápido, o tempo me levou alguns sonhos, alguns amores, alguns amigos e até um aspecto mais jovial... Desde então venho sempre discutindo com ele e perguntando por que ele me levou a pequena delicada, chorona, dengosa, fofa, amável, obediente, linda, estudiosa, um dos tesouros mais valiosos que tenho nessa vida...
Ai ele me respondeu com toda sinceridade do mundo, te levei a pequena mais estou te presenteando com o seu próprio mérito, você fez e faz por onde merecer, hoje te devolvo uma vida linda de amor, caráter e respeito, essa é sua filha. Sorri e agradeci ao tempo por ter-me deixado, eu observar todo caminho...
Filha não vale chorar viu... Papai te ama demais, feliz 15 anos...
Feliz Aniversário e que Deus abençoá!

As vantagens de ter 50 anos (ou mais)

Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa.

Enquanto fui envelhecendo tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo.

Eu me tornei meu próprio amigo ...

Eu não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava.

Eu tenho o direito de ser desarrumado, de ser extravagante.

Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até as quatro horas e dormir até meio-dia?

Eu dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 70 & 80 e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido... Eu vou.

Se eu quiser, vou andar na praia em um short excessivamente esticado sobre um corpo decadente e mergulhar nas ondas com abandono, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet set. Eles também vão envelhecer.

Eu sei que sou às vezes esquecido, mas há algumas coisas na vida que devem ser esquecidas.

Eu me recordo das coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado.

Como não pode seu coração não se quebrar quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro?

Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão.

Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.

Sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.

Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.

Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo.

Você se preocupa menos com o que os outros pensam.

Eu não me questiono mais.

Eu ganhei o direito de estar errado. Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ser velho.

Eu gosto da pessoa que me tornei.

Não vou viver para sempre, mas enquanto ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será.

E, se me apetecer, vou comer sobremesa todos os dias.

Um tema muito polêmico e que está presente hoje na sociedade como um todo. Ninguém sabe como começa ou onde surge, mas o ciúme acontece e isso prejudica as pessoas em suas relações. Para alguns parece até ser um bom sinal, o parceiro se importa com o que está acontecendo de alguma maneira, mas com o tempo esse bom sinal se transforma em uma doença que dificilmente terá algum remédio. É a partir desse momento que as relações entre o casal começam a se desgastar.

Você já parou para pensar ou refletir realmente o que é o ciúme? O dicionário diz que é o medo de perder o objeto amado, mas será somente isso? Para alguns pode ser a falta de confiança no parceiro o que faz com que essa doença comece a nascer e estrague uma relação. Mas na verdade, não é bem assim, pois o ciúme é a falta de confiança sim, mas não no parceiro e sim em si próprio. Pensando não ser capaz de atingir ou realizar algo, você acaba pensando que a pessoa que está com você a trocará por outra e esse medo faz com que você tenha as reações denominadas de "ciúme".

Se essa doença tem cura? Como qualquer doença ela tem uma solução sim, mas para você se curar dela, só há um antídoto: Você querer mudar e tomar a iniciativa para isso. Pensado que você é capaz, acreditando e agindo com essa ideia, o ciúme não virá a aparecer e assim não irá estragar a relação que você tem com seu companheiro.

Evite também falar de assuntos que tragam lembranças ruins, de momentos em que essa epidemia esteve presente, afinal, para que ficar relembrando um passado amargo?

Se for necessário para você, procure algum tipo de auxílio, onde você poderá tratar de problemas como a autoestima e a autoconfiança. Após tudo isso, você mesmo se sentirá muito melhor e o seu romance estará cada vez mais forte com o seu verdadeiro amor.

O ciúme não constrói nada de positivo, muito pelo contrário, destrói aquilo que há de mais bonito, como duas pessoas que se amam e que estão juntas. Pense nisso. A solução está apenas em suas mãos.

A inveja é o animal mais feroz que existe! Ela machuca; ela morde, ela deixa marca e retira o dom do sorriso perante a vida.

Amigas! Amigas invejosas, por que não descobrem o amor-próprio? A auto-estima? Por que motivo não se alegram com a alegria das outras pessoas? Vocês vão ser melhores pessoas no dia que se amarem e amarem os outros sem preconceito, sem inveja! Mudem, sejam melhores!

Natal é tempo de esperança,

é contemplação de harmonia,

uma revelação do infinito,

espaço de reencontro e acolhida,

um momento mágico da vida.

Natal é luz,

troca de energias,

uma ciranda de fraternidade,

é o renascer do próprio ser...

uma noite feliz,

bela estação de quimera.

Natal é amor...

limiar de uma nova era.

Natal é festa universal,

é partilha,

aliança de Deus com os seres humanos,

sintonia de paz com a natureza.

É um presépio nos corações risonhos

onde o menino Jesus nasce,

abençoa e inspira

o Natal dos nossos sonhos.

Feliz Natal!

Não vou ficar medindo as palavras para lhe fazer sentir melhor, sinto muito, mas às vezes acho que palavras calmas e educadas não fazem muito sentido, acho que, em alguns momentos, tudo que precisamos é um grande impulso para despertarmos para o que é existir...
Por isso, acho que esta mais que na hora de você abrir seus olhos e parar de sentir pena de si próprio achando que o mundo é injusto contigo, ele não é o maior vilão de sua vida, e sim aquele que te encara todos os dias diante de espelho, o reflexo invertido de sua força, de sua paixão e de sua necessidade de seguir em frente.
Não se ache perseguido pela vida, pois todos possuem adversidades, como poderíamos viver e aprender se todas as coisas fossem fáceis?
Já pensou... Aprender a andar sem cair...
Descobrir que enfiar o dedo na tomada não é certo sem enfiar...
Aprender que o amor quando parte deixa um buraco imenso no peito, mas que um outro pode aparecer...
Não existe preço para essas lições, para essas quedas que nos ajudam a ser melhor do que somos...
Nascemos como páginas em branco e, vivendo, vamos escrevendo e decorando nossos cadernos, nos transformando e nos amadurecendo a cada momento de existência...
Por isso, não pare diante das adversidades, problemas, todos nós temos, mas desejo para resolver...
Poucos tem, sei que muitas vezes não encontramos forças para nos levantar, mas é preciso tentar das melhores maneiras, não nos julgarmos derrotados sem nem ao menos lutarmos pelo que acreditamos.
Meu amigo, a hora de chorar já chegou ao seu limite, agora é hora de se levantar e enfrentar as dificuldades, erguer os punhos e seguir em frente, e não esquecer que somos feitos de sorrisos e de muita luta...
Acredite e não se esqueça que este muro diante de seus olhos, oculta o que te espera amanhã.

Amor próprio na quantidade certa é o segredo das pessoas de sucesso. É impossível conquistar o respeito, o carinho e a consideração dos outros se você não desenvolver esses sentimentos por si mesma.

Olhe-se ao espelho e orgulhe-se da sua aparência, reflita na sua personalidade e admire suas qualidades. Não é preciso você ser perfeita, mas sim a melhor pessoa que conseguir. Acredite que isso é tudo que necessita para ser feliz.

Querida mãe, é com o peso da consciência de hoje saber que não estou sendo a filha que você merece, que lhe endereço este sentido pedido de desculpas.

Por vezes fazemos coisas que fogem ao nosso próprio entendimento e que em nada refletem o que realmente sentimos. Pois meu comportamento não faz justiça ao amor e respeito que sinto por você.

Me perdoa, mamãe! Eu prometo que tudo vou fazer para voltar a ser a filha que você merece, a filha que eu quero ser, uma boa filha.

Amor próprio não nasce da noite para o dia. Ele precisa ser cultivado e exercitado sempre que possível, pois é essencial para nossa autoestima. Ignorar a importância desse sentimento é caminharmos para a desvalorização pessoal.

Descubra todas as vezes que se olhar ao espelho novas razões para se amar de verdade e não permita que comentários de outros a façam duvidar do seu real valor. Você merece ser feliz e o primeiro passo para conseguir isso é por se encarar a si mesma do jeito certo.

Sem você nunca poderia falar em nós, e o eu sozinho morre de solidão. Sem você não haveria ninguém para me corrigir, e sem correção não existe crescimento. E o que não cresce está morrendo. Sem você não teria ninguém pra receber o que tenho. E o sentido de tudo está em dar e servir e não em guardar para si. Sem você eu perderia a arte de falar e quem não fala já não vive mais. Sem você não teria ninguém para amar, e sem amor não se é amado. Sem você não saberia o que é um sorriso, pois o meu próprio não posso ver e sem sorriso teria que acreditar que sou apenas espinhos. Sem você não haveria ninguém para me ouvir, e um coração fechado é casa sem luz. É querer andar sem ter caminhos. Sem você eu viveria eternamente sem pergunta e sem resposta, e o que seria de mim diante do silêncio? Eu me transformaria em silêncio também. Sem você nem teria nome, e o anônimo é estar ausente da vida... E se mesmo me desse um nome... Chato seria não ser chamado por ninguém. Sem você não haveria ninguém para me desejar um bom dia ou para me dar os parabéns. Eu seria um deserto nunca visitado... Ser pisado pode ser melhor do que nunca ser visto. Sem você eu não poderia perdoar ninguém, e sem perdoar não se é perdoado. Mais eis que você existe... Enviado como um presente precioso. Todo deserto é belo, porque sempre tem uma fonte em qualquer parte. Você veio ser fonte de alegria e de vida nova. Você veio acabar com a solidão e trazer uma comunhão de vida, deixei de ser deserto e comecei a ser fonte também. Você veio garantir que minhas perguntas terão respostas. Você veio garantir que quando minhas forças faltarem, poderei contar com as suas. Você veio garantir que sou amada e devo amar também.